Desacordo com o Saúde Caixa suspende atendimento cardiológico de emergência em quatro hospitais do DF

Médicos que fazem cateterismo e stent pausam convênio com Saúde Caixa no DF.
27/05/2024 16h08

Está temporariamente suspensa a cobertura dos honorários de médicos hemodinamicistas e cardiologistas intervencionistas nos hospitais credenciados somente pelo Saúde Caixa no DF: Santa Luzia, Santa Helena, Daher e Hospital do Coração (716 Sul). Esses profissionais atendem casos como infarto agudo do miocárdio, cateterismo no coração e implante de stent cardiológico. Portanto, nesses hospitais os horários médicos dessa especialidade devem ser pagos de forma particular com possibilidade de reembolso de parte do valor.

Na rede própria do SIS, os atendimentos continuam sendo realizados normalmente. Para ter cobertura em emergências cardiológicas atendidas pelos hemodinamicistas e cardiologistas intervencionistas apresente a carteira da rede própria do SIS (com quadradinhos laranja) nos hospitais da rede própria, como Sírio-Libanês, Santa Lúcia Sul, Instituto de Cardiologia e Transplantes (no HFA), Santa Marta, Anchieta, Maria Auxiliadora, DF Star, Hospital Brasília Lago Sul, Santa Lúcia Norte e Hospital Águas Claras. Consulte aqui a lista de hospitais conveniados.

Entenda o caso

Os médicos das duas especialidades querem receber os honorários via Associação dos Hemodinamicistas e Cardiologistas Intervencionistas do Distrito Federal (AHCI/DF), representada pela empresa Interbrasilia (CNPJ 27.701.278/0001-42). Atualmente, os honorários são acertados pelos planos de saúde diretamente com o hospital, e repassados aos profissionais. 

A Interbrasília interrompeu os atendimentos pelo Saúde Caixa dentro de uma reivindicação por credenciamento direto com os planos e por remuneração melhor do que a negociada entre eles e os hospitais.

Os atendimentos com a carteira do SIS estão mantidos graças a uma negociação em andamento.