Contracheques podem ter nova cobrança de saldos atrasados do Saúde Caixa
Servidores com saldos devedores antigos liberados pelo Saúde Caixa no mês de maio podem ter nova cobrança de coparticipação atrasada já no próximo contracheque. Isso acontecerá com aqueles beneficiários que amortizaram o saldo em até 5% do vencimento bruto no mês passado, mas mesmo assim não tiveram a despesa completamente quitada.
As cobranças do Saúde Caixa se acumularam desde 2023 porque o SIS vem rastreando os sistemas a fim de evitar prejuízos aos beneficiários, mesmo que isso implique atraso no débito de coparticipação dos contracheques. Nesse tempo, o plano aprimorou os critérios de glosa e de negativa automática, ou seja, cobranças acumuladas assim tendem a ficar mais raras.
Importante lembrar que estão sendo descontadas dos contracheques apenas as coparticipações de atendimentos efetivamente recebidos pelos beneficiários, sem qualquer acréscimo de valor, atualização monetária ou incidência de juros.
Para checar o seu saldo devedor, entre no site do sis (senado.leg.br/sis) e vá até a Área do Beneficiário, no menu horizontal do alto da página. Clique em Extrato financeiro e entre com o mesmo login e senha da intranet.
Extratos de coparticipação daqueles que não conseguem emitir no portal ou na intranet, contestação de cobrança, 2ª via de boletos ou de GRUs podem ser pedidos pelo e-mail: secobr@senado.leg.br
No Whatsapp, o setor de cobranças atende pelo: 61998396318 (apenas mensagem de texto. Não envie áudio)