Museu do Senado tem novo site


Valeria Castanho   |  08/03/2024

O Museu do Senado Itamar Franco está de site novo desde o início dessa semana. Basta acessar Museu — Portal Institucional do Senado Federal ou mesmo procurar pelo Google, para ter acesso a um vasto conjunto de informações, imagens e obras de arte que brindam o público com parte da história do Senado e do Brasil.

Criado em 1991, o Museu do Senado é um dos principais cartões de visita da instituição, com dezenas de visitações todas as semanas e, desde novembro de 2023, também aos finais de semana. Com um acervo estimado em cerca de 1700 objetos, desde o período do império até os dias atuais, o Museu possui pinturas, esculturas, desenhos, manuscritos, imagens, fotografias e mobiliário, entre outras variadas obras de arte não só do Brasil, mas também de vários outros países.

Logo na página principal, o link “O Museu” conta um pouco da história da criação do Museu, por meio de uma linha do tempo que tem início em 1976, quando o então senador Itamar Franco apresentou a primeira proposta legislativa (PR 51/1076) para a criação de um museu para o Senado. Após anos de tramitação, o projeto foi arquivado em 1984, mas, no ano seguinte, o senador apresentou nova proposta (PR 17/1987). A criação do Museu, no entanto, só se tornou realidade em 1991, com a Resolução 26/1991. Ao navegar por essa aba, o internauta vai acompanhar a história do Museu até 2023, quando o órgão passou por várias melhorias, com o objetivo de se tornar mais atrativo e informativo ao público, bem como ampliar e aprimorar a gestão do vasto acervo que possui. 

No website há também vídeos, exposições, matérias jornalísticas sobre eventos e artistas que fazem parte do acervo do Museu, entre outros atrativos. A página oferece ainda agendamento de visitas em grupos, com informações em português e em inglês, e a possibilidade de fazer uma visita virtual tanto ao Senado (https://www.senado.leg.br/senado/visitavirtual/) quanto à Câmara dos Deputados (https://www2.camara.leg.br/a-camara/visiteacamara

Embora o site já esteja em funcionamento, ainda está em fase de ajustes e adaptações, especialmente no design da página, para melhor adaptação ao conteúdo oferecido. Segundo o design do Serviço de Exposições, Curadoria e Comunicação (SEECC) do Museu do Senado (Comus), Carlos Henrique Guaritá, todo o desenho do site foi elaborado para proporcionar à sociedade uma experiência compartilhada de cidadania. “O Museu é um patrimônio público e, como tal, pertence ao cidadão. Queremos que o nosso site transmita esse nosso compromisso de levar ao público um conjunto de bens de valor inestimável”, esclarece Guaritá.

O website recentemente lançado pelo Museu do Senado apresenta um design responsivo, proporcionando uma experiência de navegação otimizada em diversos tamanhos de dispositivos.

foto: Johnatan Cavalcante/COMUS

Responsável pelos vídeos do Museu, o cineasta e servidor do Senado Ricardo Movits afirma que, com o novo site, vários vídeos sobre a história do Senado, exposições, artistas e obras poderão ser acessíveis à sociedade. “O site chega para suprir uma lacuna que estávamos devendo à sociedade, por meio de vídeos que contam parte da história não somente do Senado, mas de todo o Brasil, desde o Império até os dias atuais”, afirma Movits.

Já a coordenadora da Comus, Maria Cristina Silva Monteiro, lembra que o Museu, por estar localizado logo na entrada do Salão Nobre do Congresso Nacional, foi o setor da casa mais danificado nos atentados ocorridos em 8 de janeiro de 2023. Desde então, segundo explica, o Museu ganhou maior visibilidade. “Esse novo site vem para atender a essa demanda reprimida por informações, obras e história de um dos mais importantes museus históricos do Brasil. Estamos muito orgulhosos por estar reinaugurando nosso site, agora muito mais acessivo, interativo e responsivo”, explica Cristina Monteiro.