Publicações DataSenado

Publicações realizadas pelo DataSenado

Métodos de pesquisas do DataSenado apresentado em congresso de estatística

O DataSenado desenvolveu, ao longo de seus 18 anos de existência, método de pesquisa e amostragem totalmente probabilístico que permite inferências precisas com margens de erro controladas. Esse método foi apresentado na VI ESAMP - Escola de Amostragem e Métodos de Pesquisa, ocorrido de 16 a 18 de novembro na UNICAMP. 
Método: PDF | Apresentação: PDF / HTML

Diagnóstico da Insegurança Alimentar no Brasil

Para subsidiar os trabalhos da CDH durante o primeiro semestre de 2023, o DataSenado propôs aplicar, em âmbito nacional, a elaboração de diagnóstico da insegurança alimentar, visando criar séries históricas e indicadores que viabilizem a compreensão da realidade da população brasileira em relação ao acesso regular e permanente a alimentos de qualidade e em quantidade suficiente para determinar a efetividade das políticas públicas de combate à fome.

Educação em Tempos de Pandemia

Para avaliar a o cenário da educação brasileira durante a pandemia, foram analisados dados do Censo Escolar, da Sinopse Estatística da Pesquisa Resposta Educacional à Pandemia de COVID-19 e dos Indicadores Educacionais da Educação Básica: Taxa de Rendimento e Taxa de Distorção Idade-série do Inep. Também foram analisados os dados da Pesquisa Nacional por Amostra por Domicílio Contínua – PNAD Contínua e da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios – PNAD COVID19, ambas do IBGE.

Pandemia no Brasil - Retrospectiva 2020

No ano de 2020, marcado pela pandemia do novo coronavírus SARS-CoV-2, o DataSenado realizou pesquisas telefônicas com amostras representativas da população brasileira para analisar como a pandemia impactou a vida dos brasileiros e a percepção da opinião pública sobre a atuação do Parlamento para minimizar os prejuízos causados pela crise.

Delineamento amostral das pesquisas DataSenado

Este documento detalha o delineamento amostral usado pelo DataSenado em pesquisas de opinião pública por telefone. Implementado em 2019, o delineamento permite obter estimativas não viesadas e margens de erro individuais ao considerar a complexidade do estudo nos cálculos. Assim, evita-se a abordagem simplista de reportar, erroneamente, uma única margem de erro máxima para as pesquisas, como se fossem amostras aleatórias simples, o que raramente é o caso. Ao considerar o delineamento amostral complexo em suas estimativas e margens de erro, o DataSenado fornece instrumentos precisos para tomadas de decisões.


Mulheres e seus temas emergentes

O Instituto de Pesquisa DataSenado, em parceria com o Observatório da Mulher contra a Violência, realizou, em 2019, a oitava edição da Pesquisa Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher. A partir de entrevistas a uma amostra representativa da população feminina do Brasil com mais de 16 anos de idade, verificou que 27% dessas mulheres declararam ter sofrido algum tipo de violência doméstica ou familiar em algum momento da vida. E que 5% das mulheres entrevistadas haviam sofrido algum tipo de violência doméstica nos últimos 12 meses.


Livreto Institucional DataSenado

Conheça um pouco da história do Instituto de Pesquisa DataSenado, a missão, os tipos de levantamentos feitos junto à população brasileira, os temas pesquisados e as metodologias adotadas.

Capa do Livro - O Legislativo Brasileiro

O Legislativo Brasileiro: funcionamento, composição e opinião pública

Essa coletânea analisa os elementos que caracterizam o Legislativo e seu desempenho, bem como os aspectos que concorrem para a formação de sua imagem pública. Os temas abordados são: a composição e funcionamento dos legislativos em sistemas subnacionais de âmbito estadual e local, a dinâmica de migrações partidárias, e a imagem do Parlamento, Este trabalho é resultado de reflexões originalmente realizadas ao longo de 2004, no âmbito do convênio entre o Senado Federal e o Centro de Estudos de Opinião Pública - da Universidade de Campinas.

Mais Mulheres na Política: Retrato da sub-representação feminina no poder

Este trabalho analisa a participação das mulheres nas eleições realizadas entre 1998 e 2014, incluindo também informações sobre o pleito municipal de 2016. O estudo foi realizado pelo DataSenado, Procuradoria Especial da Mulher, a consultoria do Senado e o Tribunal Superior Eleitoral, que forneceu os dados eleitorais brasileiros.

Capa_Qualidade_Acesso_Internet.jpg

Qualidade de Acesso à Internet nos Domicílios do Brasil

Levantamento do DataSenado estima que 32 milhões de estudantes brasileiros passaram a ter aulas remotas em razão das medidas adotadas no combate à pandemia causada pelo novo coronavírus. Este estudo avaliou a qualidade do acesso à internet nos domicílios do país a partir dos dados mais recentes disponíveis (2018) da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua – PNADC TIC, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística - IBGE.

BoletimCovid.JPG

Pesquisas de opinião relacionadas ao novo coronavírus

Este documento compila dados de pesquisas de opinião realizadas por grandes institutos de pesquisa em diferentes países sobre a percepção e o comportamento dos indivíduos diante da pandemia causada pelo vírus SARS-CoV-2.

Estatísticas sobre Emprego e Desemprego

Este boletim apresenta um estudo sobre a força de trabalho brasileira com base nos dados mais recentes disponíveis (2018) da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua – PNADC TIC, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística - IBGE

Tabagismo no Brasil

Material de apoio para audiência pública destinada a instruir o PLS 769/2015, que "veda a propaganda de cigarros ou qualquer outro produto fumígeno e o uso de aditivos que confiram sabor e aroma a estes produtos, bem como estabelece padrão gráfico único das embalagens de produtos fumígenos". Evento realizado na Comissão de Transparência, Governança, Fiscalização e Controle e Defesa do Consumidor do Senado Federal em 21 de novembro de 2018.