Doenças mais importantes

Da Redação | 25/10/2004, 00h00

Raiva - O vírus é transmitido por cão, gato, primatas, cavalo e morcego, tanto pela mordida quanto pela saliva, se esta entrar em contato com mucosas ou lesão da pele. Em caso de mordida, procure um posto de saúde para tomar as vacinas, pois sem elas a doença mata em 100% dos casos. O cão raivoso perde o apetite, baba muito, anda sem rumo e tem crises de furor durante as quais morde as pessoas ou outros animais. 

Doenças de pele
- São as mais transmitidas por cães e gatos, por meio dos pêlos e da saliva, que também geram problemas alérgicos. Sarna e as micoses são transmitidas por cão, gato, coelho e cavalo, pelo contato direto com o animal doente. Para prevenir, mantenha limpos o animal e o local onde ele fica. Se apresentar coceiras ou queda de pêlos, leve-o ao veterinário.

Brucelose - Transmitida por vacas, cabras, porcos e cães, por meio das secreções vaginais, fetos e restos de parto, ou pela ingestão de leite cru ou queijo fresco provenientes de animais contaminados. Os machos contagiam as fêmeas no acasalamento. 

Leptospirose - Transmitida pela urina ou pela água contaminada com urina de ratos e cães. As leptospiras, que provocam a doença, penetram nas mucosas, ferimentos da pele ou pela ingestão da água contaminada. É comum aparecerem surtos de leptospirose em épocas de enchentes. 

Toxoplasmose - Provocada por parasita que se aloja no intestino dos felinos, chega ao homem pelo contato com as fezes do animal. Também pode ser adquirida pela ingestão de carne crua ou mal cozida e leite cru. As gestantes devem ter cuidado, pois o parasita pode chegar ao feto provocando aborto e má-formação. 

Criptococose
- O fungo pode ser transmitido por cão, gato, ovinos, primatas e pombos, por meio da aspiração do pó com o criptococo. Não deixe que os pombos façam ninhos no forro de sua casa e, se for limpar os excrementos, use máscara. 

Larva migrans
- Conhecida como bicho geográfico, é adquirida pelas fezes dos cães, principalmente na praia, escolas, parquinhos ou casas onde possa haver areia contaminada. Caso você crie cães, não deixe que evacuem nas praias. Recolha as fezes dos gramados, parques e calçadas. 

Vermes - Podem ser transmitidos pelas fezes e lambidas de cães e gatos. O contágio também pode ser pela contaminação da água e alimentos com os quais os animais tenham tido contato, ou ainda pela areia contaminada com fezes. Os animais eliminam ovos de vermes que ficam aderidos aos pêlos. As pulgas fazem parte do ciclo de transmissão, e a ingestão acidental de pulgas ou ovos leva à contaminação.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)