Dicas e orientações para os professores.
Quer atualizar seus conhecimentos sobre Poder Legislativo, política, democracia e exercício da cidadania? Conheça os cursos on-line gratuitos do Instituto Legislativo Brasileiro (ILB) e oriente seus alunos na produção de textos vencedores.
Cursos sugeridos:
A primeira e mais importante etapa é realizada nas escolas e deve envolver todas as turmas das séries contempladas por este concurso.
Todo o material de divulgação e inscrição incluído no kit também está disponível aqui.
A divulgação pode ser feita em murais, pela afixação dos cartazes, ou até mesmo em apresentações coletivas sobre o concurso, com a apresentação do regulamento e do cronograma de atividades.
Recomenda-se que, caso haja várias turmas interessadas, debates e/ou atividades similares sejam organizados, sobre o tema do Jovem Senador, com uma consulta prévia à página do projeto e de outros sites relacionados ao conteúdo proposto.
O trabalho de coordenação do professor é a peça-chave para a sensibilização dos alunos e por isso a equipe organizadora deste concurso está disponível para tirar qualquer dúvida que possa surgir sobre o certame. Fale conosco!
A redação pode ser sempre enriquecida pelo caráter interdisciplinar, mediante enfoques históricos, geográficos, de direitos e deveres, do exercício político e fortalecimento da cidadania e outros pertinentes, a serem trabalhados previamente sob a orientação do professor.
Os estudos e as discussões deverão culminar com a atividade de redação, pelos alunos, em sala de aula. Atenção: a redação é obrigatoriamente manuscrita.
Além dos planos de aula disponibilizados pelo ILB, sugerimos também os materiais abaixo:
Após a etapa de produção dos textos em sala de aula, os professores serão responsáveis pela escolha de uma redação por turma.
A direção da escola deverá constituir uma comissão julgadora (a composição fica a critério de cada unidade de ensino) para escolher, entre todos os textos produzidos pelos alunos, aquele capaz de melhor representá-la.
As escolas, secretarias de estado ou quaisquer interessados poderão apresentar sugestões para uma próxima edição do Jovem Senador por meio do nosso Fale Conosco.
Para ver links úteis relacionados à atividade legislativa, cidadania e participação, clique aqui. |
---|