Ferramentas Pessoais
Acessar

EXPOSIÇÕES

Anteriores

Arquivo, Biblioteca e Museu: Memória do Senado
13 MAI 2019 - 07 JUN 2019

Em cartaz

Museu do Senado Federal
1991 - ATÉ O MOMENTO

Anteriores

130 Anos da Abolição da Escravatura e as Discussões no Senado
13 AGO 2018 - 25 SET 2018

DESTAQUES

MORRE JUDITE MELO, AUTORA DE UMA DAS OBRAS DO ACERVO PERMANENTE

O senador Rogério Carvalho (de paletó azul) e a obra de Judite Melo, no dia em que ela foi doada ao Museu do Senado. Crédito da foto: Divulgação


Reconhecida como uma das principais expressões da arte sacra sergipana, a escultora Judite Melo faleceu na madrugada desta terça-feira (16) no município de Estância (SE). Autodidata, com obras expostas por todo o país e também no exterior, Judite Melo é autora de “Imaculada Conceição cercada pelos cinco anjos”.

A obra integra o acervo permanente do Museu do Senado, após ter sido doada no ano passado pelo senador Rogério Carvalho (PT-SE). A escultura, de cerâmica e com 68 centímetros de altura, é uma representação de Nossa Senhora da Conceição.

O senador, que lidera a bancada petista no Senado, enviou a seguinte manifestação sobre a morte da artista: "Quando falamos de Dona Judite, lembro do abraço aconchegante, do olhar carinhoso e da alegria dela em saber da nossa admiração por sua arte. No nosso último encontro, fui pegar a imagem de Nossa Senhora da Conceição, que dona Judite fez com tanta delicadeza. O que me conforta a alma é que a riqueza da sua arte está eternizada no Senado Federal. Nossa solidariedade aos familiares pela despedida. E minha eterna admiração à querida dona Judite".

Judite Melo é o nome artístico de Maria Judite de Melo Andrade. Ela completou 95 anos no dia 6 de maio. Começou a produzir depois de criar um presépio em argila e desenvolveu o seu talento na mesma medida em que conquistou crescente reconhecimento. Estava há 17 dias internada em Estância, onde foi enterrada na tarde desta terça (16).

Leia mais >
EXPOSIÇÃO SOBRE OS 130 ANOS DA ABOLIÇÃO DA ESCRAVATURA

Com documentos e informações, a exibição narra aquele período da história do país, destacando as discussões realizadas por senadores da época.

Leia mais >
DEFICIENTES VISUAIS VISITAM EXPOSIÇÃO

O Museu do Senado recebeu pela primeira vez um grupo de pessoas com deficiência visual para visitação de uma exposição.

Leia mais >

VISITE O MUSEU

ENDEREÇO

Museu do Senado

Praça dos Três Poderes

Palácio do Congresso, Térreo - Brasília- DF

HORÁRIOS

Segunda a sexta-feira

Das 9h às 13h e das 14h às 18h

Sábados, domingos e feriados

Das 9hs às 18h

CONTATO
3303-4013 ou 3303-4029


AGENDAMENTO DE GRUPOS

Para o agendamento de grupos e visitas mediadas. Clique aqui >

GUIA DO VISITANTE

Entenda como funcionam as visitas ao Congresso Nacional