Oficinas e Encontros

O Interlegis realiza diversos treinamentos em todo o país para capacitar servidores do Legislativo e até agentes políticos em temas que afetam a qualidade do trabalho das câmaras, melhoram a percepção da sociedade com respeito à transparência e eficiência das casas e qualificam o próprio mandato parlamentar. Esses treinamentos recebem o nome de Oficinas Interlegis.

As oficinas Interlegis, sem custo, ensinam a utilizar as ferramentas tecnológicas  e ainda capacitam para outros temas de importância para as atividades legislativa, administrativa e jurídica realizadas nas casas.

Os Encontros Interlegis são eventos institucionais de um dia, realizados em capitais e municípios, com palestras sobre os temas de interesse da região. O público-alvo dos Encontros Interlegis são vereadores e servidores legislativos municipais. Os senadores que solicitam abrem os eventos e o Interlegis realiza uma palestra institucional na ocasião.

divulgação das oficinas e dos Encontros é feita no portal, na Agenda de Eventos, nas redes sociais e pela Central de Atendimento, especialmente às Câmaras da região onde ocorrerá o evento.

Para solicitar, verifique as condições na pasta Como solicitar, no menu Oficinas e Cursos.

 

OFICINAS

Articulação e Compilação de Textos Legais

  • Ensina a utilizar os dois módulos do Sistema SAPL que permitem exibir as leis na sua versão compilada, com alterações, revogações e revisões de textos em sequência cronológica das ocorrências.
  • Dirigida preferencialmente a servidores da área jurídica e a responsáveis pela produção das proposições e/ou da redação dos textos das matérias legislativas.
  • Recomenda-se conhecimento em informática.

Gestão Pública Sustentável

  • Destinada a servidores envolvidos com a revisão de práticas e processos organizacionais que visam o consumo consciente da instituição.
  • Atividade aplicada para elaboração do Plano de Logística Sustentável (PLS), com uso de metas e indicadores.

Inteligência Artificial na Comunicação Digital

  • Seu objetivo é apresentar o cenário da comunicação digital e os impactos das ferramentas que usam Inteligência Artificial têm nos processos e produtos da área, que explora plataformas e serviços existentes no mercado para produção de textos e imagens e seus possíveis usos no ambiente institucional do Legislativo, bem como na divulgação de mandatos parlamentares.
  • Destinada para colaboradoras e colaboradores que atuem na área de comunicação de Casas Legislativas ou de mandatos parlamentares.

      Licitações e Contratos

      • Seu objetivo é repassar conhecimentos teóricos e práticos sobre as fases das licitações, relacionadas ao processamento de compras e contratos.
      • Dirigida especialmente a servidores responsáveis pela elaboração de termos de referência, projetos básicos e minutas de editais, bem como membros de Comissão de Licitação, pregoeiros e equipes de apoio ou quaisquer outros servidores interessados em exercer tais atividades.

      Mídias Sociais

      • O objetivo da oficina é ajudar as instituições a se comunicarem com todos os seus públicos, usando da melhor forma diversos recursos disponíveis.
      • Direcionada para assessores e servidores de Casas Legislativas que atuam na área de Comunicação.

      Organização de Gabinete Parlamentar: Transição de Legislatura Bem Sucedida

      • O objetivo da oficina é detalhar as atividades de um gabinete político-parlamentar, identificando seus personagens, perfis ideais, melhores práticas, com delineamento de seus 4 processos típicos de trabalho: 1. Administrativo; 2. Legislativo; 3. Político; 4. de Comunicação.
      • Contextualizar o gabinete no ano final da legislatura, abordando boas práticas para a conclusão do período legislativo, com o fortalecimento da assessoria para a continuidade na Casa.

      Planejamento Estratégico no Legislativo

      • Seu objetivo é capacitar os servidores das casas legislativas na elaboração de plano estratégicos que auxiliem a gestão institucional em áreas como orçamento, pessoal, recursos materiais e logística.
      • Pensada para gestores, ordenadores de despesas e responsáveis por setores estratégicos que vão definir planos em áreas como orçamento, pessoal e logística.

      Portal Modelo

      • Seu objetivo é capacitar os servidores das casas legislativas que utilizam o Portal Modelo a configurarem, personalizarem e alimentarem os dados no sites institucionais.
      Podem participar dessa oficina:
      • Servidores das áreas de comunicação (para alimentar o portal com notícias, clipping, fotos e vídeos) com conhecimentos/habilidades em redes sociais, ou que tenham algum conhecimento de acesso/pesquisa na internet;
      • Servidores da área administrativa (para alimentar as pastas de documentos de transparência) com conhecimentos/habilidades e acesso/pesquisa na internet;
      • Servidores da área de informática que possam desempenhar o papel de multiplicadores dentro da Casa Legislativa.

      Revisão de Lei Orgânica e de Regimento Interno

      • São expostas diretrizes e fornecidos os subsídios básicos para que as casas legislativas participantes iniciem a revisão de seus marcos jurídicos (Lei Orgânica Municipal e Regimento Interno), além de ressaltar a importância destes marcos à realidade local, apontando inconsistências e verificando a constitucionalidade dos documentos verificados.
      • Destinada a um público amplo, embora o tema seja mais aos parlamentares e servidores que estejam discutindo mudanças no Regimento Interno da Câmara e/ou na Lei Orgânica Municipal.
      • Também é oferecida a assessores com formação jurídica ou a servidores que apenas acompanham o tema. É frequente a participação de pessoas de outras instituições, como prefeituras, universidades e demais órgão municipais e estaduais.

      Sessões Plenárias e Votação Eletrônica no Painel Digital (SAPL)

      • Capacitar os servidores do processo legislativo a criarem uma sessão plenária  e  a gerenciarem o processo de votação eletrônica no Painel Digital no SAPL.
      • Capacitar os parlamentares a utilização o SAPL para as votações eletrônicas na sessão plenária.

      Sistema de Apoio ao Processo Legislativo (SAPL)

      • Capacitar os servidores das casas legislativas a implantarem o SAPL, fazendo sua configuração e alimentação com dados relativos ao processo legislativo, desde a entrada da proposição, sua tramitação até a deliberação no plenário.
      • Preferencialmente ofertada a servidores da área de processo legislativo que tenham algum conhecimento de informática, servidores da área administrativa que trabalhem com o processo legislativo, parlamentares e a servidores encarregados de promover as sessões legislativas e servidores da área de informática que possam desempenhar o papel de multiplicadores do conhecimento nas respectivas Casas Legislativas.

      Caberá ao Interlegis/ILB

      • Enviar o link de inscrição
      • Criação do grupo no Whatsapp com os inscritos
      • Criação e divulgação do link da sala virtual no grupo no dia da oficina. Serão transmitidas por videoconferência (Zoom, Google Meet ou Jitsi Meet)
      • Realização de chamada para registrar presença todos os dias de oficina
      • Emissão dos certificados na plataforma SABERES.

      Caberá aos inscritos

      • Acesso à internet banda larga e computador ou notebook, que tenha câmera e microfone acoplados ou fone de ouvido com microfone.
      • Conta no Saberes
      • Para solicitar, verifique as condições na pasta Como solicitar, no menu Oficinas e Cursos.