Conheça os candidatos ao Senado pelo Rio de Janeiro

Da Redação | 02/10/2018, 20h08

RIO DE JANEIRO - RJ

Arolde de Oliveira (PSD)

1º suplente: Portinho (PSD)
2º suplente: Renata Guerra (PSD)

Arolde de Oliveira, 81 anos, é natural de São Luiz Gonzaga (RS) e deputado federal. Está no 9º mandato consecutivo na Câmara dos Deputados, tendo sido eleito em 1982. Participou da Assembleia Constituinte, com atuação nas áreas de ciência, tecnologia e comunicações. Presidiu a Comissão de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática (CCTCI) da Câmara entre 2006 e 2007. Foi secretário municipal de Transportes do Rio de Janeiro (RJ) e secretário estadual de Trabalho. É formado em Engenharia.

Aspásia (PSDB)

1º suplente: Marco Magalhães (PP)
2º suplente: Jorge Rodino (PTB)

Aspásia Brasileiro Alcântara de Camargo, 75 anos, é natural do Rio de Janeiro (RJ) e professora universitária. Formada em Ciências Sociais, é próxima das causas ambientais e leciona na Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ) e na Fundação Getúlio Vargas (FGV). Presidiu o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA) entre 1993 e 1995. Foi vereadora na cidade do Rio de Janeiro (2005-2011) e deputada estadual (2011-2015). Esteve à frente da Secretaria de Cultura do estado do Rio de Janeiro e foi secretária-executiva do Ministério do Meio Ambiente. Além dos cargos eletivos que venceu, também já foi candidata a governadora, deputada federal, prefeita e vice-prefeita.

Cesar Maia (DEM)

1º suplente: Sergio Sveiter (DEM)
2º suplente: Alice Tamborindeguy (PP)

Cesar Epitácio Maia tem 73 anos. É casado e filiado ao DEM. Concorre pela coligação Força do Rio, reunindo o apoio de outras 11 legendas. É natural do Rio de janeiro e foi reeleito vereador nas eleições municipais de 2016. Em 1986, foi eleito deputado constituinte e reeleito em 1990. Ocupou a prefeitura do Rio de Janeiro em três oportunidades – 1992, 2000 e 2004. Em 2010 e 2014 concorreu para o Senado, mas sem êxito. Economista, foi secretário da Fazenda no governo Leonel Brizola. Cesar Maia é pai do atual presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia.

Chico Alencar (Psol)

1º suplente: Vanderelea Aguiar (Psol)
2º suplente: Dodora Mota (Psol)

Francisco Rodrigues de Alencar Filho, o Chico Alencar, tem 68 anos (69 em 19/10). É divorciado e natural do Rio de Janeiro. Na coligação “Mudar é Possível” conta com o apoio do PCB. É historiador e filiado ao Partido Socialismo e Liberdade (PSOL). Foi vereador pelo PT de 1989 a 1996, e deputado estadual eleito em 1998. Atualmente, é deputado federal no seu quarto mandato consecutivo. Chico Alencar é autor de 33 livros. De 2009 a 2015, Chico Alencar foi indicado por jornalistas que cobrem o Congresso Nacional como o deputado federal mais atuante no país. Foi filiado ao PT de 1988 a 2005; no Psol, está desde 2005.

Cyro Garcia (PSTU)

1º suplente: Julia Eberhardt (PSTU)
2º suplente: Sergio Pedigão (PSTU)

Cyro Garcia, 63 anos, é natural do Rio de Janeiro (RJ) e professor universitário. Formado em Direito, leciona no Centro Universitário Uniabeu e na Universidade Iguaçu. Foi bancário, presidente do sindicato da categoria no Rio de Janeiro e secretário-geral da Central Única dos Trabalhadores (CUT) no estado. Exerceu um mandato de deputado federal, como suplente, entre 1992 e 1993. Disputou todas as eleições desde 1996, tendo concorrido a governador, deputado federal, prefeito da cidade do Rio de Janeiro e vereador, mas não se elegeu em nenhuma ocasião.

Fernando Fagundes Ribeiro (PCO)

1º suplente: José Márcio Tavares (PCO)
2º suplente: Carlos Guida (PCO)

Fernando José Fagundes Ribeiro, 53 anos, é natural do Rio de Janeiro (RJ) e professor de ensino superior. Concorre a sua primeira eleição pelo PCO, partido que não participa de nenhuma coligação, disputando de forma isolada as eleições no Rio De Janeiro. Fernando Fagundes Ribeiro tem por grau de instrução o ensino médio completo. Professor associado do Departamento de Filosofia da Universidade Federal Fluminense (UFF), é doutor em Comunicação e Cultura. É também tradutor e comentador da obra poética de Baudelaire e Rimbaud.

Flávio Bolsonaro (PSL)

1º suplente: Paulo Marinho (PSL)
2º suplente: Leonardo Rodrigues (PSL)

Flávio Nantes Bolsonaro é casado, tem 37 anos, e é natural do Rio de Janeiro. Filho de Jair Bolsonaro, candidato à presidência da República, Flávio está no seu quarto mandato como deputado estadual. Em 2016, concorreu à prefeitura do Rio de Janeiro pelo PSC, mas não foi eleito. É bacharel em Direito e tem especialização em Políticas Públicas pelo Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro e em
Empreendedorismo pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). Sua atuação política tem sido focalizada, em especial, nas questões relacionadas à segurança pública, e contra políticas assistencialistas, como cotas raciais. Atualmente, é presidente do Partido Social Liberal (PSL) no Rio de Janeiro.

Gabrielle Burcci (PMB)

1º suplente: Sidclei Bernardo (PMB)
2º suplente: Silvio Mallet (PMB)

Gabriele Burcci Alves dos Reis, 45 anos, é natural de São Paulo (SP) e produtora cultural. Ela é filha do cantor romântico Wando e administra o legado artístico do pai. Está organizando um museu e um documentário em homenagem ao cantor. Concorre à sua primeira eleição.

José Bonifácio (PDT)

1º suplente: Maria José Latge Kwamme (PDT)
2º suplente: Alice Alves dos Santos Figueira (PDT)

José Bonifácio Ferreira Novelino, 73 anos, é natural de Cabo Frio (RJ) e economista. Foi prefeito de sua cidade natal por duas vezes (1977-1983 e 1993-1997) e também vereador (1973-1977). Exerceu diversos cargos no governo estadual, como secretário de Desenvolvimento Regional, presidente do Procon e gerente da companhia elétrica (CERJ). Exerceu um mandato de deputado estadual, como suplente, entre 2005 e 2007. Teria sido suplente na chapa do senador Lindbergh Farias (PT-RJ) em 2010, mas teve a candidatura indeferida. Além das eleições que venceu, disputou outras várias, entre elas, para prefeito de Arraial do Cabo (RJ) (2016 e 2008).

Lindbergh (PT)

1º suplente: Edinho (PT)
2º suplente: Anazir (PT)

Luiz Lindbergh Farias Filho é natural de João Pessoa, na Paraíba. Apesar de sua origem nordestina, iniciou sua carreira política no estado do Rio de Janeiro, em 1991, quando ingressou na União Nacional dos Estudantes (UNE). Um ano depois, assumiu a presidência da entidade e liderou o movimento dos cara-pintadas, que levou ao impeachment do então presidente da República Fernando Collor de Mello. Em 1994, Lindbergh foi eleito deputado federal por dois mandatos. Em 2004, ganhou para prefeito de Nova Iguaçu e foi reeleito em 2008. Atualmente, aos 48 anos, Lindbergh é senador pelo estado do Rio de Janeiro e filiado ao Partido dos Trabalhadores (PT).

Marta Barçante (PCB)

1º suplente: Valmíria Guida (PCB)
2º suplente: Ricardo Pinheiro (PCB)
Marta Maria Barçante Pires, 63 anos, é natural do Rio de Janeiro (RJ) e servidora pública aposentada. Foi diretora do Sindicato dos Servidores do Judiciário Estadual do RJ (Sindjustiça). Foi candidata a deputada federal em 1998 e deputada estadual em 2014, mas não se elegeu.
Mattos Nascimento (PRTB)

1º suplente: Felipe Pereira (PRTB)
2º suplente: Djamim Ferreira (PRTB)
Matusael do Nascimento, 64 anos, é natural do Rio de Janeiro (RJ) e músico. Ele é cantor gospel e foi deputado federal por um mandato (1995-1999). Também foi vereador no Rio de Janeiro entre 1993 e 1995. Já disputou eleições em três estados diferentes além do Rio de Janeiro: São Paulo, Goiás e Distrito Federal. Não se elegeu em nenhum deles.
Miro Teixeira (Rede)

1º suplente: Sonia Rabello (Rede)
2º suplente: Valéria Tatsch (Rede)
Miro Teixeira, 73 anos, é natural do Rio de Janeiro (RJ) e deputado federal. É o político mais antigo em atividade na Câmara dos Deputados: está no 11º mandato, sendo o 8º consecutivo. Foi eleito em 1970, 1974, 1978 e ininterruptamente desde 1986. Participou da Assembleia Constituinte e foi ministro das Comunicações em 2003. Na Câmara, foi líder do governo em 2004 e presidente da Comissão de Economia, Indústria e Comércio (CEIC). Disputou o governo do Rio de Janeiro em 1982, mas não se elegeu.
Pastor Everaldo (PSC)

1º suplente: Donizeti Pereira (PSC)
2º suplente: Laércio de Almeida (PSC)
Everaldo Dias Pereira, 62 anos, é natural do Rio de Janeiro (RJ) e pastor evangélico. É membro da Assembleia de Deus. Foi candidato a presidente da República em 2014, quando obteve 780,5 mil votos e ficou na 5º colocação entre 11 candidatos. Também participou das eleições de 2010 como 2º suplente em uma chapa ao Senado. É, ainda, empresário, proprietário de uma companhia de seguros.

Samantha Guedes (PSTU)

1º suplente: Juzerley Assunção (PSTU)
2º suplente: Maria Elisa Guimarães (PSTU)

Samantha Guedes é natural do Rio de Janeiro (RJ) e concorre pela primeira vez ao Senado. Já disputou, em 2016, as eleições para vereadora, mas não se elegeu. É diretora licenciada do Sindicato Estadual dos Profissionais da Educação (SEPE), Representante do Segmento de Funcionários do Conselho Escola Comunidade (CEC) 4a CRE e liderança do Movimento Mulheres em Luta (MML) e constrói a CSP-Conlutas. Esteve à frente da greve de educadores em 2013, 2014 e 2016 e prestou solidariedade ativa na greve dos garis e dos rodoviários de 2014.
Senador Eduardo Lopes (PRB)

1º suplente: Jane Crivella (PRB)
2º suplente: Guedes (PTC)
Eduardo Benedito Lopes, 54 anos, é natural de Santo André (SP) e concorre à reeleição para o Senado. Ele se elegeu em 2010 primeiro suplente de Marcelo Crivella (PRB-RJ) e assumiu o mandato a partir de janeiro de 2017, com a posse do titular como prefeito do Rio de Janeiro (RJ). Foi ministro da Pesca e Aquicultura em 2014 e atualmente é o presidente nacional do seu partido. Formado em jornalismo, trabalhou como radialista e apresentador de televisão. É membro da Igreja Universal do Reino de Deus.

Walter Cristie Silva Aguiar (Patri)

1º suplente: Carla Jordes (PRP)

Walter Cristie Silva Aguiar é natural de São Gonçalo (RJ) e concorre ao senado pela primeira vez. Foi suplente de deputado federal por duas vezes (2010 e 2014), pelo PDT e PR, respectivamente. Possui graduação em Teologia pela Faculdade Joao Calvino (2010) e doutorado em Filosofia Cristã (Livre) pelo Instituto El Shadai (2010). Tem experiência na área de Educação.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)