Índice de Transparência dos portais Legislativos

 

 

O Índice de Transparência dos portais legislativos – ITpL- é um mecanismo de avaliação da transparência dos portais do Poder Legislativo, conforme as normas nacionais sobre o tema e as recomendações internacionais de boas práticas. Elaborado de forma conjunta pelo Senado Federal e pela Câmara dos Deputados, o índice é aplicável a todas as casas legislativas do país.

 

 

Manual de Aplicação

Utilize o Manual do Índice de Transparência para para conhecer em detalhes como avaliar os critérios em todas as dimensões de transparência. É o documento mais completo para tirar dúvidas sobre a aplicação efetiva do ITL.

 

 

Planilha de Aplicação

Essa é a Planilha com os Índices, em dados abertos, na qual as avaliações são feitas. Para aplicar o ITL, basta baixar e preencher o documento conforme as informações disponíveis no site do órgão legislativo.

 

 

Índice de Transparência anterior

O ITpL foi produzido tendo por inspiração o Índice de Transparência Legislativa - ITL. Apresentado em 17/10/2014, o ITL foi desenvolvido pela Secretaria de Transparência após demanda do Conselho de Transparência e Controle Social do Senado.