O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, assinou ato que impede a entrada de visitantes nas dependências da Casa enquanto estiverem em vigor no Distrito Federal as medidas temporárias de enfrentamento da emergência de saúde pública decorrente da pandemia de Covid-19.

Acessar notícias sobre o Senado no celular ou tablet ficou mais fácil. Basta instalar o aplicativo Senado Notícias, que disponibiliza o conteúdo produzido pelos veículos de comunicação do Senado. Pelo app também é possível acompanhar a programação da Rádio Senado e da TV Senado. Confira!

Projeto em Destaque é o podcast da Rádio Senado que disponibiliza informações sobre projetos de lei em análise no Senado, para que o cidadão possa entender melhor o conteúdo das propostas e sua repercussão.  A emissora disponibiliza outros conteúdos sobre literatura, música e notícias do Senado, entre eles a Voz do Brasil.

Glossário Legislativo

Bloco parlamentar

É um grupo de parlamentares de vários partidos constituído com, no mínimo, um décimo da composição da Casa. A bancada do bloco é comandada por um líder. Os líderes dos respectivos partidos que compõem o bloco perdem suas atribuições e prerrogativas regimentais, mas assumem, preferencialmente, as funções de vice-líder do bloco.

Entenda o Assunto

Fator 85/95

O fator 85/95, ou Regra 85/95 Progressiva de acordo com a Lei 13.183/2015, foi a opção proposta pelo governo federal ao fator previdenciário. O novo fator garante aposentadoria integral para quem se enquadrar nas novas regras.

O trabalhador pode se aposentar recebendo integralmente se a soma de sua idade mais o tempo de contribuição para o INSS alcançar o número 85 para mulheres, e 95, para homens.

Por exemplo, uma mulher de 55 anos de idade, que já tenha contribuído por 30 anos, pode se aposentar, pois a soma dos dois valores dá 85. O mesmo pode ser dito para um homem de 60 anos de idade e 35 anos de contribuição, cuja soma é igual a 95.

O critério progressivo ajusta os pontos necessários para obter a aposentadoria de acordo com a expectativa de sobrevida dos brasileiros.

Até 30 de dezembro 2018, para se aposentar por tempo de contribuição, sem incidência do fator, o segurado terá de somar 85 pontos, se mulher, e 95 pontos, se homem. A partir de 31 de dezembro de 2018, para afastar o uso do fator previdenciário, a soma da idade e do tempo de contribuição terá de ser 86, se mulher, e 96, se homem. A lei limita esse escalonamento até 2026, quando a soma para as mulheres deverá ser de 90 pontos e para os homens, 100.

Fonte: INSS

Atualizado em 11 de janeiro de 2015

Pesquisa Rápida
Matérias Legislativas

Pesquisa em todas informações que aparecem na página da matéria, como ementa, apelido, tramitação, descrição dos arquivos anexados, etc.


Exemplos de busca: PLS 50/1990, crimes hediondos, "rol dos crimes hediondos"

Assine a newsletter da Agência Senado
As principais notícias do Senado em boletins diários e semanais.
Banner Combate à Covid