Ferramentas Pessoais
Acessar

Brasil: da Monarquia à República



APRESENTAÇÃO

Desta vez, você não precisa se deslocar até o Museu do Senado. O Museu do Senado vai até você, virtualmente, como guia de uma viagem fundamental para entender o Brasil de hoje.

O que foi o Império, quais as suas bases econômicas e políticas, por que ele desmoronou, como foram os primeiros anos da República... a viagem colocará você diante de vários temas, sempre na companhia de imagens emblemáticas, vídeos, documentos históricos e uma narrativa segura, amparada por cuidadosas pesquisas históricas.

Primeira exposição virtual do Museu do Senado, “Brasil: da Monarquia à República” recupera a memória relativa a um momento decisivo da história brasileira exatamente quando “se questiona se a república deu certo”, conforme observa o curador José Dantas Filho.

“Nosso principal objetivo é levar a história ao cidadão”, afirma o coordenador do Museu do Senado, Alan Silva. “Quais foram os principais personagens, suas motivações e que impactos eles causaram na nossa população? Como avançamos ao longo do tempo na construção da democracia, da nossa cidadania? São essas as principais perguntas que desejamos responder”.

» Visite a exposição "Brasil: da Monarquia à República"


GALERIA DE FOTOS


GALERIA DE VÍDEOS

A Proclamação da República
Em 1889, sob fortes questionamentos dos fazendeiros, dos militares e da Igreja, o imperador D. Pedro II é deposto. Um levante militar institui a república como a nova forma de governo do Brasil.
Assista >
O voto feminino
A ação de mulheres como Bertha Lutz, criadora da Federação Brasileira pelo Progresso Feminino (FBPF), e Leolinda Daltro, fundadora do Partido Republicano Feminino, trouxe a discussão sobre a participação feminina ao Senado durante a República Velha (1889-1930).
Assista >
Os imigrantes e o ciclo do café
Os imigrantes chegam ao Brasil para trabalhar na lavoura do café, o produto brasileiro mais vendido no mundo. A produção é tão grande que o preço despenca no mercado internacional. Mas o Convênio de Taubaté faz com que os cofres públicos paguem os prejuízos dos cafeicultores.
Assista >
Canudos
O líder messiânico Antônio Conselheiro e o massacre da comunidade de Canudos, no interior da Bahia.
Assista >
Senado guarda os originais da Constituição de 1891
Em 1889, o Brasil adotou a república como forma de governo. Dois anos depois, o país ganhou uma nova Constituição, que trouxe várias mudanças. Vamos conhecê-las?
Assista >
Obra registra assinatura do projeto da primeira Constituição da República
Tela de autoria do artista Gustavo Hastoy mostra o gabinete do governo provisório reunido no Palácio do Itamaraty, localizado na época no Rio de Janeiro. A obra integra o acervo permanente do Museu do Senado.
Assista >
Princesa Isabel, a primeira senadora
Veja como evoluiu a participação feminina no Senado desde o Império, época em que até intelectuais como José de Alencar reagiram contra a possibilidade de uma mulher ter assento na instituição.
Assista >
Angelo Agostini
O ilustrador e caricaturista italiano Angelo Agostini escolheu o Brasil para viver aos 16 anos. Sua obra retrata a sociedade brasileira dos séculos XIX e XX em seu cotidiano. Ela revela um olhar crítico em relação às contradições do país.
Assista >
A Família Imperial vem morar no Brasil
A mudança da corte portuguesa para a sua então colônia transforma radicalmente a história do Brasil.
Assista >
A Lei do Ventre Livre
Documentário da TV Senado mostra a importância histórica da lei que, em 28 de setembro de 1871, declarou livres os filhos das escravas nascidos a partir da sua data de promulgação.
Assista >
A Guerra do Paraguai: o depoimento do bisneto de Solano López
Miguel Ángel Solano López, bisneto de Solano López, cobra do Brasil a devolução de um troféu de guerra incorporado ao acervo do Museu Histórico Nacional, no Rio de Janeiro: o canhão cristão. A reportagem é de Ricardo Westin.
Assista >
Senado promove campanha contra o racismo
Campanha foi lançada para marcar os dez anos do Estatuto da Igualdade Racial (Lei 12.288/2010), completados em 20 de julho de 2020.
Assista >
A Guerra do Paraguai: um resumo
Vídeo produzido pela TV Senado explica por que ocorreram e como foram os conflitos que uniram Brasil, Argentina e Uruguai contra o Paraguai de Solano López.
Assista >
A Revolta da Chibata
Em 1910, os marinheiros se rebelam contra o uso da chibata, nome dado à vara (ou tira de couro) usada para aplicar castigos corporais, acusando a Marinha de manter a escravidão em vigor. O episódio projeta o líder João Cândido, o “mestre-sala dos mares” homenageado por João Bosco e Aldir Blanc.
Assista >
Os discursos do Imperador D. Pedro II
As “Falas do Trono” eram os discursos feitos pelo Imperador na abertura e no encerramento dos trabalhos da Assembleia Geral Legislativa. Os originais estão nos arquivos do Senado.
Assista >
Documentário - A Chama da Liberdade
Documentário da TV Senado traça um panorama sobre lei, escravidão e questão racial no Brasil.
Assista >
Ruy Barbosa e a campanha civilista (1)
Vídeo produzido pela Agência Senado, como parte do projeto Arquivo S, mostra como foi a campanha de Ruy Barbosa à Presidência da República em 1910. Ela ficou conhecida como "campanha civilista".
Assista >
Ruy Barbosa e a campanha civilista (2)
Vídeo produzido pela Agência Senado, como parte do projeto Arquivo S, mostra como foi a campanha de Ruy Barbosa à Presidência da República em 1910. Ela ficou conhecida como "campanha civilista".
Assista >
As Missões Jesuíticas
Programa da TV Senado trata da influência dos jesuítas na América do Sul, principalmente na região dos Sete Povos das Missões.
Assista >