Cursos on-line

O Instituto Legislativo Brasileiro (ILB) disponibiliza cursos on-line, gratuitos e bastante didáticos, com vídeos explicativos e sugestões de leituras complementares.
Vale a pena dar uma conferida!

Acesse a plataforma Saberes pelo endereço http://saberes.senado.leg.br.

Todos os cursos estão abertos para matrícula, sendo que os três cursos abaixo contam ainda com sugestões de planos de aula, disponíveis ao final de cada módulo, com o objetivo de auxiliar você, professor, no desenvolvimento de temas e conteúdos de interesse dos alunos, que estejam relacionados com o processo legislativo brasileiro e a participação cidadã na vida política do país.

Esperamos que você goste e seja nosso parceiro nessa proposta de educação política dos jovens brasileiros.

O Poder Legislativo

Processo Legislativo Federal

Políticas Contemporâneas

Carga horária: 40 horas

Carga horária: 45 horas

Carga horária: 60 horas

Introduz o tema Poder Legislativo Brasileiro e fornece dados básicos sobre o funcionamento do órgão e o processo legislativo. O conteúdo foi proposto pelo consultor legislativo do Senado Federal Carlos Escosteguy.

O curso, dividido em três módulos, compreendendo um total de 20 unidades, tem por objetivo proporcionar a todos os interessados noções sobre os Regimento Interno do Senado Federal e do Congresso Nacional, de forma a orientar e esclarecer sobre tramitação de proposições nessas instâncias legislativas.

Visa aprofundar os conhecimentos sobre as atividades parlamentares e contextualizar o papel do Poder Legislativo. Trata-se de um conteúdo mais denso e aprofundado, que foi elaborado pelos consultores legislativos do Senado Federal Caetano Ernesto Pereira de Araújo e Leany Barreiro de Sousa Lemos.

 

Informações gerais:

  • Cursos gratuitos e sem tutoria.
  • Após a inscrição, você terá 60 dias para completar todas as etapas do curso antes que a plataforma se feche.
  • Caso tenha interesse, pode se inscrever em mais de um curso disponível na plataforma, não há restrição para a matrícula.
  • Os certificados serão expedidos somente ao final, quando você concluir todos os módulos e as respectivas tarefas.