Pesquisa sobre a liberação da maconha no Brasil revela que 57% apoiam a legalização para fins medicinais e, para 42%, a maconha deve continuar totalmente proibida. A proposta de liberação foi uma sugestão popular (SUG 8/2014), que obteve mais de 20 mil apoios no e-Cidadania.
Pesquisas
Pesquisa do DataSenado registrou queda do número de brasileiros que acham que a própria condição econômica vai melhorar: de 51%, em dezembro de 2013, para 41% em julho de 2014. Sobre a sensação de bem-estar, aumentou de 23% para 29% o número de pessoas que declararam piora.
Pesquisa do DataSenado sobre a participação da mulher na política brasileira, realizada em parceria com a Procuradoria Especial da Mulher, aponta que para a maioria o sexo do candidato não influencia na hora de votar. 79% já votaram em alguma mulher para ocupar um cargo político.
Pesquisa do DataSenado avalia opinião de cidadãos sobre a qualidade da internet banda larga nas cidades brasileiras com menor acesso à internet e o nível de conhecimento sobre o chamado Programa Nacional da Banda Larga, que leva acesso à internet às regiões mais carentes.
Resultados de pesquisa realizada pelo DataSenado semestralmente indicam que, pela primeira vez, corrupção é considerada a maior preocupação dos brasileiros, Em seguida, aparecem a segurança pública e saúde. 67% acreditam que o Senado pode ajudar muito a resolver essas preocupações.
Pesquisa do DataSenado concluiu que 65% dos brasileiros já ouviram falar sobre auxílio-reclusão, enquanto 35% afirmaram não conhecer, nem de ouvir falar, o termo auxílio-reclusão.
O DataSenado realiza pesquisa nacional inédita, em parceria com a Universidade de Columbia, dos EUA, que revelou um brasileiro tão consciente e preocupado com o meio ambiente que prefere até a pagar mais na conta de luz para ter energia limpa, como a eólica e a solar, por exemplo.
Pesquisa realizada pelo DataSenado revela que a maioria dos brasileiros - 59% - sabe que a Reforma Política está em discussão no Congresso. Também maioria expressiva - 80% dos 1.100 entrevistados em todo o Brasil - considera que a reforma trará vantagens ao país.
Resultados de pesquisa semestral, “O cidadão e o Senado Federal”, indicam um brasileiro menos otimista em relação ao futuro, mas confiante no papel do Senado para ajudar suas maiores preocupações. Maioria acredita que a própria condição econômica deve piorar no próximo semestre.
Pesquisa nacional do DataSenado revela que 98% dos brasileiros sabem da existência do Estatuto da Criança e do Adolescente, mas 69% consideram-se mal informados sobre os direitos previstos nele e 54% ainda avaliam que o Estatuto ajuda pouco na proteção de crianças e adolescentes.
A sexta rodada da série histórica sobre violência doméstica e familiar contra a mulher revela que cem por cento das brasileiras sabem da existência da Lei Maria da Penha. Porém, parcela expressiva ainda se sente desrespeitada, e uma em cada cinco já sofreu algum tipo de violência.
Pesquisa do DataSenado, com bolsistas e ex-bolsistas, avalia o programa em relação a qualidade de ensino das instituições estrangeiras, a possibilidade de transferência de conhecimento adquirido, o processo seletivo e mecanismos de acompanhamento e controle do programa.
O DataSenado avaliou a percepção de cidadãos sobre a violência contra a juventude negra. Para 71%, os negros são as grandes vítimas no país. 64% acreditam que as vítimas têm entre 13 e 24 anos e 43% responderam que pessoas de cor branca cometem a maioria dos atos de violência.
Pesquisa realizada pelo DataSenado, em setembro/outubro, novamente, aponta majoritário apoio à reforma política e pressa nas mudanças - 91% dos entrevistados defendem que novas regras tenham validade já nas eleições de 2016.
A última edição da pesquisa “O cidadão e o Senado Federal” constatou que a corrupção, além de maior preocupação dos brasileiros, também registrou aumento em relação ao levantamento anterior. A saúde ficou em segundo lugar, seguida pela segurança pública, que registrou queda.
Pesquisa sobre as manifestações de rua que ocorreram em março de 2016 revela que combate à corrupção e apoio ao impeachment da presidente da República foram os principais motivos que levaram cidadãos às ruas. A maioria acredita que as manifestações ajudam a melhorar o país.
Pesquisa aplicada pelo DataSenado, em parceria com a Procuradoria da Mulher do Senado, investiga a experiência de candidatas e candidatos nas eleições de 2012 e 2014. A pesquisa foi realizada para comemorar os dois anos do lançamento da campanha “Mais mulheres na política”.
Pesquisa semestral do DataSenado revelou que os brasileiros estão menos pessimistas em relação ao futuro. Na pesquisa anterior, 40% avaliaram que sua condição econômica iria piorar nos próximos seis meses. Na mais recente pesquisa, esse índice caiu para 28%.
Pesquisa do DataSenado, realizada com paratletas brasileiros, revela que 95% acreditam que a Paralimpíada no Rio de Janeiro vai incentivar a pratica de esportes das pessoas com deficiência. 62% confiam que o Brasil estará entres os três primeiros no quadro geral de medalhas.
Pesquisa inédita do DataSenado, realizada em parceria com o Observatório da Mulher do Senado, apresenta um panorama das equipes, treinamento e dificuldades no trabalho das Delegacias Especializadas no Atendimento à Mulher (DEAMs).