O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, assinou ato que impede a entrada de visitantes nas dependências da Casa enquanto estiverem em vigor no Distrito Federal as medidas temporárias de enfrentamento da emergência de saúde pública decorrente da pandemia de Covid-19.
Acessar notícias sobre o Senado no celular ou tablet ficou mais fácil. Basta instalar o aplicativo Senado Notícias, que disponibiliza o conteúdo produzido pelos veículos de comunicação do Senado. Pelo app também é possível acompanhar a programação da Rádio Senado e da TV Senado. Confira!
Projeto em Destaque é o podcast da Rádio Senado que disponibiliza informações sobre projetos de lei em análise no Senado, para que o cidadão possa entender melhor o conteúdo das propostas e sua repercussão. A emissora disponibiliza outros conteúdos sobre literatura, música e notícias do Senado, entre eles a Voz do Brasil.
Bloco parlamentar
É um grupo de parlamentares de vários partidos constituído com, no mínimo, um décimo da composição da Casa. A bancada do bloco é comandada por um líder. Os líderes dos respectivos partidos que compõem o bloco perdem suas atribuições e prerrogativas regimentais, mas assumem, preferencialmente, as funções de vice-líder do bloco.
Fator 85/95
O fator 85/95, ou Regra 85/95 Progressiva de acordo com a Lei 13.183/2015, foi a opção proposta pelo governo federal ao fator previdenciário. O novo fator garante aposentadoria integral para quem se enquadrar nas novas regras.
O trabalhador pode se aposentar recebendo integralmente se a soma de sua idade mais o tempo de contribuição para o INSS alcançar o número 85 para mulheres, e 95, para homens.
Por exemplo, uma mulher de 55 anos de idade, que já tenha contribuído por 30 anos, pode se aposentar, pois a soma dos dois valores dá 85. O mesmo pode ser dito para um homem de 60 anos de idade e 35 anos de contribuição, cuja soma é igual a 95.
O critério progressivo ajusta os pontos necessários para obter a aposentadoria de acordo com a expectativa de sobrevida dos brasileiros.
Até 30 de dezembro 2018, para se aposentar por tempo de contribuição, sem incidência do fator, o segurado terá de somar 85 pontos, se mulher, e 95 pontos, se homem. A partir de 31 de dezembro de 2018, para afastar o uso do fator previdenciário, a soma da idade e do tempo de contribuição terá de ser 86, se mulher, e 96, se homem. A lei limita esse escalonamento até 2026, quando a soma para as mulheres deverá ser de 90 pontos e para os homens, 100.
Fonte: INSS
Atualizado em 11 de janeiro de 2015
Pesquisa em todas informações que aparecem na página da matéria, como ementa, apelido, tramitação, descrição dos arquivos anexados, etc.
Exemplos de busca: PLS 50/1990, crimes hediondos, "rol dos crimes hediondos"