Na sala de aula

Dicas e orientações para os professores.

Professor,

Quer atualizar seus conhecimentos sobre Poder Legislativo, política, democracia e exercício da cidadania? Conheça os cursos on-line gratuitos do Instituto Legislativo Brasileiro (ILB) e oriente seus alunos na produção de textos vencedores.

Cursos sugeridos:

  • Política Contemporânea (60h)
  • O Poder Legislativo (40h)
  • Processo Legislativo (45h)

Sensibilização nas escolas

A primeira e mais importante etapa é realizada nas escolas e deve envolver todas as turmas das séries contempladas por este concurso.

Todo o material de divulgação e inscrição incluído no kit também está disponível aqui.

A divulgação pode ser feita em murais, pela afixação dos cartazes, ou até mesmo em apresentações coletivas sobre o concurso, com a apresentação do regulamento e do cronograma de atividades.

Recomenda-se que, caso haja várias turmas interessadas, debates e/ou atividades similares sejam organizados, sobre o tema do Jovem Senador, com uma consulta prévia à página do projeto e de outros sites relacionados ao conteúdo proposto.

O trabalho de coordenação do professor é a peça-chave para a sensibilização dos alunos e por isso a equipe organizadora deste concurso está disponível para tirar qualquer dúvida que possa surgir sobre o certame.  Fale conosco!

A redação pode ser sempre enriquecida pelo caráter interdisciplinar, mediante enfoques históricos, geográficos, de direitos e deveres, do exercício político e fortalecimento da cidadania e outros pertinentes, a serem trabalhados previamente sob a orientação do professor.

Os estudos e as discussões deverão culminar com a atividade de redação, pelos alunos, em sala de aula. Atenção: a redação é obrigatoriamente manuscrita.

 

Além dos planos de aula disponibilizados pelo ILB, sugerimos também os materiais abaixo:

  • Técnicas e didática para a educação cidadã. Veja os slides que o professor e servidor do Senado Federal, Paulo Ricardo dos Santos Meira, disponibilizou para o Jovem Senador. Ideias e sugestões para o trabalho em sala de aula, a fim de tornar a educação ainda mais atraente para os jovens e transformadora de realidades.
  • www.portaldoprofessor.mec.gov.br - plano de aula disponível no Portal do Professor (MEC) "Porque a política é importante para o jovem?".

      Escolha da redação...

      Após a etapa de produção dos textos em sala de aula, os professores serão responsáveis pela escolha de uma redação por turma.

      A direção da escola deverá constituir uma comissão julgadora (a composição fica a critério de cada unidade de ensino) para escolher, entre todos os textos produzidos pelos alunos, aquele capaz de melhor representá-la.

      As escolas, secretarias de estado ou quaisquer interessados poderão apresentar sugestões para uma próxima edição do Jovem Senador por meio do nosso Fale Conosco.

      Para ver links úteis relacionados à atividade legislativa, cidadania e participação, clique aqui.