Manual do Credenciado - Orientações Gerais
Os pedidos de autorização deverão ser encaminhados via AutorizadorWeb. Será realizado cadastro dos atendentes que farão os pedidos.
Solicitar cadastro (login e senha) de usuários que utilizarão o AutorizadorWeb pelo e-mail: sepasi.saudesf@senado.leg.br.
Veja o calendário de pagamentos para 2022 na aba "Calendário de pagamentos".
Na pasta exclusiva há quatro subpastas: envio faturamento, protocolo, devolução e envio recurso de glosa.
A tela inicial poderá aparecer algumas pastas que são padronizadas na aplicação, estas devem ser ignoradas ou até mesmo excluídas, devendo-se considerar apenas a pasta com o nome do prestador credenciado, que é a pasta exclusiva para upload e download de documentos. Clicando nesta pasta, conforme indicado pela seta vermelha, será dado acesso às quatro subpastas.
Após clicar na pasta com o nome do prestador, deverão aparecer as pastas específicas para upload e download de arquivos, conforme tela abaixo.
Pasta: Envio de faturamento
Nesta pasta deverão ser feitos os Uploads dos PDFs com os documentos exigidos para cobrança e faturamento, seguindo o cronograma previamente já informado. Para cada arquivo eletrônico de cobrança do tipo XML enviado deve ser enviado um PDF equivalente aos documentos de cobrança. Os arquivos PDF devem, como padrão, ser nomeados com o número do PEG a que se refere, que é gerado no momento do envio do arquivo XML.
Para cada PEG deve ser gerada uma NF e esta deve ser enviada em um arquivo separado das demais documentações comprobatórias do PEG. Ou seja, deve-se enviar um arquivo PDF para a documentação comprobatória e um outro arquivo PDF para a Nota Fiscal, nomeados seguindo o padrão: "PEG 00000.pdf" para a documentação comprobatória e "PEG 00000 NF.pdf" para o arquivo da Nota Fiscal.
Nesta pasta deverão ser feitos os uploads dos PDFs com os documentos exigidos para apresentação do recurso de glosas.
Importante: os documentos de Faturamento e Recurso de Glosa devem ser enviados para suas subpastas específicas, aqueles que forem enviados na pasta errada não serão considerados como recebidos.
Desde que respeitado o prazo previsto em contrato para apresentação de recursos, no submenu “recursar glosa” poderão ser selecionados os protocolos para contestação das glosas, clicando no ícone correspondente da coluna “ações”:
Ao expandir a carga do protocolo, são exibidas as guias nas quais existem eventos glosados. Clique na caixa de seleção dos eventos para os quais será apresentada a mesma justificativa de recurso. Clique no botão “recursar”.
Selecione o motivo de glosa TISS associado aos eventos, preencha a justificativa e salve as alterações.
O sistema deverá informar o número de protocolo vinculado ao recurso. Repetir o processo até que todos os eventos do PEG para os quais o credenciado deseja apresentar recurso tenham sido selecionados.
Como fazer upload dos arquivos de cobrança referentes aos PEGs:
Para enviar arquivos de cobrança clique na Pasta Exclusiva do Prestador e, em seguida, na pasta “Envio Faturamento”, conforme indicado pela seta vermelha abaixo.
Depois disso, clique em “+”, conforme indicado pela seta vermelha na tela abaixo e escolha a opção “Enviar arquivo”:
Você verá a pasta do gerenciador de arquivos do Sistema operacional que, no caso abaixo, é o windows.
Selecione a sua pasta onde estão os arquivos que deseja enviar, marque aqueles que pretende baixar e confirme no botão abrir.
O processo para envio do recurso de glosa é semelhante, no entanto deve ser executado na subpasta “Envio Recurso de Glosa”.
Como fazer download dos Protocolos de recebimento de PEGs:
Para baixar o Protocolo de recebimento da documentação enviada no seu computador, devemos clicar na Pasta Exclusiva do Prestador e em seguida na pasta “Protocolo”, conforme indicado pela seta vermelha abaixo:
Os protocolos disponíveis deverão aparecer, coforme exemplo da tela abaixo:
Para efetuar o download,deve-se marcar o(s) arquivo(s) conforme demonstrado abaixo. Em seguida clique no botão “…Ações”, conforme indicado:
Deverá aparecer o menu conforme indicado abaixo, clicar na opção “Baixar”. Para baixar arquivos devolvidos o processo é semelhante, no entanto deve ser executado na subpasta “Devolução”.
Caso o idioma seja diferente do Português você poderá alterá-lo. Para isto devemos ir o circle localizado no canto superior direito, em seguida devemos clicar na opção “Settings” como mostra a figura abaixo:
No canto esquerdo, clicamos na opção “Personal info”. No campo “language” mude para “português brasileiro” e em “Locale” alteramos para Português(Brasil) como mostra a imagem abaixo: