Publicações DataSenado

Publicações realizadas pelo DataSenado

Pandemia no Brasil - Retrospectiva 2020

No ano de 2020, marcado pela pandemia do novo coronavírus SARS-CoV-2, o DataSenado realizou pesquisas telefônicas com amostras representativas da população brasileira para analisar como a pandemia impactou a vida dos brasileiros e a persepção da opinião pública sobre a atuação do Parlamento para minimizar os prejuízos da crise.

Delineamento amostral das pesquisas DataSenado

Este documento trata do delineamento amostral usado pelo DataSenado em pesquisas de opinião pública realizadas via telefone. Implementado em novembro de 2019, o delineamento permite obter estimativas não viesadas e margens de erro individuais ao considerar a complexidade do estudo nos cálculos. Assim, evita-se a abordagem simplista de reportar, erroneamente, uma única margem de erro máxima para as pesquisas, como se fossem amostras aleatórias simples, o que raramente é o caso. Ao considerar o delineamento amostral complexo em suas estimativas e margens de erro, o DataSenado fornece instrumentos precisos para tomadas de decisões.


Livreto Institucional DataSenado

Conheça um pouco da história do Instituto de Pesquisa DataSenado, a missão, os tipos de levantamentos feitos junto à população brasileira, os temas pesquisados e as metodologias adotadas.

O Legislativo Brasileiro: funcionamento, composição e opinião pública

Os temas que norteiam os trabalhos dessa coletânea analisam elementos que caracterizam o Legislativo e seu desempenho nos vários níveis, e os aspectos que concorrem para a formação de sua imagem pública. Em específico, são três os temas priorizados pelas reflexões desenvolvidas: a composição e funcionamento dos legislativos em sistemas subnacionais de âmbito estadual e local, a dinâmica de migrações partidárias, e a imagem do Parlamento, da forma como percebida ao longo do tempo pela opinião pública, e da forma como constituída pela mídia impressa. Essa coletânea é resultado de reflexões originalmente realizadas ao longo do ano de 2004, desenvolvidas no âmbito do convênio entre o Senado Federal e o CESOP - Centro de Estudos de Opinião Pública - da Universidade de Campinas.

Mais Mulheres na Política: Retrato da sub-representação feminina no poder

Este trabalho analisa a participação das mulheres nas eleições de 1998 a 2014, incluindo também informações sobre o pleito municipal de 2016. O estudo foi realizado pelo DataSenado em parceria com a Procuradoria Especial da Mulher, a consultoria do Senado e o Tribunal Superior Eleitoral, que forneceu os dados eleitorais brasileiros.