Muniz e Janiques eleitos conselheiros do SIS até 2023

Na última etapa das eleições do Conselho de Supervisão do SIS, os aposentados Marcelo Chagas Muniz, com 229 votos, e Rui Oscar Dias Janiques, com 223, foram eleitos conselheiros para o biênio 2021-2023. Um total de 297 eleitores depositaram 580 votos na urna eletrônica.
22/04/2021 16h20

Na última etapa das eleições do Conselho de Supervisão do SIS, os aposentados Marcelo Chagas Muniz, com 229 votos, e  Rui Oscar Dias Janiques, com 223, foram eleitos conselheiros para o biênio 2021-2023. Um total de 297 eleitores depositaram 580 votos na urna eletrônica que ficou aberta no Ergon durante essa terça-feira (20). Era possível a cada eleitor escolher até dois candidatos, mas nem todos usaram os dois votos. Janiques já é conselheiro e foi reeleito.

O pleito dos aposentados teve 11 candidatos. Além de Muniz e Janiques, participaram os servidores aposentados Jorge Luiz André de Mello (26 votos), Cleber da Silva Alves (20 votos), Edval Ferreira Silva (19 votos), Alvaro Pereira Sampaio Costa (15 votos), José Francisco Cupertino (14 votos), Filomena Barros (12 votos), Tomaz de Aquino Pereira Rodrigues (10 votos), Paulo Mendonça (6 votos) e Orlando Mendes de Vasconcelos (6 votos).

O servidor Paulo Meira, que presidiu a comissão organizadora das eleições dos representantes dos servidores, destacou que o numero de aposentados votantes neste pleito – mesmo com a impossibilidade de votação presencial – foi bem maior em relação às eleições passadas, quando 182 aposentados participaram.aposentados eleitos

– Isso mostra mais engajamento e o sucesso da comunicação fortalecida com os usuários, em um esforço conjunto e coletivo com as entidades, cada qual reproduzindo e reforçando, com material próprio, as peças de comunicação do processo eleitoral – avalia Meira.

Ele ressalta que essa foi a primeira vez em que a escolha dos conselheiros foi feita totalmente online, levando em conta a proteção à saúde de todos.

Além de Muniz e Janiques, as servidoras Anna Carolina Rabello de Lucena Castro e Agatha Bernardo já haviam sido escolhidas na semana passada como representantes dos servidores da ativa.

Atribuições

O Conselho de Supervisão é o órgão superior de deliberação do SIS. Cabe a ele fixar diretrizes administrativas e operacionais e adotar as decisões estratégicas que garantam a sustentabilidade das ações de prevenção da doença e a promoção, tratamento, recuperação e manutenção da saúde dos beneficiários inscritos no Sistema.

O Conselho de Supervisão se reúne na segunda quarta-feira de cada mês, em caráter ordinário, e a qualquer tempo, em caráter extraordinário. As votações do conselho são abertas, por maioria de votos, presente a maioria absoluta dos membros.

Integrantes

  O vice-presidente do Senado, como presidente;

  a diretora-geral do Senado, como vice-presidente;

  o diretor da Secretaria de Gestão de Pessoas;

  o coordenador-geral de saúde da Secretaria de Gestão de Pessoas;

  o diretor da Secretaria de Finanças, Orçamento e Contabilidade;

  dois servidores efetivos ativos, inscritos no SIS, eleitos pelos funcionários efetivos em atividade beneficiários-titulares do SIS;

  dois servidores efetivos inativos, inscritos no SIS, eleitos pelos funcionários aposentados beneficiários-titulares do SIS.