Oficinas e Encontros
O Interlegis realiza diversos treinamentos em todo o país para capacitar servidores do Legislativo e até agentes políticos em temas que afetam a qualidade do trabalho das câmaras, melhoram a percepção da sociedade com respeito à transparência e eficiência das casas e qualificam o próprio mandato parlamentar. Esses treinamentos recebem o nome de Oficinas Interlegis.
As oficinas Interlegis, sem custo, ensinam a utilizar as ferramentas tecnológicas e ainda capacitam para outros temas de importância para as atividades legislativa, administrativa e jurídica realizadas nas casas.
Os Encontros Interlegis são eventos institucionais de um dia, realizados em capitais e municípios, com palestras sobre os temas de interesse da região. O público-alvo dos Encontros Interlegis são vereadores e servidores legislativos municipais. Os senadores que solicitam abrem os eventos e o Interlegis realiza uma palestra institucional na ocasião.
A divulgação das oficinas e dos Encontros é feita no portal, na Agenda de Eventos, nas redes sociais e pela Central de Atendimento, especialmente às Câmaras da região onde ocorrerá o evento.
Para solicitar, verifique as condições na pasta Como solicitar, no menu Oficinas e Cursos.
OFICINAS
Articulação e Compilação de Textos Legais
- Ensina a utilizar os dois módulos do Sistema SAPL que permitem exibir as leis na sua versão compilada, com alterações, revogações e revisões de textos em sequência cronológica das ocorrências.
- Dirigida preferencialmente a servidores da área jurídica e a responsáveis pela produção das proposições e/ou da redação dos textos das matérias legislativas.
- Recomenda-se conhecimento em informática.
Comunicação Integrada
- O objetivo da oficina é ajudar as instituições a se comunicarem com todos os seus públicos, usando da melhor forma diversos recursos disponíveis.
- Direcionada para assessores e servidores de Casas Legislativas que atuam na área de Comunicação.
Gestão Pública Sustentável
- Destinada a servidores envolvidos com a revisão de práticas e processos organizacionais que visam o consumo consciente da instituição.
- Atividade aplicada para elaboração do Plano de Logística Sustentável (PLS), com uso de metas e indicadores.
Licitações e Contratos
- Seu objetivo é repassar conhecimentos teóricos e práticos sobre as fases das licitações, relacionadas ao processamento de compras e contratos.
- Dirigida especialmente a servidores responsáveis pela elaboração de termos de referência, projetos básicos e minutas de editais, bem como membros de Comissão de Licitação, pregoeiros e equipes de apoio ou quaisquer outros servidores interessados em exercer tais atividades.
Planejamento Estratégico no Legislativo
- Seu objetivo é capacitar os servidores das casas legislativas na elaboração de plano estratégicos que auxiliem a gestão institucional em áreas como orçamento, pessoal, recursos materiais e logística.
- Pensada para gestores, ordenadores de despesas e responsáveis por setores estratégicos que vão definir planos em áreas como orçamento, pessoal e logística.
Portal Modelo
- Seu objetivo é capacitar os servidores das casas legislativas que utilizam o Portal Modelo a configurarem, personalizarem e alimentarem os dados no sites institucionais.
- Servidores das áreas de comunicação (para alimentar o portal com notícias, clipping, fotos e vídeos) com conhecimentos/habilidades em redes sociais, ou que tenham algum conhecimento de acesso/pesquisa na internet;
- Servidores da área administrativa (para alimentar as pastas de documentos de transparência) com conhecimentos/habilidades e acesso/pesquisa na internet;
- Servidores da área de informática que possam desempenhar o papel de multiplicadores dentro da Casa Legislativa.
Revisão dos Marcos Jurídicos
- São expostas diretrizes e fornecidos os subsídios básicos para que as casas legislativas participantes iniciem a revisão de seus marcos jurídicos (Lei Orgânica Municipal e Regimento Interno), além de ressaltar a importância destes marcos à realidade local, apontando inconsistências e verificando a constitucionalidade dos documentos verificados.
- Destinada a um público amplo, embora o tema seja mais aos parlamentares e servidores que estejam discutindo mudanças no Regimento Interno da Câmara e/ou na Lei Orgânica Municipal.
- Também é oferecida a assessores com formação jurídica ou a servidores que apenas acompanham o tema. É frequente a participação de pessoas de outras instituições, como prefeituras, universidades e demais órgão municipais e estaduais.
Sessões Plenárias e Votação Eletrônica no Painel Digital (SAPL)
- Capacitar os servidores do processo legislativo a criarem uma sessão plenária e a gerenciarem o processo de votação eletrônica no Painel Digital no SAPL.
- Capacitar os parlamentares a utilização o SAPL para as votações eletrônicas na sessão plenária.
Sistema de Apoio ao Processo Legislativo (SAPL)
- Capacitar os servidores das casas legislativas a implantarem o SAPL, fazendo sua configuração e alimentação com dados relativos ao processo legislativo, desde a entrada da proposição, sua tramitação até a deliberação no plenário.
- Preferencialmente ofertada a servidores da área de processo legislativo que tenham algum conhecimento de informática, servidores da área administrativa que trabalhem com o processo legislativo, parlamentares e a servidores encarregados de promover as sessões legislativas e servidores da área de informática que possam desempenhar o papel de multiplicadores do conhecimento nas respectivas Casas Legislativas.
Caberá ao Interlegis/ILB
- Enviar do link de inscrição
- Criação do grupo no Whatsapp com os inscritos
- Criação e divulgação do link da sala virtual no grupo no dia da oficina. Serão transmitidas por videoconferência (Zoom, Google Meet ou Jitsi Meet)
- Realização de chamada para registrar presença todos os dias de oficina
- Emissão dos certificados na plataforma SABERES.
Caberá aos inscritos
- Acesso à internet banda larga e computador ou notebook, que tenha câmera e microfone acoplados ou fone de ouvido com microfone.
- Conta no Saberes
- Para solicitar, verifique as condições na pasta Como solicitar, no menu Oficinas e Cursos.