SIS credencia Hospital Pacini e Clínica de Doenças Renais de Brasília

A chegada dos dois credenciados à rede representa uma cobertura de referência em oftalmologia e em nefrologia, respectivamente.
22/02/2021 14h10

A partir desta segunda-feira (22) a rede credenciada do SIS ganha dos importantes reforços: o Hospital Pacini e a Clínica de Doenças Renais de Brasília, ambos com unidades na Asa Sul e Taguatinga. A chegada deles à rede representa uma cobertura de referência em oftalmologia e em nefrologia, respectivamente.

Ao se identificar, o beneficiado deve apresentar a carteira da rede do SIS para ter o atendimento registrado diretamente pelo Senado. Isso fortalece o plano de saúde e garante, entre outras vantagens, prazos mais curtos na autorização de alguns procedimentos.

O hospital oftalmológico Pacini trata catarata, córnea e refrativa, glaucoma, retina, vítreo e estrabismo, por exemplo. Além da oftalmologia geral e pediátrica, oferece plástica ocular e uma ampla variedade de exames que detectam desde daltonismo (troca de cores) até a análise do segmento anterior do olho (córnea, íris, pupila e cristalino) com tecnologia de ponta para esse tipo de avaliação, conhecida como Pentacam.

De acordo com a diretora executiva, Natália Pacini, o hospital foi o primeiro de Brasília especializado em oftalmologia e tem estrutura com equipamentos de ponta para atender desde consultas de rotina até cirurgias de alta complexidade.

– Uma vez ao ano é importante fazer avaliação rotina para monitorar a visão, mas também para descartar condições silenciosas, como descolamento de retina, catarata e glaucoma. Isso vale especialmente para quem tem hipertensão e diabetes, por exemplo.

O gerente de relacionamento do Pacini, Plínio Jansen, destaca que além de pronto-socorro para os olhos, o hospital oferece ambulatório e centro de diagnóstico. No ano passado, inaugurou o serviço Pacini Facial, que reune estética facial integrada e dermatologia.

CDRBO coordenador de Atendimento e Relacionamento do SIS, Geovane Resende, considera a chegada do Pacini como um marco por ser uma instituição de referência em oftalmologia no DF. Ele também reitera a importância do convênio com a Clínicas de Doenças Renais de Brasília (unidades Asa Sul e Taguatinga) especialmente para hemodiálise (filtragem do sangue) e diálise peritoneal. A clínica, com 21 nefrologistas em seu quadro, oferece toda a especialização em nefrologia, desde consultas para adultos e crianças até biópsias e transplantes de rins. A chegada da CDRB se soma ao recente credenciamento da clínica Soclimed, também especializada em doenças do rim, hipertensão e diálise.

– As doenças renais, inclusive a doença renal crônica, são um problema de saúde pública, sendo crescente a necessidade de acompanhamento nos serviços especializados em nefrologia e realização de terapias dialíticas, principalmente hemodiálise, da qual 37 dos nossos usuários dependem rotineiramente – explica Geovane.

Maria Letícia Cascelli, médica nefrologista e diretora da Clínica de Doenças Renais de Brasília, espera um aumento no número de  check-ups nefrológicos, nos quais são avaliados fatores de risco para doença renal.

– Quando não são vistos a tempo esses fatores podem levar à necessidade de tratamento para substituir o funcionamento renal. É o caso da diálise e do transplante. Diabetes, hipertensão e doenças do coração podem ser corretamente abordadas, evitando uma evolução renal desfavorável ao paciente – ressalta.

Outros reforços

No início do mês também foram credenciados a Clínica Villas Boas e o Instituto de Medicina Nuclear e Endocrinologia de Brasília. Em março é esperado o credenciamento de outros grandes hospitais de Brasília na própria rede do SIS: Home, Hospital Urológico de Brasília, Hospital Anchieta, Maternidade Brasília, Hospital Brasília e Hospital Santa Marta são alguns deles.

 

Serviço

Hospital Oftalmológico Pacini

SEP Sul 715/915

Conjunto A – Brasília/DF

Telefone: (61) 3214 4777

 

Pistão Sul, Edifício

Pátio Capital – Taguatinga/DF

Telefone: (61) 3214 4777

 

CDRB

SEPS 710/910, Ed. Vital Brasília Lote A Sala 1. Asa Sul, Brasília - DF

(61) 2109-0404

 

CDRB - Taguatinga

Setor C Norte, Área especial 8, 9 e 10, Hospital Anchieta. Taguatinga – DF

(61) 3048-5400