Publicações DataSenado

Publicações realizadas pelo DataSenado

Pandemia no Brasil - Retrospectiva 2020

No ano de 2020, marcado pela pandemia do novo coronavírus SARS-CoV-2, o DataSenado realizou pesquisas telefônicas com amostras representativas da população brasileira para analisar como a pandemia impactou a vida dos brasileiros e a percepção da opinião pública sobre a atuação do Parlamento para minimizar os prejuízos causados pela crise.

Delineamento amostral das pesquisas DataSenado

Este documento detalha o delineamento amostral usado pelo DataSenado em pesquisas de opinião pública por telefone. Implementado em 2019, o delineamento permite obter estimativas não viesadas e margens de erro individuais ao considerar a complexidade do estudo nos cálculos. Assim, evita-se a abordagem simplista de reportar, erroneamente, uma única margem de erro máxima para as pesquisas, como se fossem amostras aleatórias simples, o que raramente é o caso. Ao considerar o delineamento amostral complexo em suas estimativas e margens de erro, o DataSenado fornece instrumentos precisos para tomadas de decisões.


Livreto Institucional DataSenado

Conheça um pouco da história do Instituto de Pesquisa DataSenado, a missão, os tipos de levantamentos feitos junto à população brasileira, os temas pesquisados e as metodologias adotadas.

O Legislativo Brasileiro: funcionamento, composição e opinião pública

Essa coletânea analisa os elementos que caracterizam o Legislativo e seu desempenho, bem como os aspectos que concorrem para a formação de sua imagem pública. Os temas abordados são: a composição e funcionamento dos legislativos em sistemas subnacionais de âmbito estadual e local, a dinâmica de migrações partidárias, e a imagem do Parlamento, Este trabalho é resultado de reflexões originalmente realizadas ao longo de 2004, no âmbito do convênio entre o Senado Federal e o Centro de Estudos de Opinião Pública - da Universidade de Campinas.

Mais Mulheres na Política: Retrato da sub-representação feminina no poder

Este trabalho analisa a participação das mulheres nas eleições realizadas entre 1998 e 2014, incluindo também informações sobre o pleito municipal de 2016. O estudo foi realizado pelo DataSenado, Procuradoria Especial da Mulher, a consultoria do Senado e o Tribunal Superior Eleitoral, que forneceu os dados eleitorais brasileiros.

Qualidade de Acesso à Internet nos Domicílios do Brasil

Levantamento do DataSenado estima que 32 milhões de estudantes brasileiros passaram a ter aulas remotas em razão das medidas adotadas no combate à pandemia causada pelo novo coronavírus. Este estudo avaliou a qualidade do acesso à internet nos domicílios do país a partir dos dados mais recentes disponíveis (2018) da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua – PNADC TIC, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística - IBGE.

Pesquisas de opinião relacionadas ao novo coronavírus

Este documento compila dados de pesquisas de opinião realizadas por grandes institutos de pesquisa em diferentes países sobre a percepção e o comportamento dos indivíduos diante da pandemia causada pelo vírus SARS-CoV-2.

Estatísticas sobre Emprego e Desemprego

Este boletim apresenta um estudo sobre a força de trabalho brasileira com base nos dados mais recentes disponíveis (2018) da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua – PNADC TIC, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística - IBGE

Tabagismo no Brasil

Material de apoio para audiência pública destinada a instruir o PLS 769/2015, que "veda a propaganda de cigarros ou qualquer outro produto fumígeno e o uso de aditivos que confiram sabor e aroma a estes produtos, bem como estabelece padrão gráfico único das embalagens de produtos fumígenos". Evento realizado na Comissão de Transparência, Governança, Fiscalização e Controle e Defesa do Consumidor do Senado Federal em 21 de novembro de 2018.