Ferramentas Pessoais
Acessar

DataSenado aponta importância das cotas para as candidaturas femininas

Pesquisa aplicada pelo DataSenado, em parceria com a Procuradoria da Mulher do Senado, investiga a experiência de candidatas e candidatos nas eleições de 2012 e 2014. A pesquisa foi realizada para comemorar os dois anos do lançamento da campanha “Mais mulheres na política”.
10/06/2016 09:00
DataSenado aponta importância das cotas para as candidaturas femininas

Instituto DataSenado

Primeira pesquisa feita com candidatas e candidatos revela que 44% das candidaturas femininas são atribuídas à ação dos partidos. Em contrapartida 80% das candidaturas masculinas ocorrem por iniciativa própria. Os dados são de pesquisa de opinião pública realizada pelo DataSenado, em parceria com a Procuradoria da Mulher e com a Ouvidoria do Senado, para investigar a experiência de candidatas e candidatos nas eleições de 2012 e 2014. A pesquisa foi aplicada em comemoração à passagem de dois anos do lançamento da campanha “Mais mulheres na política” pelo Congresso Nacional e pelo TSE e é a primeira no gênero feita no Brasil.

O objetivo principal da sondagem foi tentar identificar fatores que têm resultado na já conhecida baixa representatividade das mulheres nos cargos eletivos no país, e que poderão influenciar os resultados do próximo pleito municipal, em outubro.

Como se sabe, considerando juntas as eleições de 2012 e de 2014, apenas 21% dos candidatos eram do sexo feminino. Esse percentual não reflete a proporção de mulheres na população brasileira, que é de 50,64%.

Assim, o DataSenado selecionou uma amostra de abrangência nacional de 1.287 pessoas que concorreram nas eleições municipais de 2012 ou nas eleições gerais de 2014, e coletou informações desses candidatos e candidatas em entrevistas telefônicas realizadas entre 23 de fevereiro e 4 de março de 2016.

Os resultados ora apresentados complementam levantamento feito pelo Instituto em 2014, com toda a população. Naquela ocasião, investigou-se o interesse e as expectativas da mulher brasileira acerca da atividade política. Com a presente pesquisa, podem ser comparadas tais expectativas com descobertas na prática daquelas que de fato concorreram em eleições.registrado em:

registrado em: , ,