Duplicidade de cobrança
Os titulares do plano não só podem como devem conferir o extrato de uso do plano de saúde a cada mês. Esse hábito, além trazer transparência e esclarecimento sobre tudo o que é pago pelo plano e pelos beneficiários (coparticipação), acaba sendo o remédio mais eficaz para combater quadrilhas que se aproveitam da burocracia dos sistemas de saúde para atuar.
Manipulação e duplicidade de guias, por exemplo, causam um prejuízo anual milionário aos planos de saúde brasileiros, sejam eles comerciais ou autogeridos, como o SIS.
Apostando na falta de conferencia dos valores, o credenciado pode se aproveitar do fato de os beneficiários do SIS terem duas carteiras: a do SIS e a do Saúde Caixa, que serve para atendimentos fora do DF. Quando o paciente apresenta ambas, a chance de uma dupla cobrança é facilitada.
Para diminuir o risco de pagar duas vezes pelo mesmo serviço, apresente uma só carteira ao credenciado (no DF e nos hospitais de notória especialização do RJ e SP, a do SIS; fora do DF, a do Saúde Caixa).
Pelo site do SIS, os titulares do plano não só podem como devem conferir o extrato de uso do plano de saúde a cada mês. Acesse o portal financeiro do SIS.