Senado assina memorando de entendimento com Universidade de Dundee, da Escócia
Da Redação | 16/11/2015, 17h20
O Senado assinou na manhã desta segunda-feira (16), por meio do Instituto Legislativo Brasileiro (ILB), memorando de entendimento com a Universidade de Dundee, na Escócia, para promover cooperação e intercâmbio, que poderá permitir o aperfeiçoamento de servidores da Casa em períodos de curta duração, como os de licença-capacitação.
Dundee é referência na área de petróleo e gás, mas pode oferecer diversos outros cursos, segundo Peter Cameron, diretor do Centro de Energia da Universidade, que assinou o memorando, ao lado do diretor-adjunto do ILB, Paulo Viegas.
De acordo com Cameron, por sua experiência no setor, a universidade tem muito a oferecer inclusive em questões regulatórias ou de organização da estrutura administrativa.
— O Brasil é um país muito grande, com uma enorme diversidade em todos os sentidos; então, os desafios que ele enfrenta são também muito grandes — afirmou.
Ele se disse disposto, inclusive, a disponibilizar a rede de contatos da universidade para explorar as áreas que os servidores do Senado considerem de maior interesse, caso Dundee não atenda às expectativas. Cameron também se dispôs a estudar uma maneira de atender a um pleito do ILB, que é o de “customizar” os cursos, para que eles tenham menor duração — e possam, assim, se enquadrar na licença-capacitação dos servidores, por exemplo — e menor custo.
O primeiro passo, na avaliação dele, é organizar um evento para discutir a fundo com os colegas dos dois lados quais as áreas merecem ser trabalhadas. Opinião semelhante à de Paulo Viegas, para quem o desafio é fazer com que o convênio saia do papel, diante, inclusive, das restrições orçamentárias que estão colocadas.
O consultor-geral legislativo do Senado, Paulo Mohn, falou da importância da iniciativa para o aperfeiçoamento e reciclagem dos colegas e da excelente reputação da Universidade de Dundee.
O coordenador de Educação Superior do ILB, José Dantas Filho, explicou que, a partir do próximo ano, algumas ações serão tomadas para normatizar o afastamento dos servidores para fins de capacitação, além de outras, com vistas à consolidação da área de pesquisa.
Com informações da Assessoria do ILB
Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)
MAIS NOTÍCIAS SOBRE: