Regulação e auditoria: documentos, prazos e contato

01/07/2021 10h55

Os pedidos de autorização deverão ser encaminhados via AutorizadorWeb. Será realizado cadastro dos atendentes que farão os pedidos.

Solicitar cadastro (login e senha) de usuários que utilizarão o AutorizadorWeb pelo e-mail: sepasi.saudesf@senado.leg.br.


Documentação Mínima Obrigatória

Para dar início a solicitação faz-se necessário o envio de documentação mínima seguindo a tabela abaixo.

Durante o processo de análise podem ser solicitadas documentações complementares. O prazo para anexo de tais documentos será de 3 dias úteis contados a partir da sinalização desta pendência.

Após vencimento deste prazo cabe ao prestador iniciar uma nova solicitação incluindo a documentação demandada.

Prazos

Os prazos para análise de solicitações estão relacionados na tabela a seguir:
autoriza prazos
O prazo de utilização da Guia de Autorização / Senha, a contar da data de emissão, é de 90 (noventa) dias.
- A guia terá validade de 90 dias, podendo ser revalidada, sem necessário.
- Durante o processo de análise podem ser solicitadas documentações complementares, a critério da perícia do SIS.
- No caso de solicitação de documentação complementar, a guia ficará com o status Aguardando justificativa do Prestador.
- O prazo para atendimento da solicitação  será de 3 dias úteis contados a partir da inclusão da anotação administrativa. Após vencimento deste prazo,  a guia será negada.
- Em caso de negativa por não atendimento de documentação complementar, não haverá possibilidade de reanálise. Deverá ser feita nova solicitação.
- Todas as solicitações devem conter pedido médico, inclusive para os casos de tratamentos continuados.
- O pedido médico deve ser apresentado datado, sem rasuras/ dupla grafia e com CID/indicação.
- Procedimentos que  dispensam autorização prévia, devem apresentar, obrigatoriamente, solicitação médica sem rasura e com CID/indicação.
- Procedimentos realizados em regime de urgência deverão ser solicitados em até 48horas após a sua realização.
- Medicamentos de alto custo não contemplados em diárias globais (quando se aplicar), demandam autorização prévia.
- A categoria exames inclui apenas procedimentos diagnósticos. Procedimentos intervencionistas serão enquadrados na categoria cirurgia.
- Os prazos são válidos para análise de procedimentos eletivos e urgências.
Auditoria

A auditoria in loco será realizada pela empresa Infoway Tecnologia e Gestão em Saúde LTDA. Para os casos em que se apliquem, haverá a realização de auditoria concorrente e censo hospitalar.

Censo Hospitalar

Oportunamente, também reforçamos a importância do envio das informações relativas ao  Censo Diário. Essas informações são necessárias ao acompanhamento, por parte da empresa de auditoria, dos pacientes internados . Os dados devem ser encaminhados diariamente até às 10 horas para o e-mail: prestadorsis@senado.leg.br. Devendo constar as seguintes informações:
1. Número da Guia do Convênio;
2. Número da Carteira do Convênio;
3. Nome completo do paciente;
4. Sexo do paciente;
5. Data de nascimento ;
6. CNPJ Prestador;
7. Nome Prestador;
8. Número da guia do prestador;9. Caráter da internação (Eletiva ou Urgência);
10. Tipo de Internação (Clínico, Cirúrgico, Obstétrico, Pediátrico, Psiquiátrico, Domiciliar);
11. Data da hospitalização;
12. Tipo de Acomodação;
13. Cid principal;
14. Data da Desospitalização;
15. Motivo: Alta/óbito/Transferência
Reafirmamos ainda que é imprescindível que o CID principal conste no censo, sob risco de tornar deficientes as informações disponibilizadas incompletas.

Relatório de auditoria hospitalar

O Senado Federal juntamente com a Infoway, empresa terceirizada que realiza atividades operacionais no SIS, implantou  processo de preenchimento do Relatório de Auditoria Hospitalar-RAH para cada prestador pertinente. Para tanto, solicitamos vossa colaboração em atender os requisitos descritos no comunicado anexo, a fim de viabilizar o adequado andamento do trabalho.


Contato

Dúvidas e/ou questionamentos relacionados a autorização prévia de procedimentos devem ser direcionados ao e-mail: prestadorsis@senado.leg.br
Eles serão respondidos no prazo de até dois dias.
Dúvidas relacionadas ao funcionamento do sistema ou a erros devem ser direcionadas ao e-mail: coasis@senado.leg.br.