Brasileiros apoiam a proposta de adiamento do ENEM 2020

Pesquisa nacional mostra apoio dos brasileiros ao PL 1277/2020, que adia provas de ingresso no ensino superior, como o ENEM, em períodos de calamidade pública ou de comprometimento da atividade normal das instituições de ensino do país.
21/05/2020 15h00

A última pesquisa realizada pelo Instituto DataSenado mostra que 75% dos brasileiros acham muito importante adiar provas de ingresso no ensino superior, como o Enem, em períodos de epidemia decretada pelo governo. A medida está prevista no PL 1.277/2020, de autoria da senadora Daniella Ribeiro (PP-PB), e foi aprovada pelo Senado no dia 19 de maio. Apenas aproximadamente 2 em cada 10 cidadãos acham a proposta pouco ou nada importante.

 

 

O Senado Federal já analisou e votou mais de trinta propostas de lei com objetivo de minimizar os efeitos da Covid-19 no país. Para subsidiar o trabalho parlamentar e auxiliar na definição de prioridades, o Instituto DataSenado realiza rodadas frequentes de pesquisas de opinião. Entre os dias 18 e 20 de maio, foram entrevistados por telefone 1.200 brasileiros com mais de 16 anos, em amostra representativa da opinião da população brasileira.

 

As amostras do DataSenado são totalmente probabilísticas. Nas entrevistas são feitas perguntas que permitem estimar a margem de erro para cada um dos resultados aqui divulgados, calculados com nível de confiança de 95% (Anexo 1 do relatório completo). Dessa forma, não existe uma única margem de erro para toda a pesquisa (aproximação usual em pesquisas que não são totalmente probabilísticas). As entrevistas foram distribuídas por todas as unidades da Federação, por meio de ligações para telefones fixos e móveis, com alocação proporcional à população de cada UF.