Demonstrativo de despesas com o SIS em 2023 está no site

Documento foi enviado aos titulares do plano inativos por e-mail e apresenta valores que devem constar na declaração anual de imposto de renda
01/03/2024 17h53

Se você é titular ou ex-titular do SIS e fez pagamento ou recebeu reembolso do plano de saúde do ano passado, precisa acessar o demonstrativo de despesas com o SIS para completar sua Declaração de Imposto de Renda 2024. O documento está disponível na internet  (clique aqui ) e  também foi enviado aos titulares do plano aposentados e pensionistas no endereço de e-mail cadastrado pela Secretaria de Gestão de Pessoas do Senado Federal. Os servidores ativos deverão buscar no site do SIS ou na intranet.

De acordo com a Receita Federal, contribuintes que receberam rendimentos anuais tributáveis superiores a R$ 28.559,70 devem apresentar a declaração de ajuste anual de imposto de renda em 2024 (ano−base 2023). Também deve declarar quem recebeu rendimentos isentos, não tributáveis ou tributados exclusivamente na fonte, cuja soma foi superior a R$ 40.000,00. O prazo para o ajuste de contas vai de 15 de março a 31 de maio.

CNPJ

O SIS opera sob o CNPJ do Senado Federal (00.530.279/0001-15), número que o beneficiário deve informar ao inserir as despesas com plano de saúde na declaração de ajuste de imposto de renda.

Como acessar

No Portal do SIS insira login e senha (os mesmos usados na intranet do Senado). Selecione "Demonstrativos" no menu listado à esquerda e, em seguida, “Demonstrativo IRRF”. Insira o ano de referência “2023” e clique no botão azul "Emitir Demonstrativo". Logo depois, é preciso clicar no botão verde para recarregar a página e visualizar o demonstrativo. A partir daí, basta fazer o download do documento e salvá-lo no computador.

Divergências

A mesma página apresenta os demonstrativos de despesas com o plano de saúde nos anos anteriores. Se houver dificuldade no acesso a esses documentos, envie e-mail para sis@senado.leg.br, informando nome completo, CPF ou matrícula e ano-base desejado. Esse canal também está disponível para atender beneficiários caso o demonstrativo de despesas com o plano de saúde apresente qualquer divergência.

Dificuldades de acesso

Beneficiários que não têm login e senha de acesso à intranet/Portal do SIS podem solicitá-la à Central do Servidor pelo email seatus@senado.leg.br.

 Essa mesma forma de contato deve ser utilizada por aposentados e pensionistas que precisem solicitar o reenvio do demonstrativo ao e-mail cadastrado na Secretaria de Gestão de Pessoas.

Se por acaso o Portal do SIS acusar como incorretos o login e a senha da intranet, o beneficiário deve relatar o problema e solicitar ajuda por email: sis@senado.leg.br.

Em caso de dúvida ou dificuldade de acesso ao Portal do SIS, faça uma ligação telefônica para a Central de Atendimento do plano de saúde: (61) 3303-5000.

Receba as notícias do SIS

Você sabia que o número da central de atendimento do SIS também está no WhatsApp? Para se cadastrar, adicione o telefone nos seus contatos (61-3303.5000) e envie uma mensagem com seu nome, nome do titular e e-mail de contato. A partir daí, você passa a receber todas as informações do SIS em primeira mão.