Enquete sobre regras do plano identifica conhecimento dos usuários. Participe!
É possível saber quanto se pagará de coparticipação financeira por uma cirurgia de apendicite antes de ser submetido a ela? É possível receber reembolso de pagamento feito em clínica conveniada ao plano? Essas são algumas das perguntas da enquete online lançada pelo SIS nesta quarta-feira (7). O resultado do levantamento deve sinalizar os temas que mais geram dúvidas entre os beneficiários e, assim, guiar o trabalho de comunicação do plano com os usuários ao longo deste ano.
Saber as regras e as orientações gerais do plano é essencial para que o usuário do plano faça o melhor uso possível da assistência à saúde. A assessora técnica do SIS, Carla Peixoto, dá alguns exemplos do que acontece por falta de conhecimento: beneficiário que descobre no pronto-socorro que a carteirinha está expirada por falta de revalidação dos estudantes maiores de idade; ou gente que paga consultas particulares na rede credenciada e depois se frustra ao ter o reembolso negado.
– O desgaste e até desapontamento podem ser evitados quando os usuários conhecem o sistema, por isso estamos muito felizes com o engajamento do pessoal na enquete, que já foi respondida por quase 400 pessoas – resume a assessora técnica do SIS, Carla Peixoto.
Comunicação
O SIS tem reforçado a comunicação com os beneficiários nos últimos anos. No momento crítico da pandemia de coronavírus, um setor específico foi estruturado com o objetivo de melhorar tanto a divulgação de informações sobre o plano quanto o atendimento aos usuários.
Nesse processo, o site, que reúne todas as informações importantes sobre o funcionamento do plano, foi reestruturado e ampliado. Ampliando a Central de Atendimento telefônico, o WhatsApp foi adotado como canal de divulgação de notícias e de atendimento para dúvidas específicas relacionadas a admissões, exclusões, autorizações, reembolso e financeiro.
A chefe da Comunicação do SIS, Milena Galdino, explica que o trabalho de educar os credenciados e os beneficiários sobre o funcionamento do sistema é permanente – não só porque o uso do plano envolve muitas regras, mas também em razão da rotatividade de beneficiários. Nesse sentido, a adoção do WhatsApp foi uma inovação fundamental.
– A lista de transmissão de notícias por WhatsApp nos permite levar aos beneficiários tanto novidades e lembretes sobre regras do plano quanto alertas, como de prazos para recadastramento. Por outro lado, é um canal em que também chegam muitas dúvidas de beneficiários, algumas elementares, como sobre o uso da carteirinha e outras mais complexas, que são repassadas ao atendimento das áreas específicas – detalha.
As dúvidas são reunidas e naturalmente servem de guia para o conteúdo dos comunicados que o setor costuma enviar sobre regras do plano. A partir daí, surgiu a ideia da enquete. É a chance de os beneficiários contribuírem ativamente para a estratégia de comunicação que busca facilitar o entendimento sobre o SIS.
Para participar da enquete, clique aqui.
Para participar do atendimento pelo Whatsapp coloque o telefone (61) 3303.5000 nos seus contatos do aplicativo e envie seu nome e o CPF do titular do plano.