Autorização prévia rede credenciada Saúde Caixa

Autorização prévia é o processo de liberação de determinados procedimentos de saúde. Nas autorizações prévias, os peritos do SIS trabalham para preservar a saúde do beneficiário, evitando que sejam utilizados materiais inadequados e realizados procedimentos irregulares, contraindicados, ou até mesmo além ou aquém daquilo que seja realmente necessário a cada caso.

Dentre os procedimentos que precisam de autorização prévia, destacam-se: angiotomografia coronariana com score de cálcio, cirurgias e internações eletivas, exames especializados, ressonância magnética, hemodiálise, alguns procedimentos de odontologia, quimioterapia / medicação, polissonografia, Pet-CT (Pet-scan oncológico).

Nesses casos, as autorizações devem ser solicitadas com antecedência devido aos prazos de liberação existentes. Os prazos para autorização variam conforme a complexidade do procedimento e de acordo com a utilização ou não de órtese, prótese e materiais especiais (OPME), que requerem pesquisa de preço e avaliação mais detalhada pelos médicos peritos.

Em caso de atendimento na rede credenciada ao Saúde Caixa no Distrito Federal, a solicitação de autorização prévia é encaminhada ao SIS pela própria instituição na qual o procedimento será realizado. Os pedidos e relatórios dos profissionais de saúde devem ser enviados por meio do autorizador externo do Saúde Caixa ou via e-mail, para autorizacaosis@senado.leg.br (apenas para credenciados que não tenham cadastro no sistema do autorizador externo).

Os documentos enviados passarão pela avaliação dos peritos do SIS, e, caso seja verificada a necessidade, pode ser solicitada documentação adicional ou, ainda, o paciente poderá ser convocado para realização de auditoria clínica presencial (perícia). Uma vez concedida a autorização no sistema do Saúde Caixa, o documento gerado (guia de autorização) aparecerá para a instituição requerente com acesso ao autorizador externo, ou será encaminhado por e-mail à unidade, se for o caso.

A autorização prévia de procedimentos realizados em unidades credenciadas ao Saúde Caixa fora do Distrito Federal é realizada diretamente pela Gerência de Filial de Gestão de Pessoas do Saúde Caixa (GIPES) de cada unidade da Federação. Nesses casos, os pedidos e relatórios profissionais devem ser cadastrados diretamente o site do Saúde Caixa (www.centralsaudecaixa.com.br).

Em caso de dúvidas, entre em contato com a central de Atendimento ao Usuário do SIS, pelo telefone (61) 3303-5000 ou pelo email sis@senado.leg.br. Em algumas situações, inclusive autorizações fora do DF, pode ser necessário o beneficiário entrar em contato direto com a Central Saúde Caixa pelo telefone 0800.095.6094