Pesquisas

Conhecer direitos e ter rede de apoio são pontos de partida para denunciar agressão e interromper ciclo de violência Conhecer direitos e ter rede de apoio são pontos de partida para denunciar agressão e interromper ciclo de violência

Pesquisa qualitativa “Aprofundando o Olhar sobre o Enfrentamento à Violência contra as Mulheres”, realizada pelo Observatório da Mulher contra a Violência (OMV) em conjunto com o Instituto de Pesquisa DataSenado, aponta que serviços de apoio a mulheres vítimas de violência e campanhas de esclarecimento sobre os direitos das mulheres têm permitido que mais brasileiras reconheçam e denunciem agressões sofridas no ambiente doméstico.

Estrutura e investimento para prática de esportes paralímpicos no Brasil continuam insuficientes mesmo após país sediar Paralimpíada, avaliam paratletas Estrutura e investimento para prática de esportes paralímpicos no Brasil continuam insuficientes mesmo após país sediar Paralimpíada, avaliam paratletas

Grande vitrine do esporte praticado por pessoas com deficiência, a Paralimpíada Rio 2016 aumentou o interesse do brasileiro por modalidades adaptadas e levou mais pessoas a superar limitações físicas e praticar esportes. Essa impressão é compartilhada por mais da metade dos 607 paratletas ouvidos na pesquisa “Paratletas e o Esporte Paralímpico no Brasil”, realizada pelo DataSenado em parceria com o gabinete do Senado Romário (PODE/RJ).

Pesquisa nacional avalia pacote de medidas anticrime Pesquisa nacional avalia pacote de medidas anticrime

DataSenado realiza pesquisa sobre os projetos de lei que juntos constituem o pacote de medidas anticrime. Resultados mostram que as propostas apresentadas são conhecidas e aprovadas pela maioria dos brasileiros.

Brasileiros reconhecem o direito ao refúgio Brasileiros reconhecem o direito ao refúgio

O DataSenado realizou pesquisa de opinião para ouvir a população sobre suas percepções e opiniões sobre refugiados. Resultados indicam que a maioria dos respondentes acreditam que pessoas têm o direito de se refugiar para escapar de guerras e de perseguição.

Violência contra a mulher: agressões cometidas por ‘ex’ aumentam quase 3 vezes em 8 anos Violência contra a mulher: agressões cometidas por ‘ex’ aumentam quase 3 vezes em 8 anos

Resultados da Pesquisa Nacional sobre Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher indicam aumento de agressões cometidas por ex-companheiros. O estudo é realizado pelo DataSenado a cada 2 anos desde 2005, antes mesmo da aprovação da Lei Maria da Penha. Neste ano, a sondagem integra o conjunto de iniciativas do Senado Federal no contexto da campanha da ONU “16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres”.

Epidemia diminui renda de brasileiros Epidemia diminui renda de brasileiros

O Instituto de Pesquisa DataSenado realizou pesquisa de opinião nacional para ouvir os brasileiros sobre a epidemia do coronavírus no país. Resultados mostram que a crise afetou a renda da maioria da população.

Brasileiros acreditam que número de contaminados é maior que o noticiado Brasileiros acreditam que número de contaminados é maior que o noticiado

Na terceira rodada de pesquisa nacional sobre o coronavírus, o DataSenado ouviu a opinião dos brasileiros sobre as crises econômica e de saúde causadas pela pandemia. Os resultados também trazem informações sobre o apoio da população a projetos aprovados pelo Congresso Nacional para enfrentamento do cenário atual.

Brasileiros apoiam a proposta de adiamento do ENEM 2020 Brasileiros apoiam a proposta de adiamento do ENEM 2020

Pesquisa nacional mostra apoio dos brasileiros ao PL 1277/2020, que adia provas de ingresso no ensino superior, como o ENEM, em períodos de calamidade pública ou de comprometimento da atividade normal das instituições de ensino do país.