Servidores do Poder Executivo de Angola visitam Museu do Senado
O Museu do Senado recebeu a visita, em abril, de uma delegação de nove servidores da Presidência da República de Angola, interessados em informações gerais para a criação de um museu para o Poder Executivo daquele país.
A equipe foi recebida pela coordenadora do Museu, Maria Cristina Silva Monteiro, que discorreu sobre o funcionamento do Museu no âmbito do Senado e sobre várias questões pertinentes, como as providências necessárias para a implantação e manutenção de uma estrutura de museu no âmbito público.
- Por trás desse cenário exuberante e das exposições que acontecem, existe um intricado tecido de especialidades e competências, cada um essencial para o pleno funcionamento da instituição. Cada uma dessas especialidades contribui para a preservação, a interpretação e o compartilhamento da cultura e da arte, tornando o museu não apenas um local de contemplação, mas também de aprendizado e inspiração para todos -, destacou.
Entre os membros da comissão, estavam o diretor de gabinete de Gestão Documental e Biblioteca da Presidência da República e também chefe da delegação de Angola, Rogério Félix Paulo Cambuinda, e o diretor da Chancelaria das Ordens e Condecorações da Presidência da República, Patrício Batskama Mampuya Cipriano. Os demais integrantes eram, todos, consultores do Poder Executivo do país.
A coordenada do Museu do Senado, Cristina Monteiro, acompanhada pelo diretor de gabinete de Gestão Documental e Biblioteca da Presidência da República e também chefe da delegação de Angola, Rogério Félix Paulo Cambuinda, e o chefe do Serviço de Atendimento e Gestão de Espaços Culturais ( Seagec), Rodrigo Caiado
No final da visita, a delegação teve a oportunidade de fazer um Tour pelo Congresso Nacional e conhecer as outras instalações do Senado Federal.
O Museu do Senado foi criado em 1991, embora várias de suas obras remontem ao período imperial, como a mobília do antigo plenário e o tinteiro utilizado pelos senadores.