Produtos

Como solicitar produtos e serviços Interlegis

 

… que nossos produtos e serviços Interlegis são disponibilizados sem custos para toda e qualquer Casa legislativa conveniada, pois são implementados e mantidos com recursos do Orçamento Federal ?

 

Sua Casa Legislativa já tem Acordo de Cooperação Técnica (ACT)  vigente com o Senado?

    • Ótimo!! Assim, já é possível solicitar de imediato os produtos e serviços Interlegis, cuja lista completa está disponível no item de menu Produtos.

 

Ahhh..., ainda não tem Acordo de Cooperação Técnica (ACT) com o Senado?

 

Tudo certo? Então, vamos aos produtos e serviços Interlegis:

 

1 - Preencher o Ofício de solicitação, marcando um "X" nos itens desejados e informando corretamente os demais campos. Por favor, o Presidente da Casa Legislativa deverá assinar esse documento, que é destinado à Diretoria-Executiva do ILB/Interlegis, ok?

(Clique aqui para acessar o modelo do Ofício)

2 - Abrir Novo Ticket  no sistema Osticket,  anexando o Ofício de solicitação assinado (item 1).

(Clique aqui para acessar o sistema OsTicket)

3 - Após Criar o Ticket, anotar o número dele e o e-mail indicado no item 2.
4 - E o melhor: você mesmo(a) poderá acompanhar o andamento de sua solicitação, clicando em Verificar Status do Ticket !!
Em caso de dúvidas, estamos à disposição para ajudá-los!

Sistema de Apoio ao Processo Legislativo (SAPL)

 

O Processo Legislativo é o principal conjunto de atividades de Câmaras Municipais e Assembleias Legislativas.

Para facilitar essas rotinas, o Programa Interlegis desenvolveu e mantém o Sistema de Apoio ao Processo Legislativo (SAPL), ferramenta que informatiza e agiliza esses procedimentos sem custos financeiros para a Casa. Com o lançamento da versão 3.1, o novo SAPL oferece também Painel Eletrônico e Compilação de textos articulados.

Entre suas principais funções estão:

  • elaboração de proposições;
  • protocolo e tramitação das matérias legislativas;
  • organização das sessões plenárias;
  • manutenção da base de leis e consultas às informações sobre mesa diretora, comissões, parlamentares, ordem do dia, votações e outros assuntos de interesse.

O SAPL simplifica a atividade de parlamentares e servidores, além de colaborar com a transparência da Casa, pois permite que os cidadãos conheçam a produção legislativa dos parlamentares, acompanhem o processo legislativo e pesquisem a legislação municipal ou estadual.

 

Solicitar o SAPL

 

Para solicitar o SAPL, encaminhe ofício, conforme este modelo, com o assunto: "Solicitação de hospedagem de SAPL", para o e-mail . É necessário que a hospedagem DNS do domínio esteja no Interlegis.

Importante: Para requerer qualquer produto ou oficina, é indispensável que a Casa Legislativa tenha celebrado Acordo de Cooperação Técnica (ACT) com o Senado Federal. Para saber mais, clique em Acordo de Cooperação Técnica.

 

Oficinas, Treinamentos e Cursos na modalidade a distância

Para solicitar oficina na modalidade a distância (ao vivo pela internet), para aprender a utilizar a ferramenta, encaminhe ofício de solicitação diretamente ao Diretor-Executivo do Interlegis, indicando o treinamento. O ofício deve ser encaminhado por e-mail para o endereço .

 

Quer testar o SAPL agora para ver como funciona?


  • Teste: clique aqui para testar à vontade. (Faça login preenchendo o campo usuário com a palavra "interlegis" e o campo senha também com "interlegis" - sem aspas.)
  • Caderno de Exercícios: clique aqui para download.
  • Caderno de Articulação e Compilação de Textos Legais: clique aqui para download.

 

Dúvidas

Você encontrará resposta imediata à maioria de suas dúvidas em Solução de problemas.

Se sua Casa Legislativa já utiliza o SAPL, cadastre-se na lista do GITEC e envie e-mail para gitec@listas.interlegis.leg.br para tirar dúvidas com outros usuários.

Se após checar a Solução de problemas não encontrou o que procurava e deseja informar erro no SAPL ou outro sistema do Interlegis, abra um ticket em suporte.interlegis.leg.br.

 

 

Sistema de Apoio ao Processo Legislativo Remoto (SAPL-R)

 

O que é o Sistema de Apoio ao Processo Legislativo Remoto - SAPL-R

 

O SAPL-R é a junção do SAPL original com ferramentas disponíveis para videoconferência, permitindo a realização de sessões plenárias remotas, com a utilização, inclusive, do Painel Eletrônico digital.

Essa solução permite aos parlamentares permanecerem atuantes mesmo em tempos de pandemia, ainda que estando fora da sede de Câmaras e Assembleias.

 

Oficinas, Treinamentos e Cursos na modalidade remota

Para solicitar capacitação na tecnologia do SAPL-R, na modalidade remota (ao vivo pela internet), encaminhe ofício ao Diretor-Executivo do Interlegis, para o endereço interlegis@senado.leg.br, com o assunto “Oficina - SAPL-R”.

 

Saiba mais

Minuta do Ato do presidente e Resolução para regulamentação das sessões plenárias remotas:

 

Dúvidas

Você encontrará resposta imediata à maioria de suas dúvidas em Solução de problemas.

Se sua Casa Legislativa já utiliza o SAPL-R, cadastre-se na lista do GITEC e envie e-mail para gitec@listas.interlegis.leg.br para tirar dúvidas com outros usuários.

Se após checar a Solução de problemas não encontrou o que procurava e deseja informar erro no SAPL-R ou outro sistema do Interlegis, abra um ticket em suporte.interlegis.leg.br.

 

e-Democracia

 

O e-Democracia é uma plataforma desenvolvida pela Câmara dos Deputados e disponibilizada pelo Programa Interlegis para Câmaras Municipais e Assembleias Legislativas. Esta nova ferramenta aproxima, ainda mais, os parlamentares municipais e estaduais dos cidadãos e fortalece a representatividade do mandato. É uma oportunidade de interagir diretamente com a sociedade e ampliar a visibilidade do trabalho legislativo, já que o e-Democracia divulga as proposições legislativas e permite que o cidadão participe do debate e da elaboração das leis.

Para saber mais, acesse: www.edemocracia.leg.br.

 

Solicitar o produto

 

Para solicitar o e-Democracia, encaminhe ofício, conforme este modelo, com o assunto: "Solicitação de e-Democracia", para o e-mail . É necessário que a hospedagem DNS do domínio esteja no Interlegis.

Importante: Para requerer qualquer produto ou oficina, é indispensável que a Casa Legislativa tenha celebrado Acordo de Cooperação Técnica (ACT) com o Senado Federal. Para saber mais, clique em Acordo de Cooperação Técnica.

 

Oficinas, Treinamentos e Cursos na modalidade a distância

Para solicitar oficina na modalidade a distância (ao vivo pela internet), para aprender a utilizar a ferramenta, encaminhe ofício de solicitação diretamente ao Diretor-Executivo do Interlegis, indicando o treinamento. O ofício deve ser encaminhado por e-mail para o endereço .

 

Quer testar o e-Democracia para ver como funciona?

 

  • Teste: clique aqui para testar à vontade. (Faça login preenchendo o campo usuário com a palavra "admin" e o campo senha também com "interlegis" - sem aspas.)
  • Caderno de Exercícios: clique aqui para download.

 

Dúvidas

Você encontrará resposta imediata à maioria de suas dúvidas em Solução de problemas.

Se sua Casa Legislativa já utiliza o e-Democracia, cadastre-se na lista do GITEC e envie e-mail para gitec@listas.interlegis.leg.br para tirar dúvidas com outros usuários.

Se após checar a Solução de problemas não encontrou o que procurava e deseja informar erro no e-Democracia ou outro sistema do Interlegis, abra um ticket em suporte.interlegis.leg.br.

e-Mail Legislativo

 

O e-mail legislativo proporciona segurança e credibilidade no uso do correio eletrônico por servidores e parlamentares de casas legislativas estaduais e municipais.

Características:

  • é possível criar até 100 caixas de e-mail de 1GB cada, ou até 50 caixas de e-mails de 2GB cada, ou senão 20 caixas de e-mails de 5GB cada;
  • segue o padrão usuario@municipio.uf.leg.br;
  • os dados ficam hospedados no datacenter do Interlegis.

Vantagens

  • Mais profissionalismo: a casa adquire uma identidade on-line profissional.
  • Interface intuitiva: acessível de todos os navegadores, de forma fácil e prática.
  • Hospedagem gratuita: o correio é oferecido sem custos financeiros.
  • Vem pronto pra uso: é entregue pronto para ser utilizado.

 

Manual de utilização

Clique no link a seguir para fazer o download:  Manual completo do Serviço de E-mail Corporativo

Solicitar o produto

Para solicitar qualquer produto ou oficina, o primeiro passo é assinar um Acordo de Cooperação Técnica com o Senado Federal. Para requerer a assinatura desse instrumento, siga os passos definidos no menu Como Solicitar.

Caso você NÃO tenha certeza se sua câmara já é conveniada, ligue para o número (61) 3303-3221 ou envie e-mail para . Dúvidas podem ser esclarecidas por telefone ou por e-mail.

Para solicitar o e-mail legislativo, encaminhe um ofício, conforme este modelo, com o assunto: Solicitação de Hospedagem e-mail legislativo, para o e-mail . É necessário que a hospedagem DNS do domínio esteja no Interlegis.

 

Dúvidas

Você encontrará resposta imediata à maioria de suas dúvidas em Solução de problemas.

Se sua Casa Legislativa já utiliza o e-mail legislativo, cadastre-se na lista do GITEC e envie e-mail para gitec@listas.interlegis.leg.br para tirar dúvidas com outros usuários.

Se após checar a Solução de problemas não encontrou o que procurava e deseja informar erro no e-mail legislativo, abra um ticket em suporte.interlegis.leg.br.

Domínio .leg

Domínio .leg - o Legislativo na internet

O que é o .leg?

O .LEG identifica o Legislativo na internet. Em outras palavras, o domínio .LEG agrupa todos os órgãos do Poder Legislativo na Rede Mundial
de Computadores.

Veja os domínios mais comuns no Brasil:
  • Sites comerciais: .COM
  • Sites do governo: .GOV
  • Sites do judiciário: .JUS
  • Sites do legislativo: .LEG

 

Quem utiliza o .leg?

O .LEG pode e deve ser utilizado por todos os órgãos do Poder Legislativo brasileiro.
Senado Federal (www.senado.leg.br), Câmara dos Deputados (www.camara.leg.br) e Tribunal de Contas da União (www.tcu.leg.br) passaram
a adotar o .LEG em outubro de 2012.
Assembleias Legislativas, Câmaras Municipais e Tribunais de Contas têm aderido crescentemente ao novo domínio.

Como funciona o .leg?

As regras para uso do .LEG são diferenciadas para cada órgão do Legislativo e seguem as mesmas regras estabelecidas pelo  Executivo. Veja:

Órgãos Federais
Padrão: www.órgão.leg.br
Exemplo: www.senado.leg.br

Assembleias Legislativas
Padrão: www.al.uf.leg.br
Exemplo: www.al.ba.leg.br

Câmaras Municipais
Padrão: www.nomedacidade.uf.leg.br
Exemplo: www.catanduva.sp.leg.br

Tribunais de Contas dos Estados (TCEs)
Padrão: www.tce.uf.leg.br
Exemplo: www.tce.rr.leg.br

Quais os benefícios do .leg?

Identidade e padronização Independência e autonomia Gratuidade Campanha Pronta

A extensão .leg cria identidade virtual padrão para o Poder Legislativo.

É a partir dos sites .LEG que o público pode acompanhar o trabalho de quem faz a legislação e fiscaliza o uso dos recursos federais no Brasil, no seu estado e município.

O .LEG é gerido pelo Poder Legislativo,  enquanto o .GOV, pelo Poder Executivo.

Assim, a Casa Legislativa passa a ser autônoma também na Internet.

O Interlegis oferece este serviço de forma gratuita a todas as Casas Legislativas do Brasil.

Para divulgar o novo endereço da Casa Legislativa, o Programa Interlegis criou uma campanha para que a Casa Legislativa utilize em seu estado ou município. Basta fazer o download e divulgar na mídia local.

Como solicitar o domínio .leg?

Para solicitar o .leg.br, encaminhe ofício, conforme este modelo, com o assunto: "Solicitação de domínio .leg", para o e-mail .

Como proceder para ter o dominio .leg.br vinculado ao site que você está desenvolvendo:

1) O registro do domínio .leg.br tem que ser feito no Interlegis e, para isso, não há necessidade de convênio (ACT).

2) a hospedagem do domínio pode ser feita no Interlegis ou delegada para provedor externo. Nesse caso, precisa informar DNS + DNSSEC do provedor.

Importante: Para requerer qualquer produto ou oficina, é indispensável que a Casa Legislativa tenha celebrado Acordo de Cooperação Técnica (ACT) com o Senado Federal. Para saber mais, clique em Acordo de Cooperação Técnica.


Dúvidas


Você encontrará resposta imediata à maioria de suas dúvidas em Solução de problemas.

Se sua Casa Legislativa já utiliza o .leg, cadastre-se na lista do GITEC e envie e-mail para gitec@listas.interlegis.leg.br para tirar dúvidas com outros usuários.

Se após checar a Solução de problemas não encontrou o que procurava e deseja informar erro no .leg ou outro sistema do Interlegis, abra um ticket em suporte.interlegis.leg.br.

 

 

 


 

Hospedagem

 

Hospedagem se refere ao termo utilizado em informática para designar a guarda e a manutenção de dados e sistemas em um centro de processamento de dados (datacenter).

O datacenter do Interlegis tem infraestrutura capaz de hospedar os sites (Portal Modelo) e os sistemas de Processo Legislativo (SAPL) de qualquer parlamento. Também disponibiliza para as Casas Legislativas recursos de infraestrutura de Tecnologia da Informação para prover o serviço de identificação de domínio na internet, o DNS. Com ele, as Casas Legislativas passam a utilizar o Domínio .LEG e o acesso e a instalação do Portal e do SAPL são feitos por meio desse centro.

 

Solicitar hospedagem

 

Para solicitar hospedagem, encaminhe ofício, conforme este modelo, com o assunto: "Solicitação de Hospedagem", para o e-mail .

Ao tornar disponíveis os produtos solicitados, a Casa receberá notificação da área técnica do Interlegis contendo orientações para a delegação de domínio para nossos servidores e formas de utilização.

Importante: Para requerer qualquer produto ou oficina, é indispensável que a Casa Legislativa tenha celebrado Acordo de Cooperação Técnica (ACT) com o Senado Federal. Para saber mais, clique em Acordo de Cooperação Técnica.

 

Dúvidas

 

Você encontrará resposta imediata à maioria de suas dúvidas em Solução de problemas.

Se sua Casa Legislativa já utiliza nossa hospedagem, cadastre-se na lista do GITEC e envie e-mail para gitec@listas.interlegis.leg.br para tirar dúvidas com outros usuários.

Se após checar a Solução de problemas não encontrou o que procurava e deseja informar erro na hospedagem ou em outro sistema do Interlegis, abra um ticket em suporte.interlegis.leg.br.

 

 

 


O Legislativo na Internet

.leg o Legislativo na internet

O que é o .leg?

O .LEG identifica o Legislativo na internet. Em outras palavras, o domínio .LEG agrupa todos os órgãos do Poder Legislativo na Rede Mundial
de Computadores.

Veja os domínios mais comuns no Brasil:
  • Sites comerciais: .COM
  • Sites do governo: GOV
  • Sites do judiciário: JUS
  • Sites do legislativo: .LEG

Quem utiliza o .leg?

O .LEG pode e deve ser utilizado por todos os órgãos do Poder Legislativo brasileiro.
Senado Federal (www.senado.leg.br), Câmara dos Deputados (www.camara.leg.br) e Tribunal de Contas da União (www.tcu.leg.br) passaram
a adotar o .LEG em outubro de 2012.
Assembleias Legislativas, Câmaras Municipais e Tribunais de Contas estão aderindo aos poucos ao novo domínio.

Como funciona o .leg?

As regras para uso do .LEG são diferenciadas para cada órgão do Legislativo e seguem as mesmas regras estabelecidas pelo  Executivo, veja:

Órgãos Federais
Padrão: www.órgão.leg.br
Exemplo: www.senado.leg.br

Assembleias Legislativas
Padrão: www.al.uf.leg.br
Exemplo: www.al.al.leg.br

Câmaras Municipais
Padrão: www.nomedacidade.uf.leg.br
Exemplo: www.catanduva.sp.leg.br

Tribunais de Contas dos Estados (TCEs)
Padrão: www.tce.uf.leg.br
Exemplo: www.tce.rr.leg.br

Quais os benefícios do .leg?

Identidade e padronização Independência e autonomia Gratuidade Campanha Pronta

A extensão .leg cria uma identidade virtual padrão para o Poder Legislativo.

É a partir dos sites .LEG que o público pode acompanhar o trabalho de quem faz a legislação e fiscaliza o uso dos recursos federais no Brasil, no seu estado e município.

O .LEG é gerido pelo Poder Legislativo  enquanto o .GOV é gerido pelo Poder Executivo.

Dessa forma, a Casa legislativa passa ser autônoma também na Internet.

O Interlegis oferece este serviço de forma gratuita a todas as Casas Legislativas do Brasil.

Para divulgar o novo endereço da Casa Legislativa, o Programa Interlegis criou uma campanha para que a Casa Legislativa utilize em seu estado ou município. Basta fazer o download e divulgar na mídia local.

Como solicitar o .leg?

Basta enviar ofício, conforme este modelo, para o email interlegis@senado.leg.br com o Assunto: "Solicitação: Nova Hospedagem"

O .LEG pode e deve ser utilizado por todos os órgãos do Poder Legislativo brasileiro.Senado Federal (www.senado.leg.br), Câmara dos Deputados (www.camara.leg.br) e Tribunal de Contas da União (www.tcu.leg.br) passaramAssembleias Legislativas, Câmaras Municipais e Tribunais de Contas estão aderindo aos poucos ao novo domínio.Exemplo: www.senado.leg.brPadrão: www.al.uf.leg.brExemplo: www.al.al.leg.brPadrão: www.nomedacidade.uf.leg.brExemplo: www.catanduva.sp.leg.brPadrão: www.tce.uf.leg.brExemplo: www.tce.rr.leg.br