Brasileiros apoiam ajuda financeira da União a instituições de saúde sem fins lucrativos que atendem pacientes de coronavírus

DataSenado realizou pesquisa nacional para avaliar a opinião de brasileiros sobre o PL 1.006/2020, que propõe o repasse de recursos do governo federal a Santas Casas e hospitais sem fins lucrativos para o combate ao coronavírus. O estudo incluiu também outras propostas para reduzir o impacto econômico da crise causada pela doença.
12/05/2020 09h00

O Senado Federal já analisou e votou mais de vinte propostas de lei com objetivo de minimizar os efeitos da Covid-19 no país. Para subsidiar o trabalho parlamentar e auxiliar na definição de prioridades, o Instituto DataSenado realiza rodadas frequentes de pesquisas de opinião. Entre os dias 4 e 6 de maio, foram entrevistados por telefone 1.200 brasileiros com mais de 16 anos, em amostra representativa da opinião da população brasileira.

Brasileiros apoiam ajuda financeira da União a instituições de saúde sem fins lucrativos que atendem pacientes de coronavírus

Os resultados da pesquisa mostram que 96% dos brasileiros concordam com o repasse de recursos do governo federal a Santas Casas e hospitais sem fins lucrativos para o combate ao coronavírus.

O auxílio financeiro foi objeto do PL 1.006/2020, aprovado pelo Senado em março e sancionado pela Presidência da República no início de maio. Assim, a Lei 13.995 vai garantir a transferência de R$ 2 bilhões a essas instituições e permitir a adoção de ações integradas com o Ministério da Saúde e o Sistema Único de Saúde (SUS) no tratamento a pacientes de Covid-19.

 

 

A mesma pesquisa mostra que 88% dos brasileiros apoiam o PL 1.194/2020, que autoriza restaurantes e supermercados a doar alimentos e refeições que não forem comercializados.

 

 

O estudo também mostra que o brasileiro quer ação rápida e efetiva do Estado no auxílio não só a pessoas, mas também a empresas. Nove em cada dez cidadãos concordam com o PL 1.282/2020, que prevê a concessão de empréstimos com juros reduzidos para micro e pequenas empresas.

 

 

Maioria concorda com projetos de lei do Senado que reduzem impacto econômico da crise do Covid-19

Diversas outras medidas para reduzir os prejuízos financeiros sofridos pela população por causa do coronavírus estão sendo debatidas no Senado Federal e algumas delas foram apresentadas aos entrevistados. Os resultados mostram que todas as propostas incluídas no levantamento têm o apoio de grande parte dos brasileiros.

 

 

Para combater o aumento do nível de desemprego no país, o PL 751/2020 proíbe a demissão sem justa causa enquanto perdurar o estado de calamidade pública. Essa medida recebeu o apoio de 65% dos participantes.

 

 

 

As amostras do DataSenado são totalmente probabilísticas. Nas entrevistas são feitas perguntas que permitem estimar a margem de erro para cada um dos resultados aqui divulgados, calculados com nível de confiança de 95% (Anexo 1 do relatório). Dessa forma, não existe uma única margem de erro para toda a pesquisa (aproximação usual em pesquisas que não são totalmente probabilísticas). As entrevistas foram distribuídas por todas as unidades da Federação, por meio de ligações para telefones fixos e móveis, com alocação proporcional à população de cada UF.