e-Protocolo: mais praticidade na entrega de documentos ao SIS
O e-Protocolo está disponível no Portal do Senado na internet. Para começar a usar, basta fazer um rápido cadastro. Além de facilitar o acesso do cidadão ao Senado e agilizar a remessa de documentos à Casa, o sistema favorece a eficiência da administração e a economia de recursos públicos. Com a seleção de um campo específico, é possível até pedir o sigilo da documentação encaminhada.
– É uma forma segura, rápida e cômoda para envio de documentos, oferecida pelo Senado a todos os cidadãos. Ela pode ser usada pelos nossos beneficiários para encaminhar ao plano, por exemplo, pedidos de ressarcimento e notas fiscais de despesas médicas – explica o coordenador-geral de Saúde do Senado, Kairala Filho.
Os documentos devem estar em formato digital, completos, nítidos, sem cortes que ocultem informação, sem folhas em branco e dentro na validade, sempre que for o caso. Os papéis podem ser digitalizados e não há necessidade de assinatura eletrônica, mas é recomendável que o usuário mantenha o original em papel, para possível necessidade de comprovação de autenticidade.
Sempre que uma documentação é registrada no sistema, o usuário recebe um e-mail de confirmação e, posteriormente, um número de protocolo gerado eletronicamente. O código permite consultar, na mesma plataforma, as movimentações relacionadas aos documentos enviados.
O e-Protocolo está disponível 24 horas por dia, exceto nos períodos de indisponibilidade por motivo técnico, e pode ser acessado no Portal do Senado (www.senado.leg.br), em "menu > institucional > serviços”.
Clique aqui para ler o manual de uso da nova ferramenta.
Texto: Juliana Costa
Foto: Pexels