Ao analisar os dados de atendimentos da Ouvidoria do Senado Federal, o Ouvidor-Geral, senador Plínio Valério (PSDB-AM), afirmou que em 2022 o órgão continuará trabalhando para ampliar a participação da população nas decisões do Senado.
Destaques Notícias
Como Ouvidor-Geral do Senado, o senador Plínio Valério (PSDB-AM) adotou três projetos de Lei sugeridos por cidadãos à Ouvidoria do Senado
Nesta quarta-feira (16), é comemorado o Dia Nacional do Ouvidor, estabelecido por uma lei aprovada pelo Congresso há 10 anos. A Ouvidoria do Senado foi criada em 2011 para ser um canal direto de comunicação da sociedade com o Senado Federal.
A partir da próxima segunda-feira (04/04), a Ouvidoria do Senado Federal retoma o horário tradicional de atendimento, que havia sido reduzido durante a pandemia. A partir das 8h da manhã até às 19h, os cidadãos poderão entrar em contato pelo 0800 061 2211, exceto em feriados e pontos facultativos.
Em entrevista ao programa Cidadania, da TV Senado, o ouvidor-geral do Senado, senador Plínio Valério (PSDB-AM), e o ouvidor nacional do Ministério Público, conselheiro Engels Muniz, explicaram os termos do acordo e como o atendimento ao público poderá ser aprimorado de forma que os cidadãos possam ter a garantia de que suas demandas serão ouvidas e devidamente respondidas pelos órgãos.
40 colaboradores da Ouvidoria do Senado receberam um treinamento especial para identificar e tratar demandas relacionadas a fake news no atendimento ao cidadão. O encontro foi promovido pela Secretaria de Comunicação do Senado e faz parte do protocolo de intenções firmado com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para enfrentar a desinformação no âmbito da Justiça eleitoral.
Nesta terça-feira (18), a Ouvidoria do Senado Federal se juntou aos órgãos da Casa nas comemorações do movimento internacional de conscientização para a detecção precoce do câncer de mama, o Outubro Rosa.
O Senado Federal e o Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios (TJDFT) assinaram na tarde da última quinta-feira (1º) um acordo de cooperação técnica para a estruturação e o funcionamento de rede de relacionamento entre as ouvidorias da Casa e do TJDFT. O propósito é ampliar o acesso a essas ouvidorias.
As atenções da população foram voltadas para o Senado marcada pela posse dos parlamentares eleitos, eleição da Mesa e abertura dos trabalhos legislativos
As principais demandas abordaram temas como dados do parlamentar, postura parlamentar, políticas públicas sociais, CPIs, Seguridade Social, Previdência, trabalho e emprego.
Atendimentos ao telefone e o constante batucar nas teclas dos computadores fazem o som ambiente da sala.
Nos primeiros meses deste ano, a Ouvidoria do Senado Federal já recebeu e atendeu 10.579 demandas de cidadãos, entre ligações e formulários preenchidos e envios pela internet.
A Ouvidoria do Senado Federal celebrou seu 13º aniversário com um evento de inauguração de placas em homenagem aos ex-ouvidores. A cerimônia contou com a presença do Ouvidor-Geral do Senado, senador Plínio Valério (PSDB-AM), do vice-presidente do Senado, Veneziano Vital do Rêgo (MDB-PB), senadores e ex-senadores que foram ouvidores, diretores da Casa e outras autoridades.