200 anos do Senado: O povo e o parlamento

Para comemorar os 200 anos de criação, o Senado Federal está preparando uma extensa programação durante todo o ano de 2024. Somente exposições, serão quatro. 

A primeira delas, a ser inaugurada no dia 19 de março e intitulada Palácio Monroe: um legado de democracia, tem por objetivo resgatar o valor histórico do Plenarinho, composto por um conjunto de peças do mobiliário histórico do Senado, que está sendo todo revitalizado. A mostra contará com painéis, vitrines e displays, com um olhar voltado para o resgate e a memória da última sede do Senado, o Palácio Monroe, no Rio de Janeiro, até a mudança da instituição, para Brasília.

A segunda exposição será uma mostra fotográfica digital que a Agência Senado está preparando para lançar no dia 5 de setembro, sobre as três sedes do Senado Federal: o Palácio Conde dos Arcos e o Palácio Monroe, ambos no Rio de Janeiro, e o Palácio do Congresso Nacional, em Brasília.

A terceira exposição, intitulada, Senado 200 anos: conectando passado e futuro, terá como foco a história da instituição, com o objetivo de estimular a conscientização e a valorização cultural. Composta por painéis, infográficos, peças de teatro, telas interativas, obras de arte, animações e recursos audiovisuais, a exposição será inaugurada no dia 10 de setembro, no Salão Negro.  

A quarta exposição, de caráter permanente, será a reformulação do espaço do Túnel do Tempo, que liga o Salão Azul ao Anexo II do Senado. O corredor, que já oferece, aos visitantes, textos, imagens, fotos e bustos de personalidades históricas, contará com novos conteúdos, a partir de novembro. A ideia é proporcionar um resgate histórico do Senado, com uma apresentação mais moderna e interativa de informações sobre a instituição, sua composição e atuação política legislativa. 

Outros eventos

Além das exposições, uma série de outras atividades serão realizadas, ao longo do ano, para comemorar o bicentenário do Senado. Entre elas, destaca-se a realização de uma sessão especial, no dia 25 de março, com a presença de autoridades dos três Poderes e representantes de delegações estrangeiras. 

Na mesma data, o maestro José Carlos Martins, acompanhado pela Orquestra Bachiana Jovem Sesi-SP e por outros artistas convidados, fará uma apresentação musical no Centro de Exposições Ulysses Guimarães, em Brasília, com o nome “Senado 200 anos: uma jornada histórica para o futuro”. 

Toda a comemoração alusiva ao bicentenário do Senado envolve ainda a entrega de medalhas, lançamento de um selo comemorativo e várias diferentes publicações, seminários e outras atividades. Todos os eventos poderão ser acompanhados no portal institucional do Senado, numa página desenvolvida especialmente para as comemorações.




Ficha Técnica

Referências Bibliográficas

Fotos da exposição

Vídeo da exposição