Em 2022 vamos ampliar ainda mais a participação popular no Senado, afirma Ouvidor-Geral Plínio Valério
Ao analisar os dados de atendimentos da Ouvidoria do Senado Federal, o Ouvidor-Geral, senador Plínio Valério (PSDB-AM), afirmou que em 2022 o órgão continuará trabalhando para ampliar a participação da população nas decisões do Senado.
Em todo o ano de 2021, foram recebidas por meio do 0800 e dos formulários web da Ouvidoria um total de 41.600 manifestações de cidadãos de todo o Brasil. Desse total, foram 25.094 ligações por meio do 0800 da Ouvidoria e 16.506 manifestações recebidas via formulários web, todas tratadas e respondidas pela equipe do pós-atendimento.
O 0800 corresponde a 60,32% das demandas recebidas pela Ouvidoria. Por meio do canal, o órgão recebeu, por exemplo, a SUG 17/2019, sugestão de projeto de lei encaminhada por um cidadão e que hoje tramita na Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa do Senado (CDH). A proposta prevê o fim da cobrança de INSS para aposentados.
Mesmo durante a pandemia, em escala reduzida, a Ouvidoria não deixou de receber as manifestações dos cidadãos, registrando inclusive um aumento no número de participações de cidadãos, em comparação com anos anteriores.
“Ser Ouvidor tem me permitido conhecer os anseios de todo o país e isso tem sido gratificante, um trabalho que faço com muita responsabilidade. Nosso compromisso é estar cada vez mais próximo dos cidadãos. E é aqui, pela Ouvidoria, que possibilitamos esse canal de diálogo aberto. Seja para ouvir reclamações, sugestões, elogios e críticas. É com a voz do cidadão que devemos construir nosso trabalho”, destacou o Ouvidor.
A coordenadora-geral da Ouvidoria, Margarett Cabral, destaca ainda que o órgão está aberto para receber sugestões de projetos de lei, além de participações em audiências públicas. “O cidadão entrando em contato conosco pelo site ou pelo 0800 061 2211 nós cuidaremos de sua demanda”, ressaltou.