Candidatos a conselheiros apresentam propostas ao Sindilegis

Estrutura e serviços do sindicato são disponibilizados aos eleitos para o exercício do trabalho. Eleições serão no dia 26.
19/04/2023 12h34

Servidores do Senado candidatos ao Conselho de Supervisão do Sistema Integrado de Saúde (SIS) se reuniram no Sindilegis na terça (18) para expor suas propostas e preocupações sobre o plano de saúde dos servidores e senadores. As eleições ocorrerão na quarta-feira, 26 de abril. Os conselheiros serão escolhidos para mandato de dois anos em votação eletrônica.

Conheça as propostas de cada candidato.

Durante o encontro, foram debatidas questões como a sustentação financeira do SIS, percentual de coparticipação, acesso dos servidores ao plano e comunicação com os associados. O presidente do sindicato, Alison Souza, o vice-presidente, Antonio Vandir, e o diretor Pedro Enéas Mascarenhas reiteraram que não existe apoio a candidaturas específicas, mas colocaram a estrutura e os serviços do sindicato à disposição dos futuros conselheiros para atuarem juntos na representação dos interesses dos servidores.

– Embora os planos de saúde tanto do Senado quanto da Câmara sejam bem geridos, sabemos que o quadro geral do segmento de planos de saúde é de dificuldade e desafios. Por isso a necessidade de se investir em estratégias de saúde preventiva. Queremos aprimorar programas de saúde mental e de integração e convívio dos aposentados – exemplificou Alison. 

Na avaliação dele, os preços do SIS e a rede credenciada são muito bons. Ele pediu, no entanto, que os conselheiros eleitos melhorem a representação dos servidores. 

– Nós precisamos nos fortalecer como servidores. Para equilibrar as decisões é preciso que os nossos representantes participem efetivamente, apresentem contrapontos e façam exigências na gestão – completou o presidente do Sindilegis.

Eleição

No dia 26 de abril a urna eletrônica ficará aberta das 8h às 21h no Ergon Online. O sistema pode ser facilmente encontrado no menu esquerdo da intranet. A votação acontecerá da seguinte maneira:  titulares efetivos da ativa elegem dois conselheiros da ativa. Já titulares aposentados votam em dois representantes dos aposentados.

Durante o encontro foi pedido que se instalasse uma urna de votação no Sindilegis, mas a previsão do edital é para votação apenas eletrônica. Outro pedido feito pelos candidatos é que a votação fosse feita pela Central de Serviços Administrativos da intranet. Também na reunião, a presidente da comissão que organiza as eleições, Milena Galdino, explicou que uma migração do sistema de votação dessa magnitude para a Central seria complexo e levaria tempo, de acordo com o informado pelo Prodasen. 

Servidores aposentados que esqueceram a senha do Ergon podem recuperar os dados o quanto antes pelo e-mail seatus@senado.leg.br ou pelo telefone da central do servidor: 3303-3570.

Colaboração: Site do Sindilegis