Autorização prévia rede credenciada Saúde Caixa

Autorização prévia é o processo de liberação de determinados procedimentos de saúde. Nas autorizações prévias, os peritos do SIS trabalham para preservar a saúde do beneficiário, evitando que sejam utilizados materiais inadequados e realizados procedimentos irregulares, contraindicados, ou até mesmo além ou aquém daquilo que seja realmente necessário a cada caso.

Dentre os procedimentos que precisam de autorização prévia, destacam-se: angiotomografia coronariana com score de cálcio, cirurgias e internações eletivas, exames especializados, ressonância magnética, hemodiálise, alguns procedimentos de odontologia, quimioterapia / medicação, polissonografia, Pet-CT (Pet-scan oncológico).

Nesses casos, as autorizações devem ser solicitadas com antecedência devido aos prazos de liberação existentes. Os prazos para autorização variam conforme a complexidade do procedimento e de acordo com a utilização ou não de órtese, prótese e materiais especiais (OPME), que requerem pesquisa de preço e avaliação mais detalhada pelos médicos peritos.

Em caso de atendimento na rede credenciada ao Saúde Caixa no Distrito Federal, a solicitação de autorização prévia é encaminhada pela própria instituição na qual o procedimento será realizado. Os pedidos e relatórios dos profissionais de saúde devem ser enviados por meio do autorizador externo do Saúde Caixa.

Os documentos enviados passarão pela avaliação dos peritos do Saúde Caixa, e, caso seja verificada a necessidade, pode ser solicitada documentação adicional ou, ainda, o paciente poderá ser convocado para realização de auditoria clínica presencial (perícia). Uma vez concedida a autorização no sistema do Saúde Caixa, o documento gerado (guia de autorização) aparecerá para a instituição requerente com acesso ao autorizador externo.

A autorização prévia de procedimentos realizados em unidades credenciadas ao Saúde Caixa fora do Distrito Federal é realizada diretamente pela Gerência de Filial de Gestão de Pessoas do Saúde Caixa (GIPES) de cada unidade da Federação. Nesses casos, os pedidos e relatórios profissionais devem ser cadastrados diretamente no site do Saúde Caixa (www.centralsaudecaixa.com.br).

Em caso de dúvidas, entre em contato com o Saúde Caixa:

- Fale Conosco: http://www.centralsaudecaixa.com.br/fale-conosco/
- Atendimento Online (Chat): http://www.centralsaudecaixa.com.br/
- 0800 095 6094 (Atendimento 24 horas por dia, 7 dias da semana).