Processamento de contas / .XML

02/07/2021 11h35

Os arquivos .XML contendo os dados das guias deverão ser enviados via Portal do SIS. O sistema suporta tanto a versão TISS 3.03 quanto a versão TISS 3.05.00.

Existem datas específicas no calendário de pagamento para envio dos arquivos .XML e para o pagamento das contas. O prazo de pagamento é de 30 dias após a apresentação correta dos arquivos .XML, notas fiscais (digitalizadas e arquivos .XML) e da documentação comprobatória. A fatura deve ser apresentada em até 60 dias a contar da data de atendimento. O prazo para interposição de recurso de glosa é de 90 dias após o recebimento da informação de glosa.

Após o envio do arquivo .XML via Portal SIS, será gerado um número de protocolo (PEG) para cada lote apresentado.

→ Nota Fiscal (Digitalizada e .XML);

→ Documentação comprobatória digitalizada, contendo:

  •  Capa de lote do XML;
  •  Relação das guias;
  •  Guias assinadas;
  •  Se a auditoria for realizada remotamente, deve ter o “de acordo” dos auditores via e-mail.
  • Pedidos / solicitações médicas e/ou outros profissionais de saúde quando for o caso;
  • Outras documentações e relatórios da assistência prestada conforme o caso;

Hospital/ Home Care

  • Fatura limpa pós-auditoria com a indicação de cada evento e seu respectivo valor.
  •  Fatura suja auditada com a indicação das glosas, valor final autorizado, assinaturas e carimbos dos auditores da Maida Health (antiga Infoway).
  • Obrigatório o envio do Relatório de Atendimento Hospitalar (RAH) – p/ Resumo de Internação


Até que o portal tenha disponibilizada essa funcionalidade, solicitamos que esses documentos complementares sejam enviados via Servidor de Arquivos NO PAPER, que
aceitará apenas os documentos listados acima, mantendo-se a apresentação dos arquivos .XML pelo portal.


Os arquivos enviados com documentação incompleta não serão processados e poderão ser enviados novamente na próxima data de faturamento, caso estejam ainda dentro do prazo de apresentação. Cabe ao credenciado a conferência da documentação no ato do envio para pagamento

No futuro, o Portal do SIS fará upload dos documentos digitalizados que acompanham os arquivos .XML:
 
  •  Nota Fiscal (em formato PDF e XML);
  •  Inclusão da capa do XML (protocolo/comprovante de exportação do XML).
  •  Apresentação de uma relação de pacientes (contendo resumo das guias: beneficiários, data de atendimento, valor);
  •  Guia de Atendimento devidamente assinada pelo beneficiário ou seu responsável;
  •  Documento de identificação do beneficiário ou responsável com digitalização legível em frente e verso;
  •  Pedidos, solicitações médicas e/ou de outros profissionais de saúde quando for o caso;
  •  Outras documentações e relatórios da assistência prestada conforme o caso;
  •  Fatura limpa pós-auditoria com a indicação de cada evento e seu respectivo valor quando for o caso;
  •  Fatura suja auditada com a indicação das glosas, valor final autorizado, assinaturas e carimbos dos auditores do hospital e da empresa MAIDA/INFOWAY quando for o caso;
  •  Se a auditoria for realizada remotamente, deve ter o “de acordo” dos auditores via e-mail.

Observações

- A digitalização dos documentos deve ser completa (frente e verso) e completamente legível, sob pena de glosa do pagamento.

- Deve ser solicitado ao beneficiário que faça na guia a mesma assinatura contida no documento de identidade apresentado. Guias com rubricas ou assinaturas divergentes do documento de identificação serão glosadas.

- Em caso de assinatura por acompanhante ou responsável, deve-se incluir na documentação, além da digitalização da identidade do beneficiário, a identidade do acompanhante ou do responsável que assinará a guia.

- Da mesma forma, deve ser solicitado ao acompanhante que faça na guia a mesma assinatura contida no documento de identidade apresentado, sob pena de glosa do(s) procedimento(s).

- Guias glosadas por falta de documentação, problemas na identificação da assinatura, ou documentação ilegível serão identificadas como “PEG com ausência de documentação de beneficiários/documentos ilegíveis”, e somente poderão ser reapresentadas no período de faturamento seguinte, desde que ainda estejam dentro do prazo de apresentação.

- A apresentação da identidade legível e a assinatura compatível do usuário na guia de atendimento são formas de evitar tentativas de fraude na utilização do plano de saúde.

- A ausência de qualquer documento ou a apresentação de documentação ilegível ou com assinatura incompatível, que impossibilite a verificação da legitimidade do beneficiário atendido, resultará na glosa total dos procedimentos.

Até que o portal tenha disponibilizada essa funcionalidade, solicitamos que esses documentos complementares sejam enviados via Servidor de Arquivos NO PAPER, que aceitará apenas os documentos listados acima, mantendo-se a apresentação dos arquivos .XML pelo portal.
 
Os arquivos enviados com documentação incompleta não serão processados e poderão ser enviados novamente na próxima data de faturamento, caso estejam ainda dentro do prazo de apresentação. Cabe ao credenciado a conferência da documentação no ato do envio para pagamento.
 
Cada prestador terá login, senha e pasta exclusiva para upload dos documentos no NO PAPER, contendo de forma padronizada 4 subpastas, a saber:
 
- Envio Faturamento
- Protocolo
- Devolução
- Envio Recurso de Glosa
 
Enviar email para prestadorsis@senado.leg.br, solicitando criação da pasta exclusiva, login e senha de acesso, informando nome completo, CPF e cargo que ocupa.