Ferramentas Pessoais
Acessar

Índice de Transparência do Poder Legislativo

Marca do Índice de Transparência do Poder Legislativo

O Índice de Transparência do Poder Legislativo (ITL) busca fomentar a transparência dos órgãos legislativos por meio de uma avaliação dos respectivos sites institucionais. Os indicadores de transparência atendem às exigências da Lei de Acesso à Informação (LAI), da Lei de Responsabilidade Fiscal e da Constituição Federal. Todavia, sua aplicação é prática e objetiva, permitindo um diagnóstico detalhado da qualidade da transparência legislativa.

O ITL permite a mensuração da transparência de todas as instituições do Poder Legislativo - o Senado Federal, a Câmara dos Deputados, as assembleias estaduais e Câmara Legislativa do DF e as câmaras municipais. A avaliação vai além de informações legislativas. Suas quatro dimensões são: Transparência Legislativa, Transparência Administrativa, Participação e Controle Social e Aderência à LAI. Cada dimensão recebe uma pontuação de acordo com a avaliação de quatro critérios: Totalidade, Prontidão, Atualidade e Série Histórica.

A aplicação do índice pode se dar de forma interna ou externa. Cada órgão legislativo pode fomentar a cultura de transparência por meio da autoavaliação promovida por uma aplicação interna. Ainda, a sociedade civil organizada pode utilizar o ITL para avaliar um órgão legislativo e propor melhorias na transparência pública.


Apresentação

Baixe aqui a Apresentação do ITL com breves explicações sobre sua origem, metodologia, composição, critérios e resultados. Assista e tenha uma compreensão geral e rápida sobre diversos aspectos do Índice.


Download do arquivo

Manual

Utilize o Manual do Índice de Transparência para para conhecer em detalhes como avaliar os critérios em todas as dimensões de transparência. É o documento mais completo para tirar dúvidas sobre a aplicação efetiva do ITL.

Download do arquivo

Planilha

Essa é a Planilha com os Índices, em dados abertos, na qual as avaliações são feitas. Para aplicar o ITL, basta baixar e preencher o documento conforme as informações disponíveis no site do órgão legislativo.


Download do arquivo

Relatório de Aplicação

O ITL já possui experiências de utilização de sucesso. Conheça os resultados da aplicação do ITL no Senado Federal em 2018 e na Câmara Legislativa do Distrito Federal em 2017.


Relatório Senado | Relatório CLDF