CE decide que trecho da BR-359 em MS será a ‘Rodovia Virgílio José Carneiro’

Da Redação | 17/09/2019, 12h20

A Comissão de Educação (CE) aprovou nesta terça-feira (17) o Projeto de Lei da Câmara (PLC) 126/2018, que denomina de Rodovia Virgílio José Carneiro o trecho rodoviário da BR-359 entre os municípios de Coxim e Alcinópolis, no Mato Grosso do Sul.

A proposta, de autoria do deputado Dagoberto Nogueira (PDT-MS), homenageia Carneiro, pioneiro na construção de uma estrada para ligar o estado de Mato Grosso ao de Goiás, com a finalidade escoar a produção agrícola da região.

A iniciativa foi relatada na CE pela senadora Soraya Thronicke (PSL-MS), que destacou a influência de Virgílio José Carneiro no Centro-Oeste brasileiro.

— Tendo migrado, ainda jovem, de Goiás para o Mato Grosso, onde casou e constituiu família, Virgílio logo percebeu as dificuldades de infraestrutura para escoamento da produção agrícola da região. Diante disso, decidiu organizar e liderar um grupo para construir uma estrada que ligasse Mato Grosso a Goiás e, para superar a precariedade das ferramentas disponíveis e tornar possível a construção, ele mesmo construiu uma niveladora artesanal — contou a relatora, justificando a homenagem.

Soraya lembrou ainda que a família de Carneiro — cujos 12 filhos ainda estão vivos — vive no Mato Grosso do Sul.

O projeto segue para votação em Plenário.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

Senado Agora
20h43 Orçamento de ministérios: Senado aprovou, em votação simbólica, abertura de crédito suplementar de mais de R$ 615 mi em favor dos Ministérios da Agricultura, da Justiça e da Defesa. O PLN 17/2020, já aprovado pelos deputados, vai à sanção presidencial.
20h41 Derrubado veto a serviços jurídicos sem licitação: Senadores derrubaram veto (VET 1/2020) ao projeto que permite dispensa de licitação para contratação de serviços jurídicos e de contabilidade pela administração pública (PL 4.489/2019). A proposta segue à promulgação.
19h54 Derrubado veto à telemedicina: Os senadores derrubaram veto (VET 6/2020) ao projeto que regula o exercício da telemedicina durante a pandemia de covid-19 (PL 696/2020). Os dispositivos que haviam sido vetados seguem para promulgação.
Ver todas ›