SIS envia e-mails detalhando guias de autorização

Pacientes podem acompanhar de perto o processo de autorização de exames e procedimentos desde a chegada até o resultado da perícia.
12/03/2025 16h03

O SIS passou recentemente a informar por e-mail o andamento dos pedidos de autorização relacionados ao uso do plano em locais credenciados. Nesta semana iniciamos uma nova fase, com a inclusão de detalhes sobre a tramitação e o teor de cada guia.  

 Ao abrir o e-mail automático você verá, além do número da guia, o nome da empresa que a protocolou, os procedimentos e exames envolvidos no pedido, as pendências e o resultado da análise, quando for o caso. 

Veja abaixo os principais tipos de avisos que você receberá:

- Confirmação de autorização de procedimento:  informa eventos aprovados de maneira automática (sem necessidade de perícia). É o caso das consultas de pronto-socorro, exames de sangue e de urina, entre outros. 

- Informações sobre a solicitação de procedimentos: assim que o credenciado dá entrada no pedido de autorização, o beneficiário receberá este e-mail com a descrição dos procedimentos pedidos pelo credenciado e o tempo previsto para a perícia. Verifique a data limite de liberação. 

- Atualização sobre a solicitação de procedimento: se a análise da guia tiver pendência de documentação, o SIS informará ao paciente o prazo dado ao credenciado para sanar a falta de documentação. A contagem do prazo será suspensa até a apresentação do complemento e a data de liberação prevista originalmente poderá sofrer adiamento. 

 - Conclusão da análise da solicitação de autorização: o e-mail informará o fim do processo de autorização e seu resultado. 

Torne a avaliação da perícia mais rápida:

Agende os eventos elencados na guia apenas após a conclusão do processo de autorização.  Pedir urgência na análise porque o procedimento já está marcado não configura emergência e retarda o trabalho do setor de autorizações e perícias. Sobre isso, por favor leia esta matéria em nosso site: https://shorturl.at/LUIbH 

Os e-mails sobre tramitação das guias são de envio automático e não devem ser respondidos.

As razões de indeferimento de autorização podem ser conhecidas pelo beneficiário pela Central de Atendimento do SIS, no (61) 3303.5000.  Caso você não reconheça um e-mail de autorização, ligue para a mesma Central.

Muitas vezes, a identificação do prestador de serviço na guia é sua razão social, não o nome fantasia. Caso você não reconheça ou tenha dúvida sobre o pedido de autorização, envie um e-mail para sis@senado.leg.br fornecendo detalhes.