NOTÍCIAS
SIS inaugura nesta sexta (12) o convênio com o Hospital Vila Nova Star, de São Paulo, em sua rede de hospitais de notória especialidade. Participante da linha premium da rede D’ Or São Luiz, assim como o DF Star e o Copa Star, o hospital une tecnologia de última geração, corpo médico qualificado e conceito de hotelaria de luxo.
Até o dia 28 de fevereiro os dependentes estudantes na faixa de 21 a 24 anos devem ser recadastrados para continuarem no plano de saúde. Para manter a mesma faixa de contribuição, eles precisam estar matriculados em estabelecimento de ensino superior (graduação ou pós-graduação) ou escola técnica de Ensino Médio.
Mais três importantes hospitais do Distrito Federal passam a ser conveniados com a rede direta do SIS a partir desta semana: Santa Lúcia Norte, Santa Lúcia (Asa Sul) e Maria Auxiliadora (Gama). Eles compõem o Grupo Santa e estão localizados em regiões estratégicas do Distrito Federal.
O cardiologista Ivan Penna, do SIS, mostra que o coração é um dos órgãos mais impactados pela covid-19. Cerca de 25% dos pacientes que chegam a ser internados apresentam alteração cardíaca. Nesta entrevista ele comenta os riscos, alerta para possíveis sequelas, recomenda exames e diz como deve ser o tratamento.
A parte mais perigosa do sono conturbado é, sem dúvida, a apneia. De acordo com a Mayo Clinic, dos Estados Unidos, existem três tipos: o mais comum é a apneia obstrutiva do sono (AOS), que ocorre por causa do relaxamento dos músculos traseiros da garganta, que sustentam o palato mole, a úvula, a língua e as paredes laterais da garganta.
De fato, os sintomas mais comuns da covid-19 – tosse, falta de ar, dificuldade em respirar, dor de garganta e febre – se assemelham aos da gripe ou resfriado, o que facilita confundir as três coisas. O problema é que o coronavírus não espera e seu avanço causa uma corrida contra o tempo...
A luz se acendia no banheiro várias vezes durante a noite. Bento, o menino ativo de oito anos que antes dormia como pedra para compensar o dia de futebol, natação e brincadeiras, passou a ter um sono picado. Suzanne Nery, mãe do garoto, sabia que algo podia estar errado porque muita urina pode ser sinal de diabetes. O teste de glicose confirmou a suspeita.
Nem sempre estar descalço é sinal de saúde e de contato benéfico com a natureza. Sem os cuidados necessários, andar com os pés no chão pode virar uma dor de cabeça para quem pega bicho de pé, bicho geográfico e micoses...
Nessa conversa ela conta um pouco como é o home care geriátrico e reflete sobre o acompanhamento dos pacientes dentro do seu universo mais íntimo: a casa.
Critérios avaliados são a necessidade de suporte terapêutico, realização de quimioterapia, necessidade de suporte ventilatório, presença de lesão vascular ou cutânea, grau de dependência na realização de atividades pessoais básicas diárias, capacidade de locomoção e a necessidade de terapias seriadas como fisioterapia, terapia ocupacional e fonoaudiologia.
Sair do hospital e ir para casa em home care não é muito simples. O paciente deve encontrar toda a segurança do hospital no seu próprio quarto. Nem todos os pacientes que estão internados podem ser transferidos para casa. No entanto, quando a pessoa já está há muito tempo no hospital, é hora de os médicos ponderarem se a recuperação ou o tratamento paliativo não seriam melhores ao lado dos parentes.
Tabela de contribuição dos assistidos pelo plano de Saúde foi reajustada em 16,28% a partir deste mês. O aumento leva em conta a inflação dos serviços de saúde, avaliada em 8,14% em 2020. Esse índice vem sendo multiplicado por dois nos últimos anos por decisão do Conselho de Supervisão do SIS, como uma forma de recompor a saúde financeira do plano.
exame é feito para detectar precocemente doenças e distúrbios, muitos deles de origem genética. A Espectrometria de Massa em Tandem diagnostica de uma só vez cerca de 40 doenças que detectam erros de metabolismo. Outro grupo importante de doenças que podem ser identificadas com o sangue do pezinho é ligado à imunidade da criança.
A pediatra e psiquiatra Mila Santiago, coordenadora do Departamento de Desenvolvimento e Comportamento da Sociedade de Pediatria do DF, fala sobre danos causados pela pandemia a crianças e adolescentes e reflete sobre ansiedade e depressão Infantojuvenil.
Cerca de 300 milhões de pessoas em todo o mundo que vivem a depressão diariamente, segundo a Opas. Considerada um transtorno mental frequente, a depressão é agressiva: ela é um dos maiores motivos de suicídio – cerca de 10% dos deprimidos acabam tentando se matar – e é a principal causa de incapacidade em todo o mundo, uma vez que contribui substancialmente para a carga global de doenças.
As mães percebem a demora para falar, comparam crianças no parquinho, avaliam o desenvolvimento em relação ao do resto da turminha da escola e, dependendo do tempo que a criança leva para atingir marcadores, algumas chegam à pergunta clássica: “será que meu filho é autista”?
A cada três diagnósticos de câncer no Brasil, pelo menos um é de pele. A incidência do câncer não melanoma entre os brasileiros é tão alta que esse tipo de câncer é por vezes retirado das estatísticas quando a ideia é avaliar a incidência de outros tipos mais letais da doença. Mas afinal, que câncer é esse?
A animação conta como funciona o desconto de coparticipação, que pode ser de 5%, nos atendimentos de emergência, por exemplo, ou de 30%, caso das consultas marcadas com especialistas.
Uma dieta rica em vitamina D responde por apenas 20% da necessidade diária do corpo, sendo essencial especialmente para idosos, pessoas institucionalizadas e habitantes de climas temperados. Ao ser ingerida, a vitamina é absorvida pelo intestino. Outro órgão importante do processo é o rim. Os outros 80% da carga de vitamina D vêm da exposição da pele à radiação ultravioleta B.
Em um só dia e lugar, o Sabin faz uma avaliação completa de saúde em especialidades como cardiologia, oftalmologia, urologia, clínica geral, ginecologia/mastologia, nutrição e imunização. Também estão previstos exames complementares (laboratório, eletrocardiograma, teste ergométrico, ecocardiograma, doppler de carótidas, ultrassonografia abdominal, urológica e ginecológica, bioimpedância, mamografia digital, espirometria e raio X de tórax).
Com o isolamento, o Senado passou a receber a documentação também por e-mail (seaben@senado.leg.br). É preciso anexar o formulário de reembolso, nota fiscal e o documento que justifica o procedimento – como o relatório ou pedido médico, por exemplo.
Os homens morrem mais cedo e, em relação às mulhers, são mais negligentes nos cuidados relacionados à saúde. Na pandemia, eles estão ainda mais afastados dos consultórios médicos. Pesquisa da Sociedade Brasileira de Urologia (SBU) mostra que 55% dos entrevistados acima de 40 anos deixaram de fazer alguma consulta ou tratamento médico em função da pandemia da covid-19.
Os beneficiários titulares do Sistema Integrado de Saúde (SIS) que têm como dependente filho ou enteado estudante maior de 21 e menor de 24 anos precisam enviar até 30 de novembro o comprovante de matrícula para atualização cadastral do plano.
Desde que a pandemia começou, a necessidade de isolamento fez as pessoas ficarem em casa. Mas, com a chegada do verão e das férias de janeiro, mesmo a ameaça da covid não tem impedido famílias de planejarem viagens, especialmente para o litoral brasileiro.
Um dos órgãos mais fundamentais para a geração de vida, a próstata também causa muitas mortes. Segundo o Instituto Nacional do Câncer (Inca), o câncer de próstata é o mais comum nos homens brasileiros, atrás apenas do câncer de pele não-melanoma.
O laboratório Sabin, de medicina diagnóstica, agora faz parte da rede credenciada diretamente pelo SIS. Também os anestesistas de todo o DF estão, a partir de agora, credenciados ao SIS.
Enquanto o paciente espera a autorização, os peritos também estão fazendo a cotação dos valores a serem pagos com base nos praticados pelo mercado, evitando o superfaturamento de materiais e, posteriormente, a falta de recursos do plano para outros procedimentos. Além disso, os gastos do plano impactam diretamente a cobrança da coparticipação do beneficiário.
O SIS está abrindo novas ferramentas de comunicação com os usuários. A mais nova é o novo site, lançado nesta semana. A busca por credenciados ficou bem mais completa: além dos conveniados ao Saúde Caixa, estão a rede diretamente credenciada pelo SIS e os hospitais de notória especialização. Até para os credenciados houve mudanças importantes: agora é possível pedir autorização para procedimentos e enviar as cobranças pelo site.
Mudanças bruscas de rotina, isolamento social e medo coletivo de uma doença grave fizeram da pandemia de covid-19 um gatilho natural para aumentar a ansiedade das pessoas. Isso se traduz em números nos exames laboratoriais: quanto mais estresse, maior o índice de cortisol no sangue. Ele é um dos hormônios produzido pelo par de glândulas localizadas acima dos rins – conhecidas como adrenais, ou suprarrenais.
Neste mês aumentam o número de notícias, campanhas e alertas para que mulheres procurem exames e tenham estratégias de combate ao câncer de mama. Com mais acesso aos serviços de diagnóstico e tratamento, a chance de sucesso nessa luta é bem maior.
Com a abertura gradual dos serviços, nunca é demais voltar ao básico dos cuidados sobre a contaminação por coronavírus. De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), cerca de 80% dos pacientes com covid-19 podem ser assintomáticos ou oligossintomáticos (poucos sintomas). Apenas 20% dos casos demandam atendimento hospitalar por apresentarem dificuldade respiratória, dos quais aproximadamente 5% podem necessitar de suporte ventilatório.
Os beneficiários associados ao Sistema Integrado de Saúde (SIS) do Senado Federal têm agora duas carteirinhas: uma do convênio com o Saúde Caixa e outra da nova rede direta de credenciados. Por enquanto, nessa rede própria estão os hospitais de notória especialidade Sírio-libanês Brasília, Sírio-libanês São Paulo e Israelita Albert Einstein. Além disso, há dois hospitais gerais de referência em Brasília: o DF Star e o Hospital Águas Claras (HAC).
O Sistema Integrado de Saúde (SIS) está passando por uma importante modernização. Além das melhorias operacionais, há novos canais de comunicação para garantir excelência do plano de saúde do Senado Federal. Um deles é o WhatsApp Business. Exclusivo para o envio de comunicados relevantes do plano, o número de Whatsapp garante o envio simultâneo de mensagens, contribuindo para a rápida distribuição de conteúdos. Mais de 500 participantes do SIS se cadastraram no primeiro mês de uso.
A partir de setembro, os beneficiários associados ao Sistema Integrado de Saúde (SIS) do Senado Federal passarão a ter duas carteirinhas: uma do convênio com o Saúde Caixa e outra da nova rede direta de credenciados.
Trata-se de uma lista de perguntas frequentes sobre as principais mudanças previstas no plano de saúde dos servidores a partir de setembro de 2020.
Antes da pandemia, os pedidos de reembolso de qualquer procedimento precisavam ser entregues pessoalmente ou tramitados pelo Sigad. Com a quarentena, o Senado passou a receber a documentação também por e-mail (seaben@senado.leg.br). É preciso anexar, na mensagem, o formulário de reembolso, a nota fiscal e o documento que justifica o procedimento, como o relatório ou pedido médico, por exemplo.