SIS / Rede credenciada direta

O Conselho de Supervisão do SIS decidiu em 2019 adotar uma rede própria de credenciados ao plano no Distrito Federal. Ela funcionará, em um primeiro momento, paralelamente à rede credenciada do Saúde Caixa, que segue atendendo os beneficiários do SIS no DF e em todo o Brasil. A rede própria está sendo ampliada para todas as especialidades de saúde desde de setembro de 2020.

O convênio direto com os prestadores dará ao SIS a autonomia para autorizar procedimentos mais modernos e a chance de cobrar qualidade no atendimento. Além disso, há a possibilidade de se negociar melhores preços e serviços. A prestação de contas do plano também deve ganhar mais transparência.

Outra vantagem de ter uma rede de credenciados diretos é a possibilidade de o SIS oferecer aos beneficiários o convênio com uma rede considerada de notória especialização. Essa é a distinção conferida pelo SIS a profissional ou instituição cujo conceito no campo de sua especialidade – decorrente de desempenho anterior, estudos, experiências, publicações, organização, aparelhamento, equipe técnica e outros atributos – permita caracterizá-lo como de excelência superlativa.

Atualmente, três entidades de notória especialização prestam assistência aos beneficiários do SIS:

  • Hospital Sírio-Libanês (SP) – Tel: (11) 3394-0800
  • Hospital Sírio-Libanês (Brasília) – Tel: (61) 99955-4558 (wpp) e (61) 3044-8888
  • Hospital Israelita Albert Einstein (SP) - Tel: (11) 2151-1233
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    Quem buscar atendimento nos hospitais de notória especialização (Sírio-Libanês e Albert Einstein) deve se identificar como servidor do Senado Federal e beneficiário do SIS, uma vez que os hospitais não fazem parte da rede credenciada ao Saúde Caixa, sendo conveniados diretamente com o Senado. Nesses hospitais, o beneficiário tem direito, usando a carteirinha do SIS, a atendimentos de urgência/emergência, atendimento ambulatorial, realização de exames, internação e cirurgia. Contudo, fica responsável pelo pagamento dos honorários médicos, dos quais pode obter ressarcimento parcial, de acordo com as tabelas adotadas pelo SIS. Em ambos os casos são deduzidos os valores correspondentes à coparticipação de 30%.

    Veja como acessar a sua carteirinha:

    Tire suas dúvidas sobre a rede direta de credenciados:

    1.  Quem integra a rede própria do SIS?

    A rede própria está sendo ampliada para todas as especialidades de saúde desde setembro de 2020. Já estão incluídos, por exemplo, os hospitais Albert Einstein e Sírio-Libanês (São Paulo e Brasília), o Hospital de Águas Claras (HAC) e o DF Star. O número de credenciados deve aumentar e abranger os hospitais de excelência em Brasília, os principais centros de diagnósticos, emergências e todas as especialidades médicas, além de fisioterapia, psicologia e odontologia e empresas de homecare, entre outros.

    2. Só posso usar a rede própria do SIS no DF?

    Não. A rede do Saúde Caixa seguirá atendendo aos beneficiários do SIS no Distrito Federal enquanto ampliamos a nossa rede própria. Entretanto, caso um prestador já possua credenciamento direto com o SIS, você deverá priorizá-lo apresentando, no momento do atendimento, a carteirinha da rede própria, uma vez que há vantagens na sua utilização. O Saúde Caixa seguirá sendo o plano de saúde do Senado para todos os demais estados do Brasil.

    3. Quais os benefícios de se usar a rede própria?

    Maior estabilidade quanto à manutenção da rede, poder de decisão no credenciamento e descredenciamento dos serviços de saúde, transparência na prestação de contas e melhor negociação de valores na prestação dos serviços, o que impacta diretamente nos descontos de coparticipação. A rede própria favorece também a segurança da informação, a garantia da manutenção da qualidade de assistência e maior previsibilidade da operação.

    4. Qual carteirinha devo usar?

    Se o atendimento for no Distrito Federal, use preferencialmente a rede credenciada própria (foto). Você deve emitir e apresentar a nova carteirinha do SIS. Ela é exclusivamente digital. Você pode entrar no site do SIS e vê-la na tela para apresentar aos atendentes quando precisar, nos balcões das clínicas e de hospitais. É só informar, todas as vezes, o CPF do titular e sua data de nascimento.

    Embora acessar o site todas as vezes que precisar da carteira seja o método mais rápido, muitas vezes a internet pode deixar o paciente na mão. Por isso, o mais seguro é guardar uma foto da carteirinha no rolo de fotos favoritas no celular, para casos em que não houver internet disponível e para ser mais rápido o atendimento,

    especialmente em emergências.

    Caso ainda não tenha sido firmado o convênio da rede credenciada própria do SIS com o hospital ou clínica, o melhor é apresentar a carteira do Saúde Caixa. Ao contrário da carteira do SIS, que tem formato exclusivamente digital, a impressa do Saúde Caixa está sendo entregue nas casas. Caso você esteja demorando a receber a sua, entre no site e faça uma foto enquanto espera. A carteira do Saúde Caixa permanece a mesma.

     

     

     

     

     

    5.  Como será a rede credenciada fora do DF?

    A rede credenciada fora do DF será ainda a do Saúde Caixa. Consulte a rede aqui.

    6.  A rede credenciada própria do SIS manterá o nível de qualidade?
    O SIS credenciará aqueles prestadores mais importantes em termos de frequência de uso e de alta qualidade dos serviços e atendimento, para garantia de manutenção de um atendimento de excelência. A equipe do SIS trabalha para que os prestadores de serviço atendam os usuários com todo o acolhimento e conhecimento técnico necessários.


    7.  Estou em tratamento continuado. Como fica minha situação?

    O SIS seguirá todas as especialidades credenciadas para que nenhum beneficiário fique sem atendimento. Vamos monitorar os beneficiários que fazem tratamento continuado e orientar antecipadamente a permanência ou indicar outra equipe assistente credenciada, caso haja alterações na rede.

    8.  O tratamento domiciliar (homecare) terá interrupção?

    Não. O atendimento domiciliar continuará sendo ofertado por rede credenciada e na modalidade “reembolso”. Poderá, eventualmente, haver mudança nas empresas que oferecem o serviço na modalidade “credenciados”. Caso haja necessidade de alguma alteração, os beneficiários serão informados previamente, a fim de garantir continuidade do atendimento necessário.

    9.  Haverá mudança no padrão de autorização de procedimentos?

    Não haverá mudanças no padrão de autorização de procedimentos. Seguiremos trabalhando sempre para que o prazo de autorização seja o menor possível e com uma ampla cobertura de procedimentos.

    10.  Haverá interrupção da assistência odontológica?

    Não. A assistência odontológica prosseguirá com cobertura em todo o país.

    11.  Em caso de dúvidas sobre o plano, a quem recorro?

    Os beneficiários seguirão sendo atendidos pelo e-mail sis@senado.leg.br e pelo telefone (61) 3303-5000, de segunda a sexta-feira, das 9h às 18h, exceto em feriados. Se você quer receber notícias do SIS pelo WhatsApp, cadastre-se hoje mesmo. Salve esse número em seu celular e envie mensagem com seu nome, nome do titular e e-mail para contato.