Servidores doarão sangue no dia 1 de junho

Iniciativa faz parte do Circuito Saúde, evento de bem-estar que reúne diversos serviços médicos e ações de prevenção a doenças.
17/05/2023 22h19

Para reforçar a importância da doação de sangue, a segunda edição do Circuito Saúde vai contar com uma unidade móvel de doação de sangue da Fundação Hemocentro, que vai fazer as coletas nas dependências do Senado. O evento está marcado para o dia 1° de junho e estará aberto a toda a comunidade do Senado: servidores, comissionados, terceirizados, aposentados, estagiários e menores aprendizes. A iniciativa é da Diretoria-Geral em parceria com a Coordenação de Atenção à Saúde do Servidor (Coasas). A programação completa já está disponível.

A colaboradora do Sistema Integrado de Saúde (SIS) Raquel de Camargo reforça o convite para a doação. Ela sofreu de uma anemia severa devido ao excesso de fluxo menstrual e, em 2020, depois de tentar dietas, suplementos injetáveis de ferro e um dispositivo intrauterino, precisou receber duas bolsas de sangue para melhorar as taxas sanguíneas e aliviar a fraqueza antes de uma histerectomia, cirurgia para retirar o útero.

— Parecia muito agressivo para mim, quase uma automutilação. Foi uma decisão muito difícil, mas a cirurgia e o sangue que recebi salvaram minha vida — relata.

Uma única doação de sangue, de 450 ml, é suficiente para salvar a vida de até quatro pessoas. No entanto, o Ministério da Saúde aponta que no Brasil, a cada mil pessoas, apenas 14 são doadoras regulares de sangue, metade do número recomendado pela Organização Mundial de Saúde (OMS).

Como doar

O Hemocentro vai atender sob agendamento. Os interessados devem preencher o formulário disponível neste link e aguardar contato da equipe da Diretoria-Geral para confirmar o horário de coleta. Nas 24 horas anteriores à doação, o doador não deve ingerir alimentos gordurosos e ter dormido pelo menos 6 horas. Para doar, é preciso pesar no mínimo 50 quilos e ter idade entre 16 e 69 anos, desde que a primeira doação tenha sido feita até 60 anos. Menores de 18 anos precisam de consentimento dos responsáveis.