Atenção com outros animais que entram em casa sem convite

Da Redação | 25/10/2004, 00h00

Animais como morcegos, pombos e escorpiões, também encontrados nas cidades, são uma porta de entrada para males como raiva, problemas respiratórios e intoxicações. Veja o que fazer nesses casos:

Morcego
- Os que são encontrados em ambientes urbanos se alimentam, geralmente, de frutos. Mesmo assim podem transmitir a raiva. Não tente agarrá-los ou matá-los. Chame o centro de controle de zoonose de sua cidade, que fará a captura dos animais. Use telas nas janelas para impedir que entrem na casa. 

Pombos
- A proximidade com as aves pode causar problemas dermatológicos, como sarna, micose e alergias. Fungos presentes nas fezes do animal podem causar a criptococose. A ingestão de alimentos contaminados pelas fezes pode causar infecções intestinais. Nunca alimente pombos e, na existência das aves perto de sua moradia, peça orientação à Secretaria de Meio Ambiente para saber como proceder. 

Escorpiões - Para combatê-los, limpe os locais em que podem se alojar, como caixas de inspeção de água, esgoto, eletricidade e telefone. Eles gostam de lugares úmidos. A pessoa que tenha sido picada deve procurar imediatamente atendimento médico. O sintoma mais comum é dor intensa. 

Com consultoria de Christine Souza Martins, médica-veterinária, professora da Faculdade de Agronomia e Medicina Veterinária da Universidade de Brasília (UnB).

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)