Consultor do Senado dá dicas para uma boa redação

Ao escrever uma redação, procure sempre questionar suas próprias escolhas. Tente justificar e sustentar cada uma de suas afirmações. Comporte-se como se estivesse escrevendo para alguém que discorda de tudo o que você fala. As orientações são do consultor legislativo do Senado Ronaldo Teixeira Martins, que elaborou um texto com dicas para os estudantes que quiserem participar do Jovem Senador 2022. A intenção, segundo ele, é esclarecer dúvidas e prover exemplos, sem restringir possíveis desenvolvimentos do tema.

A publicação está dividida em três eixos principais. O primeiro, aborda como o candidato deve trabalhar o tema deste ano: "200 anos de Independência: lições da história para a construção do amanhã". Ele destaca que o estudante deve pesquisar, refletir e delimitar o assunto:

— É importante que você se informe sobre esse evento histórico, até mesmo para evitar erros frequentes, como o de que, em 1822, o Brasil era uma colônia de Portugal, o que não é verdade. Desde 1815, o Brasil já havia sido elevado à condição de “reino” e não era mais, portanto, um Estado colonial. E você deve saber que o movimento da Independência é muito mais complexo do que um "brado retumbante ouvido às margens plácidas do rio Ipiranga" — diz.

Na segunda parte, a orientação é sobre a forma dissertativa-argumentativa, que é exigida no concurso de redação. Nessa modalidade, o autor procura convencer alguém de alguma coisa:

— Procure construir um texto coeso, em que o leitor consiga reconhecer seu percurso argumentativo. Não pule etapas e não dê grandes saltos. Pense no seu leitor: você precisa conduzi-lo pela mão. É importante que a leitura seja fluente, sem solavancos. Que o leitor não precise ficar indo e vindo no seu texto para entender o que você quer dizer — acrescenta.

No terceiro e último eixo, o consultor aborda a necessidade de formação de repertório, orientando o estudante onde encontrar os argumentos que dão sustentação à sua tese:

— Você deve procurar evitar desenvolvimentos muito superficiais ou muito banais, ou seu texto não se destacará. Suas leituras podem enriquecer as abordagens do tema e nelas você poderá encontrar, quem sabe, a pedra angular de seu texto — diz.

O texto completo com outras orientações que vão ajudar a desenvolver bem a redação pode ser encontrado aqui

 

IMPRIMIR | E-MAIL Compartilhar: Facebook | Twitter | Google+ | Pinterest