SIS / Rede credenciada direta
O Conselho de Supervisão do SIS decidiu em 2019 adotar uma rede própria de credenciados ao plano no Distrito Federal. Ela funcionará, em um primeiro momento, paralelamente à rede credenciada do Saúde Caixa, que segue atendendo os beneficiários do SIS no DF e em todo o Brasil. A rede própria está sendo ampliada para todas as especialidades de saúde desde de setembro de 2020.
Atualmente, três entidades de notória especialização prestam assistência aos beneficiários do SIS:
Quem buscar atendimento nos hospitais de notória especialização (Sírio-Libanês, Albert Einstein e Hospital Samaritano) deve se identificar como servidor do Senado Federal e beneficiário do SIS, uma vez que os hospitais não fazem parte da rede credenciada ao Saúde Caixa, sendo conveniados diretamente com o Senado. Nesses hospitais, o beneficiário tem direito, usando a carteirinha do SIS, a atendimentos de urgência/emergência, atendimento ambulatorial, realização de exames, internação e cirurgia. Contudo, fica responsável pelo pagamento dos honorários médicos, dos quais pode obter ressarcimento parcial, de acordo com as tabelas adotadas pelo SIS. Em ambos os casos são deduzidos os valores correspondentes à coparticipação de 30%.
Veja como acessar a sua carteirinha:
Tire suas dúvidas sobre a rede direta de credenciados:
1. Quem integra a rede própria do SIS?
A rede própria está sendo ampliada para todas as especialidades de saúde desde setembro de 2020. Já estão incluídos, por exemplo, os hospitais Albert Einstein e Sírio-Libanês (São Paulo e Brasília), o Hospital de Águas Claras (HAC) e o DF Star. O número de credenciados deve aumentar e abranger os hospitais de excelência em Brasília, os principais centros de diagnósticos, emergências e todas as especialidades médicas, além de fisioterapia, psicologia e odontologia e empresas de homecare, entre outros.
2. Só posso usar a rede própria do SIS no DF?
Não. A rede do Saúde Caixa seguirá atendendo aos beneficiários do SIS no Distrito Federal enquanto ampliamos a nossa rede própria. Entretanto, caso um prestador já possua credenciamento direto com o SIS, você deverá priorizá-lo apresentando, no momento do atendimento, a carteirinha da rede própria, uma vez que há vantagens na sua utilização. O Saúde Caixa seguirá sendo o plano de saúde do Senado para todos os demais estados do Brasil.
3. Quais os benefícios de se usar a rede própria?
Maior estabilidade quanto à manutenção da rede, poder de decisão no credenciamento e descredenciamento dos serviços de saúde, transparência na prestação de contas e melhor negociação de valores na prestação dos serviços, o que impacta diretamente nos descontos de coparticipação. A rede própria favorece também a segurança da informação, a garantia da manutenção da qualidade de assistência e maior previsibilidade da operação.
4. Qual carteirinha devo usar?
Se o atendimento for no Distrito Federal, use preferencialmente a rede credenciada própria (foto). Você deve emitir e apresentar a nova carteirinha do SIS. Ela é exclusivamente digital. Você pode entrar no site do SIS e vê-la na tela para apresentar aos atendentes quando precisar, nos balcões das clínicas e de hospitais. É só informar, todas as vezes, o CPF do titular e sua data de nascimento.
Embora acessar o site todas as vezes que precisar da carteira seja o método mais rápido, muitas vezes a internet pode deixar o paciente na mão. Por isso, o mais seguro é guardar uma foto da carteirinha no rolo de fotos favoritas no celular, para casos em que não houver internet disponível e para ser mais rápido o atendimento,
especialmente em emergências.
Caso ainda não tenha sido firmado o convênio da rede credenciada própria do SIS com o hospital ou clínica, o melhor é apresentar a carteira do Saúde Caixa. Ao contrário da carteira do SIS, que tem formato exclusivamente digital, a impressa do Saúde Caixa está sendo entregue nas casas. Caso você esteja demorando a receber a sua, entre no site e faça uma foto enquanto espera. A carteira do Saúde Caixa permanece a mesma.
5. Como será a rede credenciada fora do DF?
A rede credenciada fora do DF será ainda a do Saúde Caixa. Consulte a rede aqui.
6. A rede credenciada própria do SIS manterá o nível de qualidade?
O SIS credenciará aqueles prestadores mais importantes em termos de frequência de uso e de alta qualidade dos serviços e atendimento, para garantia de manutenção de um atendimento de excelência. A equipe do SIS trabalha para que os prestadores de serviço atendam os usuários com todo o acolhimento e conhecimento técnico necessários.
7. Estou em tratamento continuado. Como fica minha situação?
O SIS seguirá todas as especialidades credenciadas para que nenhum beneficiário fique sem atendimento. Vamos monitorar os beneficiários que fazem tratamento continuado e orientar antecipadamente a permanência ou indicar outra equipe assistente credenciada, caso haja alterações na rede.
8. O tratamento domiciliar (homecare) terá interrupção?
Não. O atendimento domiciliar continuará sendo ofertado por rede credenciada e na modalidade “reembolso”. Poderá, eventualmente, haver mudança nas empresas que oferecem o serviço na modalidade “credenciados”. Caso haja necessidade de alguma alteração, os beneficiários serão informados previamente, a fim de garantir continuidade do atendimento necessário.
9. Haverá mudança no padrão de autorização de procedimentos?
Não haverá mudanças no padrão de autorização de procedimentos. Seguiremos trabalhando sempre para que o prazo de autorização seja o menor possível e com uma ampla cobertura de procedimentos.
10. Haverá interrupção da assistência odontológica?
Não. A assistência odontológica prosseguirá com cobertura em todo o país.
11. Em caso de dúvidas sobre o plano, a quem recorro?
Os beneficiários seguirão sendo atendidos pelo e-mail sis@senado.leg.br e pelo telefone (61) 3303-5000, de segunda a sexta-feira, das 9h às 18h, exceto em feriados. Se você quer receber notícias do SIS pelo WhatsApp, cadastre-se hoje mesmo. Salve esse número em seu celular e envie mensagem com seu nome, nome do titular e e-mail para contato.