Oficinas e Encontros Presenciais

 

O Interlegis realiza diversos treinamentos em todo o país para capacitar servidores do Legislativo e até agentes políticos em temas que afetam a qualidade do trabalho das câmaras, melhoram a percepção da sociedade com respeito à transparência e eficiência das casas e qualificam o próprio mandato parlamentar. Esses treinamentos recebem o nome de Oficinas Interlegis.

As oficinas Interlegis, sem custo, ensinam a utilizar as ferramentas tecnológicas  e ainda capacitam para outros temas de importância para as atividades legislativa, administrativa e jurídica realizadas nas casas.

Os Encontros Interlegis são eventos institucionais de um dia, realizados em capitais e municípios, com palestras sobre os temas de interesse da região. O público-alvo dos Encontros Interlegis são vereadores e servidores legislativos municipais. Os senadores que solicitam abrem os eventos e o Interlegis realiza uma palestra institucional na ocasião.

divulgação das oficinas e dos Encontros é feita no portal, na Agenda de Eventos, nas redes sociais e pela Central de Atendimento, especialmente às Câmaras da região onde ocorrerá o evento.

Para solicitar, verifique as condições na pasta Como solicitar, no menu Produtos e Serviços.

 

OFICINAS

Portal Modelo

Podem participar dessa oficina:

Servidores das áreas de comunicação (para alimentar o portal com notícias, clipping, fotos e vídeos) com conhecimentos/habilidades em redes sociais, ou que tenham algum conhecimento de acesso/pesquisa na internet;

• Servidores da área administrativa (para alimentar as pastas de documentos de transparência) com conhecimentos/habilidades e acesso/pesquisa na internet;

• Servidores da área de informática que possam desempenhar o papel de multiplicadores dentro da Casa Legislativa.

SAPL

• Oficina dedicada a implantar os produtos de tecnologia oferecidos pelo Interlegis – atualmente, o Portal Modelo e o Sistema de apoio ao Processo Legislativo (SAPL) - em conjunto com a capacitação dos funcionários para manuseio destas ferramentas.

Articulação e Compilação de Textos Legais

• Ensina a utilizar os dois módulos do Sistema SAPL que permitem exibir as leis na sua versão compilada, com alterações, revogações e revisões de textos em sequência cronológica das ocorrências.

e-Democracia

• Ensina a utilizar os três módulos do sistema (Audiências Públicas, Wikilegis e Fórum de Discussão), que permitem fazer audiências públicas ao vivo, elaborar e aperfeiçoar proposições e criar/administrar o fórum de discussões.

Revisão dos Marcos Jurídicos

• São expostas diretrizes e fornecidos os subsídios básicos para que as casas legislativas participantes iniciem a revisão de seus marcos jurídicos (Lei Orgânica Municipal e Regimento Interno), além de ressaltar a importância destes marcos à realidade local, apontando inconsistências e verificando a constitucionalidade dos documentos verificados.

Licitações e Contratos

• Seu objetivo é repassar conhecimentos teóricos e práticos sobre as fases das licitações, relacionadas ao processamento de compras e contratos.

Cidade Inteligente, Gestão Eficiente

• Ensina a utilizar a plataforma desenvolvida pela Câmara dos Deputados que aproxima os parlamentares municipais e estaduais dos cidadãos e fortalece a representatividade do mandato, com fóruns de discussão e audiências interativas.

Planejamento Estratégico no Legislativo

• Gestores, ordenadores de despesas e responsáveis por áreas estratégicas que vão definir planos em áreas como orçamento, pessoal e logística.