Oficinas e Encontros
O Interlegis realiza diversos treinamentos em todo o país para capacitar servidores do Legislativo e até agentes políticos em temas que afetam a qualidade do trabalho das câmaras, melhoram a percepção da sociedade com respeito à transparência e eficiência das casas e qualificam o próprio mandato parlamentar. Esses treinamentos recebem o nome de Oficinas Interlegis.
As oficinas Interlegis, sem custo, ensinam a utilizar as ferramentas tecnológicas e ainda capacitam para outros temas de importância para as atividades legislativa, administrativa e jurídica realizadas nas casas.
Os Encontros Interlegis são eventos institucionais de um dia, realizados em capitais e municípios, com palestras sobre os temas de interesse da região. O público-alvo dos Encontros Interlegis são vereadores e servidores legislativos municipais. Os senadores que solicitam abrem os eventos e o Interlegis realiza uma palestra institucional na ocasião.
A divulgação das oficinas e dos Encontros é feita no portal, na Agenda de Eventos, nas redes sociais e pela Central de Atendimento, especialmente às Câmaras da região onde ocorrerá o evento.
Para solicitar, verifique as condições na pasta Como solicitar, no menu Oficinas e Cursos.
OFICINAS
Articulação e Compilação de Textos Legais
- Ensina a utilizar os dois módulos do Sistema SAPL que permitem exibir as leis na sua versão compilada, com alterações, revogações e revisões de textos em sequência cronológica das ocorrências.
- Dirigida preferencialmente a servidores da área jurídica e a responsáveis pela produção das proposições e/ou da redação dos textos das matérias legislativas.
- Recomenda-se conhecimento em informática.
Comunicação Integrada
- O objetivo da oficina é ajudar as instituições a se comunicarem com todos os seus públicos, usando da melhor forma diversos recursos disponíveis.
- Direcionada para assessores e servidores de Casas Legislativas que atuam na área de Comunicação.
Comportamento e Imagem Pública - Cerimonial no Ambiente Legislativo
- O objetivo da oficina é apresentar o impacto do cerimonial na imagem institucional, abordando questões relativas a cerimonial, protocolo e comunicação.
- Dirigida prioritariamente a profissionais de Relações Públicas e/ou Cerimonial das Casas Legislativas. Não havendo pessoas com qualificação específica nas áreas mencionadas, busca-se direcionar a Oficina aos servidores encarregados de eventos - como posses e visitas protocolares -, vinculados ou não às Mesas Diretoras.
- Também é usualmente frequentada por parlamentares, já que aborda questões relativas à imagem pública e outras, como etiqueta, protocolo e cerimonial.
e-Democracia
- Ensina a utilizar os três módulos do sistema (Audiências Públicas, Wikilegis e Fórum de Discussão), que permitem fazer audiências públicas ao vivo, elaborar e aperfeiçoar proposições e criar/administrar o fórum de discussões.
Gestão Pública Sustentável
- Destinada a servidores envolvidos com a revisão de práticas e processos organizacionais que visam o consumo consciente da instituição.
- Atividade aplicada para elaboração do Plano de Logística Sustentável (PLS), com uso de metas e indicadores.
Introdução à Gestão Pública Municipal
- Contribuir para o desenvolvimento de competências profissionais relacionadas à gestão pública municipal e aplicação prática das ferramentas de gestão e dos produtos oferecidos pelo Interlegis.
- Dirigida aos agentes públicos estaduais e municipais e vereadores.
Licitações e Contratos
- Seu objetivo é repassar conhecimentos teóricos e práticos sobre as fases das licitações, relacionadas ao processamento de compras e contratos.
- Dirigida especialmente a servidores responsáveis pela elaboração de termos de referência, projetos básicos e minutas de editais, bem como membros de Comissão de Licitação, pregoeiros e equipes de apoio ou quaisquer outros servidores interessados em exercer tais atividades.
Planejamento Estratégico no Legislativo
- Seu objetivo é capacitar os servidores das casas legislativas na elaboração de plano estratégicos que auxiliem a gestão institucional em áreas como orçamento, pessoal, recursos materiais e logística.
- Pensada para gestores, ordenadores de despesas e responsáveis por setores estratégicos que vão definir planos em áreas como orçamento, pessoal e logística.
Portal Modelo
- Seu objetivo é capacitar os servidores das casas legislativas que utilizam o Portal Modelo a configurarem, personalizarem e alimentarem os dados no sites institucionais.
- Servidores das áreas de comunicação (para alimentar o portal com notícias, clipping, fotos e vídeos) com conhecimentos/habilidades em redes sociais, ou que tenham algum conhecimento de acesso/pesquisa na internet;
- Servidores da área administrativa (para alimentar as pastas de documentos de transparência) com conhecimentos/habilidades e acesso/pesquisa na internet;
- Servidores da área de informática que possam desempenhar o papel de multiplicadores dentro da Casa Legislativa.
Revisão dos Marcos Jurídicos
- São expostas diretrizes e fornecidos os subsídios básicos para que as casas legislativas participantes iniciem a revisão de seus marcos jurídicos (Lei Orgânica Municipal e Regimento Interno), além de ressaltar a importância destes marcos à realidade local, apontando inconsistências e verificando a constitucionalidade dos documentos verificados.
- Destinada a um público amplo, embora o tema seja mais aos parlamentares e servidores que estejam discutindo mudanças no Regimento Interno da Câmara e/ou na Lei Orgânica Municipal.
- Também é oferecida a assessores com formação jurídica ou a servidores que apenas acompanham o tema. É frequente a participação de pessoas de outras instituições, como prefeituras, universidades e demais órgão municipais e estaduais.
Sessões Plenárias e Votação Eletrônica no Painel Digital (SAPL)
- Capacitar os servidores do processo legislativo a criarem uma sessão plenária e a gerenciarem o processo de votação eletrônica no Painel Digital no SAPL.
- Capacitar os parlamentares a utilização o SAPL para as votações eletrônicas na sessão plenária.
Sistema de Apoio ao Processo Legislativo (SAPL)
- Capacitar os servidores das casas legislativas a implantarem o SAPL, fazendo sua configuração e alimentação com dados relativos ao processo legislativo, desde a entrada da proposição, sua tramitação até a deliberação no plenário.
- Preferencialmente ofertada a servidores da área de processo legislativo que tenham algum conhecimento de informática, servidores da área administrativa que trabalhem com o processo legislativo, parlamentares e a servidores encarregados de promover as sessões legislativas e servidores da área de informática que possam desempenhar o papel de multiplicadores do conhecimento nas respectivas Casas Legislativas.
Novas oficinas:
- Oficina de Relações Públicas
- Oficina de Mídias Sociais
- Oficina para Polícias Legislativas
- Oficina Panorama do Legislativo Municipal
- Oficina de Educação Legislativa
- Oficina de Qualidade de Vida no Ambiente de Trabalho
- Oficina de Equidade de Gênero
- Oficina de Estruturação de Arquivo Legislativo
- Oficina de Descrição de Documentos Legislativos
- Oficina de Introdução à Governança Pública
- Oficina de Governança e Transformação Digital no Legislativo
- Gabinete Parlamentar
- Gestão de Arquivo
- Gestão de Pessoas
- Marketing Social
- Biblioteca e documentação
- Orçamento Público Municipal
- Obtenção de Recursos Federais
Caberá ao Interlegis/ILB
- Enviao do link de inscrição
- Criação do grupo no Whatsapp com os inscritos
- Criação e divulgação do link da sala virtual no grupo no dia da oficina. Serão transmitidas por videoconferência (Zoom, Google Meet ou Jitsi Meet)
- Realização de chamada para registrar presença todos os dias de oficina
- Emissão dos certificados na plataforma SABERES.
Caberá aos inscritos
- Aesso a internet banda larga e computador ou notebook, que tenha câmera e microfone acoplados ou fone de ouvido com microfone.
- Conta no Saberes
- Para solicitar, verifique as condições na pasta Como solicitar, no menu Oficinas e Cursos.