Olho na guia

SIS reforça com os beneficiários a atenção ao preenchimento de guias e identificação.
17/04/2024 15h05

O SIS está fortalecendo o controle a possíveis fraudes no uso do plano de saúde. No manual de orientação aos credenciados, agora ficou reforçada a exigência de envio da imagem do documento de identificação do beneficiário com foto e do número da carteira como requisito para o pagamento da fatura.  Outro ponto de orientação aos usuários é que a assinatura nas guias deve ser igual à do documento de identificação. 

O manual do credenciado agora diz: "A apresentação da identidade legível e a assinatura compatível do usuário na guia de atendimento são formas de evitar tentativas de fraude na utilização do plano de saúde (...) A ausência de qualquer documento ou a apresentação de documentação ilegível ou com assinatura incompatível, que impossibilite a verificação da legitimidade do beneficiário atendido, resultará na glosa total dos procedimentos".

 Para os usuários do plano de saúde, o SIS vem fazendo uma campanha explicativa:

– Atenção ao nome dos procedimentos que você está pagando. Se possível, tire uma foto da guia assinada e acompanhe seu extrato de uso do convênio no site do SIS.

– Veja se os valores estão descritos à direita dos procedimentos listados na guia. O estabelecimento não precisa apresentá-los nesse momento, mas é transparente você saber o quanto está pagando. Lembre-se que o valor impresso é o montante cobrado do SIS. Sua coparticipação será de 5% a 30%, dependendo do serviço e do hospital.

– Apresente apenas uma das carteiras, nunca as duas. Isso evita uma dupla cobrança por parte do estabelecimento, que poderia abrir duas guias, uma para o SIS e outra para o Saúde Caixa.

O SIS e todos os planos de saúde trabalham para diminuir fraudes no sistema de saúde.

Faça a sua parte: fiscalize.