Manual do Credenciado - Orientações Gerais

Os usuários devem apresentar obrigatoriamente documento de identificação com foto e carteira (física ou digital) no modelo abaixo:
 

  • A apresentação ao SIS do documento pessoal com foto e da carteira do plano de saúde são essenciais ao processo de fatura e pagamento. A documentação deve ser anexa ao sistema NOPAPER no envio do faturamento.
  • A digitalização dos documentos deve ser completa (frente e verso) e completamente legível, sob pena de glosa do pagamento.
  • Deve ser solicitado ao beneficiário que faça na guia a mesma assinatura contida no documento de identidade apresentado. Guias com rubricas ou assinaturas divergentes do documento de identificação serão glosadas.
  • Em caso de assinatura por acompanhante ou responsável, deve-se incluir na documentação, além da digitalização da identidade do beneficiário, a identidade do acompanhante ou do responsável que assinará a guia.
  • Da mesma forma, deve ser solicitado ao acompanhante que faça na guia a mesma assinatura contida no documento de identidade apresentado, sob pena de glosa do(s) procedimento(s).
  • Guias glosadas por falta de documentação, problemas na identificação da assinatura, ou documentação ilegível somente poderão ser reapresentadas no período de faturamento seguinte.

 

A apresentação da identidade legível e a assinatura compatível do usuário na guia de atendimento são formas de evitar tentativas de fraude na utilização do plano de saúde.

A ausência de qualquer documento ou a apresentação de documentação ilegível ou com assinatura incompatível, que impossibilite a verificação da legitimidade do beneficiário atendido, resultará na glosa total dos procedimentos.

Se o beneficiário não estiver com a carteira (física ou digital), por gentileza emita a carteira digital clicando aqui. Digite o CPF do titular e a data de nascimento do titular para ver todas as carteiras do grupo familiar, tanto do SIS (rede direta) quanto do Saúde Caixa. 

Caso queria instruir o paciente a emitir a própria carteira, o link direto é: senado.leg.br/institucional/saude/carteirasis.asp .

Se a empresa tiver convênio tanto com o SIS quanto com o Saúde Caixa, solicitamos que USE A CARTEIRA E A GUIA DO SIS.

Para esclarecer dúvidas: prestadorsis@senado.leg.br

 Não haverá consulta de elegibilidade dos nossos beneficiários. Basta que apresentem o cartão de identificação dentro da validade e um documento de identidade com foto.

Consulte aqui a carteira do seu paciente.

 

Os pedidos de autorização deverão ser encaminhados via AutorizadorWeb. Será realizado cadastro dos atendentes que farão os pedidos.

Solicitar cadastro (login e senha) de usuários que utilizarão o AutorizadorWeb pelo e-mail: sepasi.saudesf@senado.leg.br.


Documentação Mínima Obrigatória

Para dar início a solicitação faz-se necessário o envio de documentação mínima seguindo a tabela abaixo.

Durante o processo de análise podem ser solicitadas documentações complementares. O prazo para anexo de tais documentos será de 3 dias úteis contados a partir da sinalização desta pendência.

Após vencimento deste prazo cabe ao prestador iniciar uma nova solicitação incluindo a documentação demandada.

Prazos

Os prazos para análise de solicitações estão relacionados na tabela a seguir:
O prazo de utilização da Guia de Autorização / Senha, a contar da data de emissão, é de 90 (noventa) dias.
- A guia terá validade de 90 dias, podendo ser revalidada, sem necessário.
- Durante o processo de análise podem ser solicitadas documentações complementares, a critério da perícia do SIS.
- No caso de solicitação de documentação complementar, a guia ficará com o status Aguardando justificativa do Prestador.
- O prazo para atendimento da solicitação  será de 3 dias úteis contados a partir da inclusão da anotação administrativa. Após vencimento deste prazo,  a guia será negada.
- Em caso de negativa por não atendimento de documentação complementar, não haverá possibilidade de reanálise. Deverá ser feita nova solicitação.
- Todas as solicitações devem conter pedido médico, inclusive para os casos de tratamentos continuados.
- O pedido médico deve ser apresentado datado, sem rasuras/ dupla grafia e com CID/indicação.
- Procedimentos que  dispensam autorização prévia, devem apresentar, obrigatoriamente, solicitação médica sem rasura e com CID/indicação.
- Procedimentos realizados em regime de urgência deverão ser solicitados em até 48horas após a sua realização.
- Medicamentos de alto custo não contemplados em diárias globais (quando se aplicar), demandam autorização prévia.
- A categoria exames inclui apenas procedimentos diagnósticos. Procedimentos intervencionistas serão enquadrados na categoria cirurgia.
- Os prazos são válidos para análise de procedimentos eletivos e urgências.
Auditoria

A auditoria in loco será realizada pela empresa Infoway Tecnologia e Gestão em Saúde LTDA. Para os casos em que se apliquem, haverá a realização de auditoria concorrente e censo hospitalar.

Censo Hospitalar

Oportunamente, também reforçamos a importância do envio das informações relativas ao  Censo Diário. Essas informações são necessárias ao acompanhamento, por parte da empresa de auditoria, dos pacientes internados . Os dados devem ser encaminhados diariamente até às 10 horas para o e-mail: prestadorsis@senado.leg.br. Devendo constar as seguintes informações:
1. Número da Guia do Convênio;
2. Número da Carteira do Convênio;
3. Nome completo do paciente;
4. Sexo do paciente;
5. Data de nascimento ;
6. CNPJ Prestador;
7. Nome Prestador;
8. Número da guia do prestador;9. Caráter da internação (Eletiva ou Urgência);
10. Tipo de Internação (Clínico, Cirúrgico, Obstétrico, Pediátrico, Psiquiátrico, Domiciliar);
11. Data da hospitalização;
12. Tipo de Acomodação;
13. Cid principal;
14. Data da Desospitalização;
15. Motivo: Alta/óbito/Transferência
Reafirmamos ainda que é imprescindível que o CID principal conste no censo, sob risco de tornar deficientes as informações disponibilizadas incompletas.

Relatório de auditoria hospitalar

O Senado Federal juntamente com a Infoway, empresa terceirizada que realiza atividades operacionais no SIS, implantou  processo de preenchimento do Relatório de Auditoria Hospitalar-RAH para cada prestador pertinente. Para tanto, solicitamos vossa colaboração em atender os requisitos descritos no comunicado anexo, a fim de viabilizar o adequado andamento do trabalho.


Contato

Dúvidas e/ou questionamentos relacionados a autorização prévia de procedimentos devem ser direcionados ao e-mail: prestadorsis@senado.leg.br
Eles serão respondidos no prazo de até dois dias.
Dúvidas relacionadas ao funcionamento do sistema ou a erros devem ser direcionadas ao e-mail: coasis@senado.leg.br.

Os arquivos .XML contendo os dados das guias deverão ser enviados via Portal do SIS. O sistema suporta tanto a versão TISS 3.03 quanto a versão TISS 3.05.00.

Existem datas específicas no calendário de pagamento para envio dos arquivos .XML e para o pagamento das contas. A fatura deve ser apresentada em até 90 dias a contar da data de atendimento. O prazo para interposição de recurso de glosa é de 90 dias após o recebimento da informação de glosa.

Após o envio do arquivo .XML via Portal SIS, será gerado um número de protocolo (PEG) para cada lote apresentado.

→ Nota Fiscal (Digitalizada e .XML);

→ Documentação comprobatória digitalizada, contendo:

  •  Capa de lote do XML;
  •  Relação das guias;
  •  Guias assinadas;
  •  Se a auditoria for realizada remotamente, deve ter o “de acordo” dos auditores via e-mail.
  • Pedidos / solicitações médicas e/ou outros profissionais de saúde quando for o caso;
  • Outras documentações e relatórios da assistência prestada conforme o caso;

Hospital/ Home Care

  • Fatura limpa pós-auditoria com a indicação de cada evento e seu respectivo valor.
  •  Fatura suja auditada com a indicação das glosas, valor final autorizado, assinaturas e carimbos dos auditores da Maida Health (antiga Infoway).
  • Obrigatório o envio do Relatório de Atendimento Hospitalar (RAH) – p/ Resumo de Internação


Até que o portal tenha disponibilizada essa funcionalidade, solicitamos que esses documentos complementares sejam enviados via Servidor de Arquivos NO PAPER, que
aceitará apenas os documentos listados acima, mantendo-se a apresentação dos arquivos .XML pelo portal.


Os arquivos enviados com documentação incompleta não serão processados e poderão ser enviados novamente na próxima data de faturamento, caso estejam ainda dentro do prazo de apresentação. Cabe ao credenciado a conferência da documentação no ato do envio para pagamento

No futuro, o Portal do SIS fará upload dos documentos digitalizados que acompanham os arquivos .XML:
 
  •  Nota Fiscal (em formato PDF e XML);
  •  Inclusão da capa do XML (protocolo/comprovante de exportação do XML).
  •  Apresentação de uma relação de pacientes (contendo resumo das guias: beneficiários, data de atendimento, valor);
  •  Guia de Atendimento devidamente assinada pelo beneficiário ou seu responsável;
  •  Documento de identificação do beneficiário ou responsável com digitalização legível em frente e verso;
  •  Pedidos, solicitações médicas e/ou de outros profissionais de saúde quando for o caso;
  •  Outras documentações e relatórios da assistência prestada conforme o caso;
  •  Fatura limpa pós-auditoria com a indicação de cada evento e seu respectivo valor quando for o caso;
  •  Fatura suja auditada com a indicação das glosas, valor final autorizado, assinaturas e carimbos dos auditores do hospital e da empresa MAIDA/INFOWAY quando for o caso;
  •  Se a auditoria for realizada remotamente, deve ter o “de acordo” dos auditores via e-mail.

Observações

- A digitalização dos documentos deve ser completa (frente e verso) e completamente legível, sob pena de glosa do pagamento.

- Deve ser solicitado ao beneficiário que faça na guia a mesma assinatura contida no documento de identidade apresentado. Guias com rubricas ou assinaturas divergentes do documento de identificação serão glosadas.

- Em caso de assinatura por acompanhante ou responsável, deve-se incluir na documentação, além da digitalização da identidade do beneficiário, a identidade do acompanhante ou do responsável que assinará a guia.

- Da mesma forma, deve ser solicitado ao acompanhante que faça na guia a mesma assinatura contida no documento de identidade apresentado, sob pena de glosa do(s) procedimento(s).

- Guias glosadas por falta de documentação, problemas na identificação da assinatura, ou documentação ilegível serão identificadas como “PEG com ausência de documentação de beneficiários/documentos ilegíveis”, e somente poderão ser reapresentadas no período de faturamento seguinte, desde que ainda estejam dentro do prazo de apresentação.

- A apresentação da identidade legível e a assinatura compatível do usuário na guia de atendimento são formas de evitar tentativas de fraude na utilização do plano de saúde.

- A ausência de qualquer documento ou a apresentação de documentação ilegível ou com assinatura incompatível, que impossibilite a verificação da legitimidade do beneficiário atendido, resultará na glosa total dos procedimentos.

Até que o portal tenha disponibilizada essa funcionalidade, solicitamos que esses documentos complementares sejam enviados via Servidor de Arquivos NO PAPER, que aceitará apenas os documentos listados acima, mantendo-se a apresentação dos arquivos .XML pelo portal.
 
Os arquivos enviados com documentação incompleta não serão processados e poderão ser enviados novamente na próxima data de faturamento, caso estejam ainda dentro do prazo de apresentação. Cabe ao credenciado a conferência da documentação no ato do envio para pagamento.
 
Cada prestador terá login, senha e pasta exclusiva para upload dos documentos no NO PAPER, contendo de forma padronizada 4 subpastas, a saber:
 
- Envio Faturamento
- Protocolo
- Devolução
- Envio Recurso de Glosa
 
Enviar email para prestadorsis@senado.leg.br, solicitando criação da pasta exclusiva, login e senha de acesso, informando nome completo, CPF e cargo que ocupa.

Veja o calendário de pagamentos para 2024 na aba "Calendário de pagamentos".

O PegSync é um sistema desenvolvido para facilitar e padronizar o processo de upload de arquivos de faturamento destinados ao SIS/Senado Federal.

Para começar a utilizar o PegSync, o usuário deverá realizar o login com as credenciais fornecidas.


Como acessar:


1. Abra o navegador de sua preferência (recomendamos Google Chrome ou Microsoft Edge);


2. Acesse o endereço: bit.ly/PegSync


3. Na tela inicial de login, informe:


 –Usuário: (fornecido por e-mail);


– Senha: (também enviada por e-mail).


4.Clique em “Entrar”. Você verá a seguinte tela:

Importante:
Se não recebeu seu e-mail de credenciais ou não consegue acessar, entre em contato com o suporte
técnico pelos seguintes canais:

(81) 73473732 (whatsapp)

murtaconsultoria.com.br

suporte.ti@murtaconsultoria.com.br

Após o login, você será direcionado à tela principal do sistema PegSync. Nesta página, a interface é
dividida em duas áreas principais: lateral esquerda (envio de documentos) e lateral direita (histórico de
envios).


Lateral Esquerda – Envio de Arquivos

Nesta seção, o usuário deverá preencher os campos obrigatórios e anexar os arquivos relacionados à
fatura.
Campos disponíveis para preenchimento/anexo:

  • Número da PEG (obrigatório): Informe o número da PEG correspondente ao envio;
  • XML da Nota Fiscal (obrigatório): Selecione um único arquivo XML referente à nota fiscal;
  • PDF da Nota Fiscal (obrigatório): Selecione um único arquivo PDF da mesma nota fiscal;
  • Documentação Complementar (obrigatório): Aqui o usuário poderá anexar múltiplos arquivos (ex:
    laudos médicos, comprovantes, relatórios), desde que:
                              O tamanho total não ultrapasse 300MB;
                              Os formatos estejam de acordo com os permitidos (PDF).

Lateral Direita – Histórico de Envios

Nesta área, o sistema exibe o histórico completo dos envios realizados por aquele usuário. Cada envio
estará listado com:

  • Número da PEG;
  • Data e hora do envio;
  • Nome do Prestador;
  • Status do envio (ex: Enviado, Em Análise, Finalizado e Recusado)

Importante:
Caso uma PEG seja recusada, o sistema apresentará de forma destacada o motivo da negativa no
histórico, permitindo ao prestador realizar as devidas correções e reenviar os documentos conforme
necessário.

Essa funcionalidade aborda os processos referentes aos recursos de glosas TISS.

Nesta função, o usuário poderá recursar glosas existentes. Após processo interno de sincronização de recurso de glosa, serão importados para o Portal os números dos protocolos passíveis de recurso (PEGS).

Para ter a acesso aos recursos de glosa, realize o processo:

  1. Preencha ao menos um dos campos a seguir para realizar a filtragem de dados:

  • Data de pagamento, caso opte por esse, insira dia, mês e ano referente ao
  • Protocolo, caso opte por esse, insira o número do protocolo referente ao
  1. Clique no botão Filtrar.
  2. Na coluna Ações, do recurso localizado, clique no botão Detalhes da glosa, para visualizar mais informações.

4. Caso todos os eventos do protocolo possuam o mesmo tipo de glosa TISS, marque a caixa de seleção correspondente ao protocolo e clique no botão Recursar. Dessa forma, será atribuída a todos os eventos do protocolo uma mesma justificativa.

 

  1. Caso haja mais de um motivo de glosa TISS nos eventos disponíveis, expanda a visualização do protocolo até o nível de eventos, clique no evento e verifique o código e descrição do motivo de glosa TISS à direita.

 

5.1 Após identificar todos os eventos com mesmo motivo de glosa TISS, marque a caixa de seleção desses eventos e clique no botão Recursar:

 Recursar

Ao recursar, surgirá a seguinte tela:

 

  1. Informe os campos:
    • Motivo do Recurso de Glosa, o motivo de glosa TISS que foi atribuído aos eventos relacionados.
    • Justificativa do Recurso de Glosa, a justificativa para o recurso.
  1. Clique no botão Salvar.

A seguinte mensagem será emitida:

8. Clique em Ok.

Ao clicar em OK, os eventos passarão a integrar a sessão Eventos Salvos, permitindo sua exclusão ou edição, antes de confirmar a geração do número de protocolo de recurso. Após salvar, os eventos deixarão de ser exibidos na parte superior da tela, para facilitar a identificação daqueles que ainda não foram recursados.

 

 

  1. Repetir as ações, até que os recursos de todos os eventos necessários tenham sido Para finalizar, clique no botão Enviar Recurso. Dessa forma, todos os eventos salvos serão recursados, retornando um único número de protocolo de recurso.

Após confirmar o processo “recursar glosa”, o Sistema Saúde recebe a informação com o número de protocolo de recurso gerado no Portal:

 

Caso o protocolo a ser recursado não tenha sido localizado na pesquisa, favor informar por e- mail ao suporte, no endereço sepasi.saudesf@senado.leg.br

Caso o idioma seja diferente do Português você poderá alterá-lo. Para isto devemos ir o circle localizado no canto superior direito, em seguida devemos clicar na opção “Settings” como mostra a figura abaixo:

No canto esquerdo, clicamos na opção “Personal info”. No campo “language” mude para “português brasileiro” e em “Locale” alteramos para Português(Brasil) como mostra a imagem abaixo:

 

Além de centralizar as autorizações, as auditorias e o processamento de contas, a empresa Infoway Tecnologia e Gestão em Saúde LTDA., contratada pelo Senado Federal, será o canal para que os prestadores de serviços de saúde comuniquem dificuldades de acesso, impedimentos técnicos e problemas para fazer uploads de arquivos, entre outros. Isso poderá ser feito pelo e-mail: prestadorsis@senado.leg.br .
Esse mesmo e-mail também será o canal para obter informações sobre os processos de autorizações e pagamentos, e para relatar problemas com o AutorizadorWeb e o Portal Financeiro.

ÚLTIMOS PAGAMENTOS

No portal de serviços, ao acessar o menu Demonstrativos -> Demonstrativo de Pagamento, com o perfil de prestador, serão exibidos, na parte superior da tela, os últimos pagamentos já faturados no sistema AG-SAUDESF.

Na coluna “Data” ficarão disponíveis as datas de pagamento registradas nos PEGs.

O credenciado sempre deverá preencher essa data para realizar a pesquisa na hora de emitir o demonstrativo de pagamento, ao invés de preencher a data de crédito dos valores na conta.



Os campos estarão ordenados pela data, de forma decrescente. Porém, o usuário poderá alterar essa ordem clicando no título de qualquer coluna.



Serão exibidos até 10 registros na tela, podendo ser navegados através dos seguintes botões no final do grid:



A opção de pesquisa permite consultar qualquer campo do grid:



OBS.: Caso haja mais de uma rotina de faturamento do credenciado, cujos PEGs tenham a mesma data de pagamento, o total informado na coluna “valor líquido” corresponderá à soma dos valores líquidos de cada rotina. Os pagamentos de recurso também serão impressos na ferramenta, podendo ser localizado pelo valor bruto nulo e os impostos iguais a 0.





A sessão para emissão do demonstrativo de pagamento agora estará logo abaixo dessa ferramenta.

Quer imprimir essas orientações ou salvar em PDF? Clique aqui