Ferramentas Pessoais
Acessar

Publicações DataSenado

Publicações realizadas pelo DataSenado

Delineamento amostral das pesquisas DataSenado

Esta nota técnica apresenta a nova metodologia amostral usada pelo Instituto de Pesquisa DataSenado nas pesquisas de opinião realizadas por meio de telefone, implementada a partir de novembro de 2019. O documento fornece as referências necessárias para a correta análise desses dados, o que implica em considerar o delineamento amostral complexo no cálculo das estimativas, a fim de obter resultados não viesados e margens de erro para cada uma das perguntas feitas nos levantamentos. O rigor científico adotado pelo DataSenado visa romper a abordagem simplista em pesquisas de opinião que, normalmente, reportam sua variabilidade numa única margem de erro, ignorando o delineamento amostral efetivamente levado a efeito e supondo cenários irreais. Ao considerar o delineamento amostral complexo no cálculo das estimativas e das margens de erro individuais, o DataSenado fornece aos seus leitores instrumentos precisos para tomadas de decisões.

Livreto Institucional DataSenado

Conheça um pouco da história do Instituto de Pesquisa DataSenado, a missão, os tipos de levantamentos feitos junto à população brasileira, os temas pesquisados e as metodologias adotadas.

O Legislativo Brasileiro: funcionamento, composição e opinião pública

Os temas que norteiam os trabalhos dessa coletânea analisam elementos que caracterizam o Legislativo e seu desempenho nos vários níveis, e os aspectos que concorrem para a formação de sua imagem pública. Em específico, são três os temas priorizados pelas reflexões desenvolvidas: a composição e funcionamento dos legislativos em sistemas subnacionais de âmbito estadual e local, a dinâmica de migrações partidárias, e a imagem do Parlamento, da forma como percebida ao longo do tempo pela opinião pública, e da forma como constituída pela mídia impressa. Essa coletânea é resultado de reflexões originalmente realizadas ao longo do ano de 2004, desenvolvidas no âmbito do convênio entre o Senado Federal e o CESOP - Centro de Estudos de Opinião Pública - da Universidade de Campinas.

Mais Mulheres na Política: Retrato da sub-representação feminina no poder

Este trabalho analisa a participação das mulheres nas eleições de 1998 a 2014, incluindo também informações sobre o pleito municipal de 2016. O estudo foi realizado pelo DataSenado em parceria com a Procuradoria Especial da Mulher, a consultoria do Senado e o Tribunal Superior Eleitoral, que forneceu os dados eleitorais brasileiros.