Conheça as várias maneiras de falar com o SIS
Um dos grandes diferenciais do SIS em relação aos planos de saúde comerciais é a facilidade de falar com quem está de fato no dia a dia da gestão. Quando você procura o plano, quem fala por ele ou é um servidor ou alguém da equipe por ele administrada.
A equipe de comunicação do SIS trabalha no site senado.leg.br/sis para que ele apresente todas as respostas que os beneficiários e prestadores de serviço possam ter sobre o regulamento. De acordo com a jornalista Milena Galdino, os servidores e terceirizados que trabalham em atendimento trocam informações diariamente sobre dúvidas que aparecem nos setores de cadastro, cobrança, reembolso e autorização.
– Dessa forma, o site fica abastecido com matérias e vídeos sobre como resolver as mais diversas questões, desde uma simples emissão de carteira até como pedir reembolso de ambulância por transporte aéreo, por exemplo.
Telefone
Quando a dúvida tem um caráter mais pessoal, o atendimento mais rápido é sem dúvida por telefone. Ligando via operadora para o (61) 3303.5000 o beneficiário fala com servidores que têm acesso aos principais dados, como andamento de pedidos de autorização, cadastro de beneficiários, carências e cobertura.
Uma boa parte do trabalho da central de atendimento é orientar as pessoas sobre como aderir ao plano ou enviar ao SIS documentação, como pedido de autorização prévia de reembolso e o pedido de reembolso, em si.
A central funciona com cinco atendentes de 2ª a 6ª, das 9h às 18h (exceto feriados).
O número para falar com o SIS por mensagens de texto é o mesmo do telefone: (61) 3303.5000. Diferentemente da Central telefônica, nesse caso apenas são respondidas mensagens de texto, sem áudio. É esse o número que cadastra as pessoas que querem participar da lista que transmite as notícias do SIS por WhatsApp. Basta registrar no celular o contato e passar uma mensagem informando o nome e o e-mail.
Além do número geral, cada setor do SIS atende mensagens de WhatsApp para tratar de dúvidas mais específicas sobre reembolso, mensalidades, carteiras, autorizações e home care, entre outros temas. Esses setores têm horários específicos de atendimento e pode ser que, caso a dúvida seja enviada após o horário, seja respondida apenas no dia seguinte.
– Nós somos servidores atendendo servidores, sem robôs. A vantagem é que você fala direto com alguém, mas muitas vezes é preciso esperar que o atendente resolva a demanda de quem enviou mensagem primeiro – avalia Milena.
O SIS tem um cartão digital com os números de cada setor. É só clicar em cima para falar nas áreas:
O e-mail sis@senado.leg.br continua funcionando normalmente para responder dúvidas, receber comentários, sugestões, reclamações e elogios.
Avalie o prestador
O SIS em parceria com o Prodasen conseguiu atender a uma reivindicação legítima dos usuários do plano de saúde: ter um canal de retorno sobre o atendimento dos prestadores de serviço.
Desde setembro é possível contar ao plano – no site – como foi a experiência de atendimento em saúde. Na página da internet, basta apertar o botão Avalie o credenciado e responder enviando comentários para os gestores dos contratos.
Para ver tudo sobre os canais de atendimento clique em: