Apresentação

Programa Jovem Senador é uma ação institucional do Senado que proporciona aos estudantes do ensino médio das escolas públicas a oportunidade de vivenciar a prática política parlamentar, por intermédio da simulação do trabalho legislativo dos senadores e senadoras.

A seleção dos participantes ocorre por meio de um concurso de redação realizado em parceria com as secretarias estaduais de educação, que mobiliza escolas, professores e alunos. Os autores das melhores redações de cada estado e do Distrito Federal se tornam os jovens senadores e senadoras do ano.

Em Brasília, os jovens senadores e senadoras participam da Semana de Vivência Legislativa e são orientados a atuar como representantes de seus estados durante as sessões plenárias e reuniões das comissões temáticas.

Ao final da semana, vários projetos de lei são apresentados e votados em sessão plenária. Assim, por meio de suas ideias legislativas, os jovens senadores e senadoras têm a possibilidade de intervir ativamente no ordenamento jurídico do nosso país, caso as propostas sejam aceitas pela Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa.

Quer se tornar um jovem senador ou senadora? Acesse senado.leg.br/jovemsenador, faça parte dessa história e participe da construção do Brasil de amanhã.

A árvore símbolo do Jovem Senador

Por que escolhemos uma árvore como símbolo do Jovem Senador?

Como um projeto que fala para os jovens e deseja que eles sejam a razão de sua existência, utilizar a árvore como símbolo do projeto sempre nos pareceu algo natural, um modo de associar o processo de educação e formação política à natureza de crescimento permanente e geradora de frutos das árvores.

Em várias culturas, a árvore é utilizada como símbolo da vida, representando a evolução permanente, a fonte do conhecimento. E é desse modo que vemos nossos jovens, a vida em ebulição, um caminho a percorrer, um mundo a conquistar. Nossa proposta é oferecer ferramentas que possibilitem ao aluno ser independente, um ser de pensamento autônomo, crítico e criativo.

A ideia de juventude está diretamente associada ao conceito de desenvolvimento, projetos que se estruturam e evoluem. A árvore nos remete a esses conceitos e vai além. Ela nos lembra de como precisamos ter raízes fortes para crescer, de como a educação pode gerar frutos, espalhar sementes, gerar conhecimento e construir um mundo melhor.

Se a árvore precisa de água, ar e luz para sobreviver, os jovens precisam de cuidado, atenção, estímulos e muito apoio. Esse crescimento, da árvore e dos jovens é baseado na transformação, nas relações que se estabelecem entre eles e o que está à sua volta. Implica em interação, troca, adaptações, aprendizado. Assim como a árvore, o jovem depende do ambiente onde está inserido para desenvolver-se, vislumbrar novos horizontes, atuar em prol do coletivo, aprender e interagir com o próximo, aceitar as diferenças, adaptar-se, transformar-se.

A árvore dá sombra, conforta, protege. Nela vemos espaço para encontros, e o Jovem Senador é antes de tudo um Encontro pela Educação Política dos jovens, pela sua formação cidadã, pelo seu crescimento enquanto ser pensante e político.

O conceito de juventude tem implícita a ideia de formação, de aprendizado, de busca pela identidade e a árvore é um símbolo capaz de expressar os ciclos da vida e a conexão com o processo de criação.  Ela pode representar a configuração do processo humano de desenvolvimento pessoal, da interação dinâmica entre os vários níveis da experiência a que somos expostos em todas as fases de nossa existência.

Uma árvore nasce da semente, precisa de cuidados até que possa ter o tronco forte, as raízes profundas e a copa frondosa. O crescimento demanda tempo, dedicação, cuidado. E não seria assim que deveríamos cuidar de nossos jovens? O que podemos fazer de melhor por eles do que dar a chance de conhecer novos mundos, trocar experiências, descobrir outras perspectivas, refletir, discutir, ouvir e ser capaz de enxergar no outro a sua própria identidade?

Se há algo que possamos fazer por uma sociedade mais humana e justa, é cultivar árvores e cuidar dos nossos jovens!

 

A marca

A logomarca surgiu em 2008, com a primeira edição do Concurso de Redação do Senado.  A criação tinha como conceito a ideia central de “conhecimento”, tanto sobre o funcionamento do Senado Federal quanto em relação ao olhar dos estudantes a respeito de temas relevantes para a sociedade e com uma reflexão sobre o exercício da cidadania.

A ideia da árvore foi um modo de associar o processo de educação e formação política à natureza de crescimento permanente e geradora de frutos.  Em várias culturas, a árvore é utilizada como símbolo da vida, representando a evolução permanente, e a analogia também remete a como a educação pode gerar frutos, espalhar sementes, produzir conhecimento e construir um mundo melhor.

Os galhos e as folhagens foram compostos por letras, que simbolizam a escrita e o conhecimento. Com um desenho vazado, fluido, buscou-se transmitir leveza, ao mesmo tempo em que se procurou remeter à tradição, identificando o Senado Federal. Para isso, decidiu-se por uma tipografia mais clássica: na primeira marca, as letras são da fonte Baskerville, criada há mais de 200 anos.

Entre os anos de 2008 e 2012, o desenho e a programação visual originais foram mantidos, mas a cada edição havia mudança na aplicação das cores e o tema da redação era publicado na marca.

Em 2013 a programação visual foi atualizada, mantendo o desenho da árvore, cuja identificação já havia sido consolidada. O nome síntese “Jovem Senador” e o respectivo ano de edição passaram a compor a peça. A fonte foi trocada para Helvetica, mais arredondada e moderna, e a combinação de cores tornou-se fixa. O azul é a cor do Senado e o laranja, uma cor vibrante, que transmite a modernidade e a jovialidade que se buscou com a mudança. Assim, o objetivo foi reduzir a formalidade e aproximá-la mais do público. O tema da redação deixou de integrar a marca, as informações ficaram sucintas e dispostas de maneira mais simplificada.

Assim, o símbolo foi definido adequando-se à essência do Jovem Senador: juventude e cidadania.

... segue alterando
somente o ano.


Em 2018 foram feitas algumas atualizações da marca, de forma a deixar a palavra "Senador" com tanto destaque quanto a palavra "Jovem":