Vacinação de adultos faz parte do programa da 4ª edição do Circuito Saúde

Todos os colaboradores do Senado estão convidados a participar do evento, que acontece nesta quarta (2) e quinta (3) no mezanino do Espaço do Servidor.
30/06/2025 14h49

Nos dois dias de evento, servidores efetivos e comissionados, terceirizados, estagiários, menores aprendizes e aposentados terão das 9h às 17h serviços como vacinação, aferição de pressão arterial e de glicemia capilar, exames oftalmológicos, consultas, bioimpedância, massagens, drenagem linfática, orientação nutricional e outros atendimentos voltados à saúde física e mental.

O Circuito Saúde acontece no mezanino do Espaço do Servidor e é uma iniciativa de cuidado com quem faz a Casa funcionar. Por isso, busca facilitar o acesso a serviços essenciais de saúde e incentivar o autocuidado. 

— Eventos que ocorrem no próprio local de trabalho facilitam o acesso a informações e medidas de saúde, bem como a detecção precoce de doenças chamadas “silenciosas”. Além disso, dão a oportunidade para as pessoas olharem para si, valorizarem a própria saúde e o autocuidado — ressalta a médica do Serviço de Saúde Ocupacional e Qualidade de Vida No Trabalho (SESOQVT), Karen Werberich.

Prevenção e autocuidado

Doenças como diabetes, hipertensão, câncer e complicações cardiovasculares são muitas vezes silenciosas e, por isso, o diagnóstico precoce pode evitar danos maiores ao paciente, além de salvar vidas. A médica explica que as doenças não transmissíveis, como as citadas acima, são responsáveis por cerca de 75% das mortes no mundo, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS). 

— Muitas dessas condições só apresentam sintomas em estágios avançados. Quando diagnosticadas precocemente, as chances de cura ou controle aumentam substancialmente, reduzindo riscos, mortalidade e complicações — alerta.

Outro destaque da ação será a oferta de vacinas. A imunização é reconhecida como a principal estratégia no combate a doenças transmissíveis. Pensando nisso, o Circuito Saúde também contará com vacinas contra hepatite B, febre amarela, covid-19 e influenza; além da tríplice viral e da antitetânica.