APRESENTAÇÃO
Desta vez, você não precisa se deslocar até o Museu do Senado. O Museu do Senado vai até você, virtualmente, como guia de uma viagem fundamental para entender o Brasil de hoje.
O que foi o Império, quais as suas bases econômicas e políticas, por que ele desmoronou, como foram os primeiros anos da República... a viagem colocará você diante de vários temas, sempre na companhia de imagens emblemáticas, vídeos, documentos históricos e uma narrativa segura, amparada por cuidadosas pesquisas históricas.
Primeira exposição virtual do Museu do Senado, “Brasil: da Monarquia à República” recupera a memória relativa a um momento decisivo da história brasileira exatamente quando “se questiona se a república deu certo”, conforme observa o curador José Dantas Filho.
“Nosso principal objetivo é levar a história ao cidadão”, afirma o coordenador do Museu do Senado, Alan Silva. “Quais foram os principais personagens, suas motivações e que impactos eles causaram na nossa população? Como avançamos ao longo do tempo na construção da democracia, da nossa cidadania? São essas as principais perguntas que desejamos responder”.
GALERIA DE FOTOS
Quadro “A Pátria” (1919), de Pedro Bruno
Detalhe de “Independência ou Morte”, quadro concluído por Pedro Américo em 1888
Fazenda de café
Capa da Constituição de 1824
Charge de 1884 reconstitui o conflito entre os partidos Liberal e Conservador
Foto de Marc Ferrez (1882) mostra escravos em fazenda de café
Guerra do Paraguai
D. Pedro II dá a mão à palmatória ao Papa Pio IX (charge de 1875)
Rua do Ouvidor, Rio de Janeiro
Convenção de Itu (1873)
Família Imperial em Petrópolis (1889)
Baile da Ilha Fiscal (1889)
Marechal Deodoro
Entrega do anteprojeto da primeira Constituição republicana (1890)
Posse dos marechais Deodoro (presidente) e Floriano (vice), no Senado
Manifestação pública durante a posse de Prudente de Moraes (1894)
GALERIA DE VÍDEOS
A Proclamação da República
Em 1889, sob fortes questionamentos dos fazendeiros, dos militares e da Igreja, o imperador D. Pedro II é deposto. Um levante militar institui a república como a nova forma de governo do Brasil.
Assista >
Os imigrantes e o ciclo do café
Os imigrantes chegam ao Brasil para trabalhar na lavoura do café, o produto brasileiro mais vendido no mundo. A produção é tão grande que o preço despenca no mercado internacional. Mas o Convênio de Taubaté faz com que os cofres públicos paguem os prejuízos dos cafeicultores.
Assista >
O voto feminino
A ação de mulheres como Bertha Lutz, criadora da Federação Brasileira pelo Progresso Feminino (FBPF), e Leolinda Daltro, fundadora do Partido Republicano Feminino, trouxe a discussão sobre a participação feminina ao Senado durante a República Velha (1889-1930).
Assista >
Canudos
O líder messiânico Antônio Conselheiro e o massacre da comunidade de Canudos, no interior da Bahia.
Assista >
Princesa Isabel, a primeira senadora
Veja como evoluiu a participação feminina no Senado desde o Império, época em que até intelectuais como José de Alencar reagiram contra a possibilidade de uma mulher ter assento na instituição.
Assista >
Angelo Agostini
O ilustrador e caricaturista italiano Angelo Agostini escolheu o Brasil para viver aos 16 anos. Sua obra retrata a sociedade brasileira dos séculos XIX e XX em seu cotidiano. Ela revela um olhar crítico em relação às contradições do país.
Assista >
A Lei do Ventre Livre
Documentário da TV Senado mostra a importância histórica da lei que, em 28 de setembro de 1871, declarou livres os filhos das escravas nascidos a partir da sua data de promulgação.
Assista >
A Revolta da Chibata
Em 1910, os marinheiros se rebelam contra o uso da chibata, nome dado à vara (ou tira de couro) usada para aplicar castigos corporais, acusando a Marinha de manter a escravidão em vigor. O episódio projeta o líder João Cândido, o “mestre-sala dos mares” homenageado por João Bosco e Aldir Blanc.
Assista >
Ruy Barbosa e a campanha civilista (1)
Vídeo produzido pela Agência Senado, como parte do projeto Arquivo S, mostra como foi a campanha de Ruy Barbosa à Presidência da República em 1910. Ela ficou conhecida como "campanha civilista".
Assista >
Ruy Barbosa e a campanha civilista (2)
Vídeo produzido pela Agência Senado, como parte do projeto Arquivo S, mostra como foi a campanha de Ruy Barbosa à Presidência da República em 1910. Ela ficou conhecida como "campanha civilista".
Assista >
As Missões Jesuíticas
Programa da TV Senado trata da influência dos jesuítas na América do Sul, principalmente na região dos Sete Povos das Missões.
Assista >