Walter Pinheiro quer votação do projeto que cria cotas em universidades — Rádio Senado

Walter Pinheiro quer votação do projeto que cria cotas em universidades

LOC: O SENADOR WALTER PINHEIRO, DO PT BAIANO, PEDIU AGILIDADE NA VOTAÇÃO DO PROJETO QUE CRIA O SISTEMA DE COTAS NAS UNIVERSIDADES FEDERAIS.  

LOC: JÁ O SENADOR ALOYSIO NUNES FERREIRA, DO PSDB DE SÃO PAULO, AVALIA QUE A MATÉRIA AINDA PRECISA SER DISCUTIDA COM MAIS PROFUNDIDADE PELA CASA. REPÓRTER CELSO CAVALCANTI.  

(Repórter) O projeto de cotas reserva 50% das vagas nas universidades federais para alunos que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas. Esse percentual deverá, ainda, beneficiar negros, pardos e índios, conforme a proporção desses grupos em cada estado do país. A matéria chegou a ser incluída na ordem do dia do Plenário nas últimas sessões deliberativas de julho, mas um entendimento entre as lideranças partidárias definiu que ela seria levada a votação no atual esforço concentrado promovido pelos senadores. Nesta terça-feira o senador Valter Pinheiro disse que o projeto faz justiça social e que já recebeu inclusive manifestação favorável do Supremo, por isso ele cobrou sua rápida votação pelo plenário do Senado. 

(Walter Pinheiro) Já sobejamente bem discutida nesta casa, com uma posição uma matéria até já definida na sua chamada etapa inicial pela suprema corte desse país, e é uma forma de na realidade caminharmos na direção do atendimento para milhões e milhões de brasileiros que precisam nesse momento conhecer inclusive a lógica da reparação. Portanto não é nenhum favor 

(Repórter) Já o senador Aloysio Nunes Ferreira se mostrou contrário ao modelo de cotas proposto pelo texto, por segundo ele instituir uma regra única para todas as universidades federais do país. 

(Aloysio Nunes Ferreira) Penso que esse projeto como está redigido fere a autonomia da universidade. O que o Supremo decidiu é que é que estava dentro do âmbito da autonomia da Universidade de Brasília estabelecer um sistema de cotas que ela mesma elaborou. Aqui o que se quer fazer é impor um modelo único para toda universidade de todas as escolas técnicas brasileiras, ao arrepio do princípio da autonomia didática, financeira, operacional e administrativa das universidades. 

(Repórter) O projeto de cotas já foi aprovado pela Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania, e também pela Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa. 

LOC: NESTA TERÇA-FEIRA, REPRESENTANTES DO CONSELHO NACIONAL DE PROMOÇÃO DA IGUALDADE RACIAL, LIGADO À PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA, E DE ENTIDADES DE DEFESA DA EDUCAÇÃO E DA IGUALDADE RACIAL, ACOMPANHADOS DO SENADOR PAULO PAIM, DO PT GAÚCHO, ENTREGARAM AO PRESIDENTE DO SENADO, JOSÉ SARNEY, UMA MANIFESTAÇÃO DE APOIO AO PROJETO QUE INSTITUI O SISTEMA DE COTAS NAS UNIVERSIDADES FEDERAIS.
07/08/2012, 08h05 - ATUALIZADO EM 07/08/2012, 08h05
Duração de áudio: 01:59
Ao vivo
00:0000:00